sábado, 30 de março de 2019

Dia 149 Desenvolvimento Masculino Responsabilidades

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments

A palavra “responsabilidade” está no geral, e pode representar qualquer forma de responsabilidade que alguém pode possuir seja responsabilidade profissional, responsabilidade emocional consigo mesmo ou com as pessoas que tem ao lado ou que mal conhece, e consigo mesmo, responsabilidades afetivas, responsabilidades paternas / maternas, responsabilidades como ser humano, responsabilidade familiar, social, financeira e assim por diante.

É muito difícil entender nossas responsabilidades e em muitos casos não queremos nos adaptar a ela. Em muitos casos preferimos ser um “rebelde”, onde queremos fugir de nossas responsabilidades. E sem dúvidas é muito complicado aceitar nossas responsabilidades quando não estamos preparados para ela, ou quando não é o momento ou quando estamos vivendo o momento ou a situação e simplesmente ignoramos nossas responsabilidades preferindo fazer do nosso jeito – como se o nosso jeito ou a nossa forma fosse sempre a melhor.

Trabalhar nas responsabilidades não é tão fácil quanto muitos pensam. A responsabilidade está ligada diretamente com sua vontade de se adaptar e de ser responsável, mas também com o seu desenvolvimento e conhecimento. Quanto melhores são as informações adquiridas, mais fácil fica de entender qual é a nossa responsabilidade.

Aqueles que não estão mais no nível 1 ou 2 de desenvolvimento, conseguem entender suas responsabilidades com maior facilidade, porém aqueles que estão nos níveis mais baixos de desenvolvimento tem muita dificuldade em entender essas responsabilidades e se adaptar a elas.

Por causa disso temos que aprender a nos defender dos danos que essas pessoas pouco responsáveis podem nos causar.

Querendo ou não, se realmente queremos evoluir e alcançar os níveis de adaptação que faça nossa vida ser mais equilibrada e feliz, dentro do possível, temos que nos esforçar para entendermos nossas responsabilidades.

Como descubro minhas responsabilidades?

Em primeiro lugar você precisa escolher a área em que deseja descobrir suas responsabilidades. Vamos supor que você escolheu a responsabilidade profissional.

Quais as responsabilidades que você tem para ser um excelente profissional?

       ¨     Pontualidade
      ¨     Estilo adequado de acordo com o trabalho e não de acordo com o que você gosta.
      ¨     Comunicação profissional
      ¨     Capacidade de administrar problemas e conflitos
      ¨     Competência ou seja, ser muito bom no trabalho que faz ou fazer o que é de sua responsabilidade.

      ¨     Desenvolvimento de Habilidades paralelas para fortalecer as competências no seu trabalho

      ¨     Conhecimento sobre as regras e sobre seus direitos
      ¨     Melhorar suas competências e habilidades
      ¨     Desempenho ideal: no caso alimentação, exercícios, e etc para ter a performance ideal no trabalho, visando o equilíbrio familiar e pessoal.

Entre outros.

Perceba que no trabalho, você não tem apenas uma responsabilidade. Existem várias categorias e dentro dela, estão várias responsabilidades pequenas que geram assim a responsabilidade profissional como um todo. Imagine um quebra-cabeça da responsabilidade profissional onde capa peça menor é um dos itens que mencionei anteriormente.

A partir do momento em que descobre suas responsabilidades, então poderá trabalhar em cima delas para atingir o equilíbrio ideal, se adaptando ao trabalho corretamente.

Quando eu sei que me adaptei corretamente?

Quando perceber que:

      ¨     As críticas não são ruins
      ¨     Quando percebe que o trabalho não é difícil
      ¨     Quando se adapta ao mínimo esperado ou seja, consegue causar um impacto muito mais positivo do que danoso.

      ¨     Quando percebe que conseguiu chegar na média esperadas e consegue satisfazer muitas expectativas, porém o que faz a real diferença é quando você se desenvolve e consegue ficar acima das expectativas mesmo com suas limitações e dificuldades.

      ¨     Quando você perceber que sua comunicação, a forma de lidar com as pessoas, ficou melhor, mesmo que tenha passado por um longo período de adaptação.

Entre várias outras coisas que irá perceber conforme for se adaptando e entendendo melhor as suas responsabilidades.

Você mesmo pode fazer isso ao se perguntar:

      ¨     Quais são as áreas que envolvem isso?
      ¨     Existem somente essas ou existem outras que desconheço? Essa pergunta existe para incentivar a pesquisa sobre o assunto para entender os pilares e categorias mais importantes. O que leva diferentemente as suas responsabilidades.

      ¨     O que preciso planejar ou fazer para melhorar nessas áreas mesmo que eu não goste?
      ¨     Qual é o meu plano para que eu cumpra minha responsabilidade e cause menos dano?
      ¨     O que posso fazer para me adaptar corretamente?
      ¨     O que é esperado de mim e será que aguento a pressão caso eu não consiga estar de acordo com as expectativas depositadas em mim?

      ¨     O que estou ignorando?
      ¨     O que eu sinto e o que acredito podem impedir ou prejudicar que eu me adapte corretamente?

      ¨     O que farei para melhorar meu desempenho no trabalho? Exercícios? Alimentação? Malhar? Correr?

      ¨     Quanto tempo irei tirar para estudar as áreas para melhorar no meu trabalho ou simplesmente irei ignorar que tenho que estudar para ser melhor?

      ¨     Como posso atingir o nível mais alto de expectativas e será que estou disposto(a) a fazer isso?

Entre outras perguntas que você mesmo pode fazer ou inventar. Você pode ser criativo, direcionando essas perguntas para uma única pessoa, para uma situação ou para a empresa toda por exemplo.

Como treinar e trabalhar em cima de sua responsabilidade?

