sábado, 30 de março de 2019

Dia 158 Inteligência Emocional - Como lidar com as frustrações

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments

“Não tem como evitar a maioria das frustrações, mas podemos aprender a lidar melhor com elas e principalmente podemos controlar situações das quais temos o poder de decisão” – Gabriel Orcioli

Lidar com as frustrações não é uma tarefa tão simples. Antes de entrarmos de vez no assunto, temos que entender que existem alguns tipos de frustrações:

        ¨     Através daquilo que não podemos controlar.

        ¨     Através do que podemos controlar onde focamos em diminuir os danos

        ¨     Através de nossa programação: tendências, oscilações emocionais, traumas, experiências de vida, prazer e dor e etc.

A primeira delas diz que existem frustrações e acontecimentos dos quais estão muito além de nosso controle. Um profissional que prometeu fazer um excelente trabalho e no final acabou passando a perna. Alguém que vive ofendendo e prejudicando, causando danos e prejuízo em você sem necessidade. Morte de pessoas que realmente gostamos. Traumas que temos. Limitações que temos, e assim por diante.

Muita coisa pode acontecer da qual não temos controle que pode nos frustrar. A nossa programação, da qual temos pouco controle ou pouca influência, tem oscilações emocionais onde podemos ter mudanças de humor ou mudanças em nossa autoestima onde podemos pensar em suicídio, podemos nos frustrar facilmente e até mesmo querer deixar tudo de lado ou dizer “foda-se” pra tudo.

Além disso, existem as frustrações das quais nós podemos controlar mas que não sabemos como fazer isso. Por exemplo, quanto pior for o seu desenvolvimento e quanto pior for as informações que receber, mais intensa e frequente serão as frustrações.

O que não podemos fazer com aquilo que não podemos controlar?

Vamos supor que tem uma pessoa que causa grande prejuízo a nós. Nós não podemos controlar o que essa pessoa faz. O que podemos fazer em relação a ela?

Basicamente existem 2 opções:

        (1) Se podemos nos afastar da pessoa, iremos evitar o problema. Como a pessoa é desse jeito, mesmo que dê o ultimato a pessoa dificilmente irá mudar os comportamentos dela. Ela pode até diminuir um pouco, mas ainda assim causará danos.

        (2) Caso não possa se afastar da pessoa, terá que pensar em estratégias para conviver com a pessoa e sofrer menos danos.

Não é difícil entender as duas opções.

Então, como lidar com as frustrações?

Na maioria dos casos, não terá que lidar apenas com uma frustração. Em alguns casos serão vários acontecimentos ou um único acontecimento, seja ele grande ou pequeno, que irá nos frustrar. Cedo ou tarde algo irá acontecer que irá nos frustrar.

Como os acontecimentos que nos frustram não podem ser totalmente evitados, temos que nos focar naqueles que podemos evitar. Algumas injustiças e frustrações são terríveis e levam muitas pessoas a se isolarem ou até mesmo a ficarem muito doentes.

Por isso levar a sério as frustrações é muito importante.

A melhor maneira de lidar com as frustrações é a seguinte:

        (1) Dê um jeito de lidar primeiro com o que você sente

        (2) Analise a situação racionalmente sem a interferência do que você sente (se possível) para tomar as melhores decisões

A maior parte do seres humanos se prendem a alternativa (1). Se eles se sentem bem com alguma coisa, tentam manter esse coisa por perto e se se sentem mal com essa coisa, então simplesmente se afastam. Isso é básico na programação humana sobre a dinâmica da dor e do prazer.

A maior parte dos seres humanos falham tanto na primeira em lidar com o que sentem, quanto na segunda. E em muitos casos, grande parte dos seres humanos ignoram completamente a segunda parte.

É possível mesclar as duas?

É possível, mas geralmente dá confusão porque o irracional irá interferir no racional e em consequência pode impedir que você tome a melhor decisão ou veja a melhor decisão. Outro fator para lidar primeiro com o que sente é muito simples:

        ¨     O que você sente pode ficar muito intenso e distorcer ainda mais a realidade e impedir que veja ou tome as melhores decisões

Lidar com seu estado emocional é:

        ¨     Entender suas limitações e fraquezas
        ¨     Usar aliviadores para a dor emocional
        ¨     Evitar tomar qualquer decisão relevante em relação a situação por mais difícil que seja.
        ¨     Esperar a pressão emocional passar.
        ¨     Se possível encontrar ajuda de profissionais e apoio de pessoas que entendem o que você está passando
        ¨     Caso queira fazer alguma coisa, direcione o que você sente para estudar sobre como lidar com a frustração, com a dor e com o sofrimento
        ¨     Tente evitar ao máximo fazer algo que piore a situação.
        ¨     Encontre soluções de curto prazo até que consiga fazer o seu emocional não te prejudicar tanto. O que pode ser bem difícil e será um grande teste, se você tem que lidar com o mesmo problema todos os dias.

