quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia 98 Trabalhando em seu desenvolvimento intelectual

Posted by Gabriel Orcioli on março 21, 2019 in | No comments


Em todas as meditações até agora trabalhamos e comentamos sobre diversas áreas importantes do desenvolvimento pessoal principalmente para o homem. Tudo o que explico nessas meditações é apenas uma pequena fração do que ofereço seja em coach, cursos e etc. Hoje mesmo, vieram me questionar do porque eu ter poucas visualizações no Youtube e isso pra ele era um sinal de que eu era ruim.

Já expliquei sobre gatilhos mentais, hoje irei começar a falar sobre o desenvolvimento intelectual e racional.

Quando trabalhamos nossa mentalidade temos que trabalhar a parte racional e intelectual. Intelectual significa ter conhecimento ou viver da intelectualidade como filósofos fazem. Racional significa seguir algo lógica e também significa manter o que se sente ou acredita sob controle ou não ser influenciado de forma alguma pelo que sente ou acredita.

A maioria dos seres humanos não desenvolvem o racional e o intelectual corretamente e não tem problema, desde que você compense em outras áreas ou com outras pessoas.

Por exemplo, se você não é inteligente, é muito interessante ter ao menos um amigo que seja inteligente. O que significa que ele pode ajudá-lo a ser mais inteligente e você pode ajudá-lo em outras áreas que você precisa por exemplo, você é bom socialmente então você pode ensiná-lo a ter uma inteligência social maior e o nerd pode ajudá-lo em situações das quais você precisa como passar em uma prova, aumentar seu valor em um grupo de pessoas e etc.

A maioria das pessoas tem grande dificuldade em separar o que acreditam e o que sentem daquilo que estão argumento, debatendo, discutindo, conversando e etc.

Dentro de um debate existem regras das quais as pessoas são obrigadas a seguir. Caso contrário ficaria essa putaria que é no facebook.

Por exemplo, estava conversando sobre uma ideia muito simples onde eu tinha razão desde o começo e a pessoa disse assim:

“Não importa o que você diga, não irei mudar o que penso”

Aqui temos uma pessoa que ainda não se desenvolveu corretamente ou que tem alguma coisa que a limita ou impede de conseguir se desenvolver corretamente.

Para a maioria das pessoas o emocional, a crença, acabam tomando a frente da carroça. 
O que acaba trazendo muitos problemas. Por essa razão contra essas pessoas mal desenvolvidas temos que usar várias estratégias e técnicas para fazê-las nos ouvir.

Funciona na maioria das vezes e são as seguintes:

  Ø Explicar as regras desde o começo

  Ø Aumentar seu valor ou ser uma pessoa que tem bom valor para essa pessoa em questão

  Ø Usar técnicas como C&D (concordar para discordar) ou usar críticas construtivas (elogiar, concordar para depois jogar a bomba ou seja discordar)

  Ø Explicar que o que irá dizer não é nada contra a pessoa e muito menos contra o que ela acredita. É apenas um argumento.

Entre outras mas essas são suficientes. O que irei te ensinar aqui serve até para usar em sua namorada, principalmente se ela for do tipo que interpreta tudo errado ou utiliza o que sente para interpretar o que você diz.

Usando o que expliquei, conseguirá evitar muitos problemas com várias pessoas. Por exemplo, por muitas vezes em minha cabeça o meu argumento, a lógica, estava muito bem definida, porém quando eu falava as pessoas não se sentiam bem comigo.

Depois de quebrar a cara diversas vezes e por muitos anos, eu aprendi algo que me impressionou:

     1.     É preciso criar um contexto e uma situação positiva antes de jogar seus argumentos ou seja, faça as pessoas sentirem-se bem com você. Muitos comunicadores contam uma piada ou uma história, ou simplesmente conversam um pouco com as pessoas antes e somente depois dizem a opinião deles. De forma simples, eles criam uma situação ou ambiente que os favoreça, fazendo com que a outra pessoa o escute sem levar para o pessoal ou achar ruim.