Quando falamos sobre responsabilidade, normalmente temos que lidar em nossa vida com várias responsabilidades de uma vez. Se tenho uma família tenho:

      ¨     Obrigações paternas,
      ¨     Tenho obrigações afetivas com minha mulher,
      ¨     Tenho obrigações com meu trabalho,
      ¨     Tenho obrigações financeiras,
      ¨     Obrigações com minha saúde porque se eu cair, minha família pode cair e irá cair porque o principal responsável (homem, mulher ou transgênico e etc), é quem tem obrigação de dar o maior suporte

      ¨     E tenho obrigações com o meu futuro.

Como pode ver, tenho muitas obrigações e se eu não estiver preparado, irei cometer erros em várias delas e isso será um grande problema. O que significa que preciso ter um planejamento que permita que eu consiga equilibrar essas responsabilidades.

Em nosso caso, as obrigações paternas, financeiras e profissionais são as mais importantes. O que significa que a obrigação afetiva e com meu futuro, ficam menores. Não significa que são menos importantes. Significa que existem outras coisas que são mais importantes e portanto requerem mais tempo e mais espaço. O que significa que outras áreas irão perder tempo e espaço.

E isso é totalmente normal e você pode ir equilibrando as coisas. A forma inteligente de conseguir um equilíbrio ideal é:

      1.     Ter o seu financeiro sempre em dia e muito bem organizado.

      2.     Ter conseguido atingir um nível acima da média no seu trabalho. O que significa que com esse nível acima da média se tornando normal pra você ou internalizado, perceberá que fazer seu trabalho será muito mais fácil. O que significa que seu nível de adaptação é excelente profissionalmente.

      3.     Ter suas obrigações paternas e afetivas, muito bem organizadas como por exemplo, um dia por semana para dedicar ao relacionamento e entender as horas por dia que precisa dedicar aos seus filhos. O que permitirá que você crie ao menos um dia por semana ou por mês, para dedicar totalmente a você.

      4.     Melhorar sua alimentação, e principalmente fazer exercícios que ajudem a melhorar seu desempenho mas que principalmente garantam que sua saúde ficará boa com maior frequência, comparada a uma pessoa que não faz nada do que mencionei nesses 4 pontos.

Entre outros.

A maioria de nós faz essas anotações em nossa cabeça e simplesmente deixa as coisas acontecerem e esse é um grande erro. Evite deixar as coisas acontecerem. Tenha em mente o que precisa fazer e sempre priorize a adaptação consciente.

Quanto tempo gastar estudando?

Antes de estudar é preciso criar todo o planejamento baseando-se em suas responsabilidades. Quem irá determinar quanto tempo irá usar para estudar para ficar melhor em suas responsabilidades ou entender suas responsabilidades é justamente o planejamento.

Para fazer o planejamento você precisa entender suas responsabilidades e quais as prioridades envolvendo cada uma delas como expliquei acima na parte da responsabilidade profissional e da responsabilidade familiar.

O primeiro passo é entender todas as suas responsabilidades.

 O segundo passo é criar o ranking de prioridades. No caso você dará uma nota de 0 a 10, onde 0 significa menos relevante ou importante e 10 significa muito relevante e importante. Existem as notas no meio ou seja, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. Você irá dar notas a todas as responsabilidades.

O terceiro passo é criar essa lista de responsabilidades onde irá colocar em primeiro lugar todas os itens com nota 10. Depois todos os itens com nota 9. Depois todos os itens com nota 8 e assim por diante.

E pronto, você tem o ranking de responsabilidades e pode começar a melhorar suas competências e habilidades, assim como resolver, começando pelo topo do ranking.

Então, quanto tempo estudar?

Existem dois caminhos para seguir:

      1.     Aquele em que poderá estudar todos os dias o mesmo período de tempo
      2.     Aquele em que não poderá estudar todos os dias e até mesmo perceberá que em alguns dias específicos tem muito mais tempo para estudar. Então no caso, estamos compensando uma coisa com outra porém não pode exagerar no estudo.

O tempo de estudo é de 10 minutos a 30 minutos por dia e tem que ser apenas materiais relevantes. Por exemplo, se estou estudando administração de problemas e conflitos para o meu trabalho, irei ignorar tudo aquilo que administração de problemas e conflitos que não estão relacionados com o meu trabalho.

Ou se eu preferir posso fazer ainda melhor. Posso analisar quais são o ranking dos 10 problemas e conflitos mais comuns no meu trabalho ou quem sabe na minha família ou quem sabe entre eu e minha esposa, e posso estudar justamente os itens desse ranking que são mais importantes e relevantes. Por que se eu resolvo e consigo administrar os problemas mais difíceis e importantes, estou trabalhando e estudando de forma mais efetiva.

Nesse caso você tem opções e eu indico que sempre use rankings porque os rankings fazem toda diferença na hora de entender suas responsabilidades. No caso eu não irei me focar no que eu acho que é um grande problema. Irei colocar no papel, vamos supor que estou trabalhando minha capacidade de administrar problemas e conflitos no meu relacionamento.

Então, vou fazer uma lista com 30 problemas no relacionamento e posso fazer isso com a minha parceira, e depois colocar uma nota de 0 a 10 em cada item. Depois irei fazer a lista com todos os itens onde irei colocar os que tem nota 10 no topo e os que tem nota 0 por último, lá embaixo. Dessa forma tanto eu quanto minha parceira, sabemos as principais áreas que temos que trabalhar e melhorar. E não precisamos ficar perfeitos nisso. Basta colocar em prática o mínimo necessário.

Uma dica bacana é que sempre tenha lembretes e frases que reforçam essa sua responsabilidade e que te motivam a fazer o que precisa fazer.


0 Comments:

Postar um comentário