Entre outros. É importante que você entenda que seu estado emocional por causa de uma frustração, dor ou sofrimento, interfere em outras áreas. Pode fazer com que você fique impaciente ou que desconte sua frustração em pessoas que não mereçam.

A única maneira de lidar com a frustração e diminuir a pressão emocional é estar consciente do que está acontecendo com você emocionalmente ou seja, é sua capacidade de separar momentaneamente o seu emocional de quem é você. Dessa forma, ao entender como o seu emocional afeta em seus pensamentos, em sua autoestima, em suas decisões, em como trata as pessoas, em como lida com as pessoas, entre outros, você conseguirá tomar melhores decisões e evitar causar problemas.

Por exemplo, se você tiver a coragem de dizer o seu estado emocional para as pessoas, na grande maioria das vezes, elas irão ter maior empatia por você e muitas delas irão perdoar você com maior facilidade porque sabem que você não estava bem e que você não as frustrou porque queria. Foi o seu emocional ou o que acontece com você, que o levou a agir assim.

Por exemplo, olhe esse caso onde essa doença faz com que a filha acabe frustrando a si mesmo e aos pais Clique Aqui. Está em inglês mas apenas ouça e veja como que essa doença prejudica a família inteira. Essas pessoas não podem controlar o corpo e por causa disso, ficam extremamente frustrados. A pressão é extremamente forte.

Qual o problema que você tem que ter em mente?

Pense da seguinte maneira: o que garante que você tem as melhores opções para lidar com o que você sente corretamente?

Nós, seres humanos, somos programados a pensar que as opções que temos são as melhores. Por isso é muito difícil para os seres humanos com menos informações de alta qualidade serem capazes de ver as opções que estão além da própria compreensão.
Por isso eu ouço com muita frequência:

        ¨     Eu dei o meu melhor ou então “eu fiz tudo que podia”

Outra pergunta que vai fazer você questionar tudo o que acredita, envolvendo ideologias e filosofias de vida:

“O que garante que as ideologias, filosofias de vida e pessoas que você diz que são autoridade, o que garante que elas também possuem as melhores opções ou sabem lidar corretamente com o que sentem?”

A partir do momento em que você acredita em alguma ideologia ou autoridade que na verdade não é tão autoridade assim, você está simplesmente dizendo “não quero as melhores informações para lidar com minhas frustrações ou vida”.

Qual a regra máxima para lidar com a frustração? Lidar com a pressão emocional e entender que como é emoção, irá ir saindo do seu sistema aos poucos. Tudo que você tem que fazer é ter a paciência necessária para esperar a pressão ou intensificação emocional diminuir.

Como cada pessoa é diferente, então cada pessoa tem algo que usa como aliviador. Para alguns é malhar. Para outros é correr. Para outros é nada. Para outros é se isolar. Para outros é chorar. Para outros é assistir filmes. Para outros é viajar. Para outros é sumir do mapa, e assim por diante.

Você precisa descobrir o que melhor funciona pra você. E algo muito importante é que você diga para as pessoas próximas a você o que está acontecendo. Isso fará com que elas lidem melhor com você e sejam mais pacientes com você.

Outro ponto importante é entender que como você não controla o irracional, significa que o irracional não irá agir de acordo com as nossas expectativas. O que significa que você precisará dar um jeito de diminuir as suas expectativas como:

        ¨     Irá passar rápido
        ¨     Amanhã estarei melhor
        ¨     Eu pensei que podia controlar
        ¨     Eu não sei o que acontece comigo. Eu normalmente não sou assim.

Entre outras respostas. Entenda que é algo emocional e por ser emocional não significa que tem algo errado com você. É um processo normal e natural. Apenas tire ou tente tirar sua expectativa de lado para que possa entender que diminuir a pressão emocional é o que importa e que não importa o tempo que irá demorar, o emocional terá o tempo necessário.