    2.     Sempre entenda o momento ou seja, saiba exatamente onde está pisando. Por exemplo, cansei das vezes em que as pessoas não queriam conversar sobre algo e eu simplesmente ficava insistindo no assunto. Naturalmente as pessoas perdiam a conexão e ao invés de me verem com bons olhos, me viam de forma negativa e eu perdia muito valor.

Estamos falando de seres humanos em uma situação onde não é um debate filosófico. Como estamos muito mais em um ambiente social, é preciso debater a nível social.

Debater a nível social é preciso criar conexão, fazer as pessoas sentirem-se bem, demonstrar valor superior, entre outras coisas que farão as pessoas ouvirem você.

Se você for direto, não irá gerar conexão, não fará as pessoas sentirem-se tão bem assim, e como sabemos o ser humano é movido pelo que ele sente, principalmente as mulheres.

Sempre lembre-se que as pessoas não conseguem separar racional, emocional, crenças, moral, pessoal e etc. Para eles é tudo a mesma coisa.

Como posso desenvolver a minha intelectualidade?

Em primeiro lugar desenvolver ou não alguma coisa precisa estar de acordo com algumas coisas importantes:

      1.     Com seus planos (plano A, B, C e D)
      2.     Com a fase da vida da qual se encontra
      3.     Com a fase da vida da qual irá entrar
      4.     Outros casos especiais e importantes como debates, emprego, empresa, e etc

Por exemplo, se você nunca irá trabalhar usando matemática, não faz sentido ficar muito bom em matemática. Sua vida não precisará disso. O que significa que você desenvolverá sua inteligência em outras áreas como social, emocional, comunicação, e etc.

Por isso não adianta ficar se espelhando em alguém. Você precisa entender sua realidade e a partir de sua realidade determinará o que irá desenvolver.

Vamos supor que você irá desenvolver sua intelectualidade. O que precisa estudar?
Aconselho que estude sobre:

  Ø Programação Humana para entender como funciona o que sentimos, acreditamos, e assim por diante. Dessa forma entenderá porque é muito difícil tirar o emocional, as crenças, nossos valores.

  Ø  Inteligência emocional e administração de conflitos e problemas. Sei que parece estranho mas se o que você sente ou acredita vive atrapalhando suas conversas, principalmente com quem não segue ou acredita no mesmo que você, então você tem um problema e a inteligência emocional e a administração de problemas e conflitos servem para ajudá-lo a evitar esse problema. Até mesmo estudar sobre negociação ajuda e muito em um debate.

  Ø Inteligência social para saber como se comunicar em situações onde não pode ser direto com o que pensa e que precisa primeiro criar conexão, fazer as pessoas se sentirem bem para depois expor suas ideais e pensamentos. Depois terá que aprender a recompensar as pessoas por serem excelentes ouvintes ou por conversarem sem brigar ou discutir.

Depois de compreender esses pontos tão importantes agora sim você pode começar a trabalhar em cima das competências principais para desenvolver sua intelectualidade:

  Ø Argumentação ou seja, aprender como argumentar, o que envolve uma argumentação e quais são as ferramentas e facilidades que podem ajudá-lo a ficar bom nisso. Vá no google, procure por argumentação e se aprofunde.

  Ø Lógica ou seja, a forma correta de se racionar e pensar sobre alguma coisa. É entender o que vai do ponto A até a conclusão final que é o ponto B.

  Ø Regras do debate: são regras feitas e preparadas exclusivamente para o debate. Regra das quais todos devem seguir. Em um debate filosófico ou até mesmo científicos, ambos os lados precisam estar de acordo com as regras e não cometer falácias ou usar de má fé e de comportamentos inapropriados. Agora se o debate é social ou pessoal (de pessoa para pessoa) ou de opinião (onde toda opinião é válida e não existe certo ou errado) as regras do debate são bem diferentes. Por isso você precisa saber em que tipo de debate, conversa, discussão e etc, você se encontra.