Entenda que se você tentar resolver a situação com as soluções que visa diminuir sua pressão emocional, entenda que na maioria dos casos não dará certo. Você perderá muito valor e irá piorar a situação. Depois o seu emocional irá ficar ainda pior porque quando mais você tenta e menos consegue respostas ou não consegue solucionar o problema, pior fica o que você sente. Isso se torna um ciclo vicioso onde você perceba que o seu emocional somente está piorando a situação.

Não é fácil lidar quando o emocional fica muito forte. E quanto mais forte o emocional fica, menos racional ficamos. O que significa que iremos pensar e acreditar que estamos tomando a melhor decisão, quando na verdade não estamos. Perceba o poder que tem o emocional ou seja, é capaz de distorcer a realidade, assim como é capaz de distorcer o que é certo ou errado.

Entenda que toda dor passa. Algumas são rápidas e outras demoradas. Quanto mais intenso for o que você sentir, mais irá demorar para passar. Porém tenho uma boa notícia. Quanto mais você se frustrar mais resiliente irá ficar. Vamos supor que na primeira vez o que você sentiu foi nível 11 de 10 ou seja, muito forte. Depois de se frustrar várias vezes, você se acostumou e o nível agora é 2 ou 3, onde raramente passa disso. Perceba que as primeiras vezes são piores, mas depois você percebe que passa pelas mesmas situações com maior facilidade, mesmo que você não consiga ver ou entender isso.

Além disso, ao trabalhar sua inteligência emocional irá aumentar sua resistência emocional e assim, sua resiliência irá ficar mais forte de forma mais rápida. O que significa que irá lidar melhor com suas frustrações e com seu emocional. E com o tempo irá encontrar o padrão ideal ou perfeito pra você. Além é claro de ter opções para lidar com o que sente.

Por isso, fazer o Diário Emocional todos os dias é tão importante. Depois de um tempo não precisará mais usar o Diário Emocional, mas por enquanto que está no começo, use o Diário Emocional.

Existe uma outra opção que eu chamo de “passar por cima da frustração”. Essa opção somente serve para situações onde você não aguenta mais agir de forma equivocada em relação ao que sente ou em relação a alguma situação ou quando você não pode sair ou se afastar da situação.

Essa é a parte difícil porque se você não estiver preparado para usar essa opção, essa opção irá piorar sua situação. A pressão será muito maior.

Eu usei essa opção 3 vezes em minha vida:

        ¨     No Poker
        ¨     No Trabalho
        ¨     E comigo mesmo

No poker foi assim, eu tinha muito problema em perder uma mão. Então eu ficava muito estressado e nervoso. Sendo assim, eu decidi que ao invés de sair xingando tudo ou de desistir, eu iria tentar passar por cima do meu emocional. Eu iria ficar puto mas iria continuar jogando e fiz um teste onde eu joguei mais mesas e onde eu tinha que tomar as melhores decisões.

Eu fiz esse teste várias vezes seguidas. Qual foi o resultado? Eu percebi que ao passar por cima de meu emocional e lidar com o emocional quando ele estava muito intenso, fez com que minha resistência aumentasse muito rápido. O que significa que mesmo quando eu perdia uma mão importante, não me importava mais. Eu percebi que meu emocional somente aparecia em situações muito importantes. Em situações normais e comuns, meu emocional não me incomodava mais.

Eu fiz o mesmo em relação ao trabalho e fiz o mesmo em relação ao meu emocional quando eu não ficava bem. Eu percebi que pra mim passar por cima de meu emocional, onde eu testava para ver se eu era capaz de tomar as melhores decisões sob pressão, foi uma das melhores decisões que tomei.

O que quero dizer aqui é que, se você ao invés de se entregar ao que sente, começar a enfrentar o que você sente, você irá crescer mais rápido. E se você é capaz de vencer algo tão forte como uma forte pressão emocional, significa que todo o resto, que são pressões menores, não irá incomodar tanto. E você ficará motivado e com uma autoestima melhor porque você sabe que conseguirá lidar com 95% das suas frustrações e entende que algumas frustrações irá pegar você dê jeito.

A melhor parte é que você irá se preparar para enfrentar essas frustrações que estão muito além de seu controle.

“Ok, Gabriel, entendi, e a parte racional como funciona?”