  Ø Prova: é o elemento que irá usar para aumentar ou dar credibilidade ao que está dizendo. Porém é muito importante entender que nem toda prova é válida. O que significa que existe a falha humana que pode ser por (a) usar uma prova que é relevante em um determinado contexto mas irrelevante no quadro geral ou no argumento, (b) usar uma prova que está de acordo com o que acredita mas não serve para validar o que você diz, (c) usar informações ou itens que você acredita que são válidos por possuírem uma boa autoridade mas no final não ser. Por exemplo, colocar um link da globo para fortalecer o que você diz porém seu argumento continua ruim e até mesmo inválido. Entre várias outras coisas que estão relacionados com a ideia de prova.

  Ø Falácias: estudar as principais falácias porém evite dizer que “isso é ad hominem” ou seja evite dizer de forma direta o que é. Vise sempre criar uma conexão antes e em muitos casos quando perceber que você está certo, simplesmente pare de debater com a pessoa, principalmente quando perceber que a pessoa não aceita a verdade, a lógica ou que esteja levando para o lado pessoal. É melhor evitar um problema do que deixar as coisas piores.

  Ø Fator humano: sempre levar em consideração tudo aquilo que pode afetar o ser humano em um debate, discussão ou conversa. Por exemplo, se você é o único em um grupo de várias pessoas onde você tem uma ideia diferente, a tendência é que o grupo mesmo que esteja totalmente errado com o que dizem, podem usar o fato de serem a maioria para impor o que eles querem e te calar.

Entre vários outros. Depois você pesquisa e vai mais a fundo. Apenas uma menção rápida, nesse “Fator humano” é preciso levar em consideração que se você disser algo do qual a pessoa se sinta ofendida, mesmo que não seja a sua intenção e sua opinião foi colocada em uma rede social por exemplo, você estará em apuros a não ser que você seja uma autoridade.

Quais são as vantagens de desenvolver a intelectualidade?

Existem muitas vantagens como:

  Ø Não irá ficar dando mais sua opinião sem necessidade ou seja, saberá quando ficar calado e quando falar

  Ø Não irá mais perder o controle como perderia para o seu emocional ou para a sua crença, prejudicando assim toda a conversa ou debate

  Ø Irá se adaptar melhor as situações

  Ø Antes de falar alguma coisa irá pensar ou seja, não será mais levado pelo emocional ou pelo que acredita

  Ø Quando for provocado, irá ser capaz de separar o que é válido ou não, e irá determinar como será sua reação

  Ø Quando for criticado antes de levar para o pessoal irá analisar se a crítica é válida e somente depois determinar como será sua reação

  Ø Irá ser capaz de lidar com a maioria das pessoas em praticamente qualquer situação seja em debates filosóficos, intelectuais, sociais, morais, religiosos e assim por diante e não irá perder amigos por causa disso

  Ø Irá se adaptar a diferentes situações e saberá como colocar as pessoas prejudiciais em seu devido lugar sem precisar usar de violência

  Ø Aprender a se comunicar melhor, usar melhor a linguagem corporal e principalmente irá ser mais amado e compreendido pelas pessoas

  Ø Não irá se fazer de vítima por exemplo dizer coisas do tipo “essa é minha opinião e não vou mudar” ou então “já que minha opinião não é valorizada não vou mais falar nada” ou então “não acredito que o que diz é verdade vou continuar acreditando no que eu penso ou acho melhor”.

Entre outros.

Sabe aquele cara que vive dizendo que é incompreendido e que ninguém quer conversar com ele?

Você não será mais essa pessoa porque agora você tem o conhecimento para não se sentir mais ofendido e principalmente sabe o que tem que fazer para aumentar seu valor e ser compreendido e amado pelas pessoas.

O que quero que entenda nessa breve introdução ao que é o desenvolvimento intelectual, é que seja capaz de descobrir quais comportamentos e posições de sua parte estão muito abaixo do mínimo esperado. Muitas vezes você irá pensar que está certo, quando na verdade é o seu emocional e o que acredita que estão determinando suas respostas. O que significa que usando o que você sente ou o que acredita em um debate raramente irá chegar a algum lugar.
















0 Comments:

Postar um comentário