A parte racional é a parte de análise racional da situação. É:

        (1) Entender a situação em detalhes
        (2) Analisar o que gerou a situação
        (3) Analisar o que poderia ter sido feito antes, durante e depois da situação
        (4) Analisar suas respostas e comportamentos em relação a situação e principalmente analisar racionalmente o que sentiu, porque sentiu e o que foi obrigado a fazer.

        (5) Criar um plano para lidar com situações assim no futuro
        (6) Criar um plano para trabalhar em cima de sua capacidade de administrar e lidar com problemas conflitos

        (7) Analisar se você cometeu erros
        (8) Analisar se você está errado
        (9) Analisar se a pressão é justa ou injusta
        (10)                   Encontrar as melhores formas de lidar com suas frustrações
        (11)                   Se necessário passar em um profissional onde possa descobrir se tem algum problema a mais do que é esperado por exemplo, uma dificuldade maior de lidar com o que sente ou alguma doença que influenciada a maneira como lide com as situações e com as frustrações. Por exemplo, tem pessoas que sofrem com irá patológica, paixão patológica, entre outras patologias. E querendo ou não, acabam agindo completamente pelo irracional como se fossem animais.

        (12)                   Criar um plano de médio e longo prazo para resolver a situação ou diminuir os danos causados por ela

        (13)                   O que você pode fazer para melhorar o seu comportamento e a forma de lidar com a situação prejudicial ou ruim quando ela está acontecendo? Ou seja, quando você não pode se afastar. Quais aliviadores pode usar? O que fará para diminuir sua raiva, dor ou frustração? O que pode fazer para tomar decisões racionais e melhores durante esse período de muita pressão?

Entre outros.

Para finalizar, se você for uma pessoa onde o desenvolvimento emocional ainda é muito baixo, então existe uma opção da qual você tem quase que total controle. Sabe qual é?

É sobre o seu desenvolvimento.

O que quero dizer com isso?

Se o seu desenvolvimento for ruim, onde você não tem as melhores informações e muito menos experiência ou uma boa adaptação, as mesmas frustrações que eu sofro e que não me incomodam, são as mesmas que incomodam você demais.

Quando sou criticado por exemplo, isso não me incomoda de forma alguma a não ser que eu esteja passando por um momento de muita pressão, ou onde eu esteja razoavelmente estressado ou nervos, então terei um pouco de dificuldade. Perceba que mesmo alguém que tem um bom desenvolvimento emocional, não significa que será perfeito ou muito bom em lidar com o que sente em todas as situações.

Perceba que a partir do momento em que você começa a organizar a sua vida e começa a se desenvolver cada vez mais, você querendo ou não, está aumentando sua resistência contra as frustrações. Você não irá perceber muita diferença nos primeiros meses, tanto porque o desenvolvimento emocional demorar de 4 meses podendo levar anos para que consiga ver ou entender o quanto evoluiu.

Muitas vezes não entendemos o quanto evoluímos porque temos uma expectativa de que a nossa evolução pessoal tem que ser do jeito que nós queremos. Quando percebemos que a evolução pessoal tem seu tempo para acontecer, podemos parar de nos desenvolver porque não conseguimos ter ou ver os resultados que queremos.

E esse é um grande problema.

 É muito importante que você entenda que cada ser humano é diferente. Cada ser humano tem seu tempo de evolução pessoal. Para alguns é muito rápida, para outros é muito demorada.

É muito importante que evite colocar expectativas em cima daquilo que você não pode controlar. Por colocar expectativa em algo que você não tem controle, irá tomar muitas decisões irracionais como por exemplo desistir antes de conquistar os resultados ou insistir demais quando deveria desistir ou mudar a forma de aprendizado.

A regra para lidar com as frustrações são as seguintes:

        (1) Aprenda a lidar primeiro com o seu emocional. Somente depois que o emocional ter diminuído a pressão então ...

        (2) Aprenda a analisar e a lidar com a situação de forma racional, analisando a situação, o que sentiu, os envolvidos e principalmente o que poderia fazer.

Lembre-se que o seu emocional não quer saber o que é certo ou errado. Seu emocional só quer saber de ser satisfeito. O que significa que seu emocional não liga para o mal estar e danos que irá sofrer ou causar. Seu emocional quer ser satisfeito.

Não tem nada de ruim satisfazer seu emocional quando a situação é boa pra você. É muito ruim satisfazer o seu emocional quando a situação causará danos a você, danos a terceiros, danos a sua família e assim por diante.




0 Comments:

Postar um comentário