sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia 128 Problemas e conflitos 3 - quando os outros são o problema

Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in | No comments

A vida não é um conto de fadas do qual você simplesmente quer que as pessoas te tratem bem porque você é uma pessoa. Esquece isso. Como regra, você precisa entender que cada pessoa tem sua realidade e eles não tem a mesma oportunidade que você para se desenvolverem corretamente. O que significa que o desenvolvimento deles tenderá a ser pior que o seu em muitos áreas.

O desenvolvimento emocional não serve apenas para lidar com o que você sente, serve principalmente para administrar e lidar com o que as pessoas sentem.

No caso o seu desenvolvimento é muito importante porque serve pra você se proteger de si mesmo mas principalmente serve para se proteger de outras pessoas.

Uma das regras que eu sigo é a seguinte:

   Ø Me trate bem, que te trato bem, me trate mal e receberá um tratamento pior.

Essa regra é muito poderosa porém é necessário que você saiba lidar com a situação e que o que você sente não te obrigue a ser um escravo. Caso aconteça do seu emocional colocar você em situações muito difíceis, sua situação vai muito além do afastamento.
Nesse caso, quando o seu emocional é quem determina suas ações, sua situação vai depender muito da pessoa que tem ao lado. Quando a pessoa que você tem ao lado é uma pessoa inexperiente, que não tem uma inteligência emocional bem desenvolvida e que tende a ser muito egoísta (a maioria das mulheres são assim quando se trata do emocional), pode ter certeza que como homem terá que lidar com a situação sozinho. Existem muitas mulheres que são boas para relacionamento e uma das razões dessas mulheres tenderem a ter preferência por homens bem mais velhos é que esses homens:

     ¨     Sabem lidar sozinhos com o que sentem ou seja, não colocam a pressão na parceira de ajudá-lo a lidar com o emocional e

    ¨     Ajuda a mulher a lidar com suas próprias oscilações emocionais se tornando um porto seguro pra elas

Ao ver uma mulher bem mais jovem com um homem bem mais velho, pode ter certeza que na maioria das vezes a mulher tem o desenvolvimento emocional muito baixo e usa os homens mais velhos para esconder suas fraquezas, entre outras coisas.

Por isso é muito importante focar em seu desenvolvimento e ir destruindo suas fraquezas uma a uma. Ao invés de ficar esperando que as pessoas tomem a melhor decisão e saibam o que fazer, espere sempre o pior. Tenha em mente sempre que as pessoas não irão saber lidar com a situação.

O que irá acontecer a partir do momento em que pensar assim?

Você não irá se sentir ruim quando perceber que as pessoas não sabem fazer alguma coisa. Não existirá a quebra de expectativa e você não irá sofrer tanto. Outra vantagem é que começará a ficar surpreso com muitas pessoas, porque perceberá que elas conseguem fazer certas coisas ou seja, não são tão ruins quanto você imaginou. O que significa que terá menos preocupações e problemas com essa pessoa.

Quer saber o segredo para as pessoas evitarem trazer problemas pra você?

Quanto mais valorizado você é pelas pessoas ou seja, quanto maior for o seu valor, mais as pessoas irão querer fazer parte de sua vida ou estar com próximas a você. Como eles terão essa impressão de alto valor, irão evitar causar problemas em sua vida.

Quando você se desenvolve, mesmo que demore alguns anos, sem perceber está aumentando seu valor. Quanto maior for o seu valor, mais as pessoas irão respeitar você e naturalmente, irão evitar trazer problemas para sua vida.

O oposto também é verídico: quanto pior for o seu desenvolvimento, menos valor você tem e naturalmente mais pressão as pessoas colocam em você. E naturalmente, você mesmo coloca mais pressão em você.

Como está o seu desenvolvimento? Como está o seu valor?

Entendendo os padrões

Uma dica muito importante para lidar com as pessoas é entender os padrões delas. Todas as pessoas tem padrões. Algumas pessoas tem o padrão de passividade, enquanto outras são mais agressivas. Algumas pessoas sabem lidar muito bem com o que sentem, enquanto outras são péssimas em lidar com o que sentem.

Ao entender os padrões das pessoas, saberá como lidar quase que perfeitamente com elas.

Se a pessoa adora dizer que nunca irá mudar, então você pode se preparar porque essa pessoa tenderá a dar muito trabalho e cedo ou tarde irá causar muito dano a você. Saber disso permite que você se prepare e que lide melhor com a pessoa. Imagine que a pessoa é sua esposa ou esposo. Ter essas informações permitirá que lide muito melhor com elas.

Analise algumas coisas como:

     ¨     A pessoa prefere ser o centro das atenções ou ficar mais no canto dela?
     ¨     A pessoa perde facilmente a calma ou se entrega rapidamente ao que sente?
     ¨     A pessoa vive descontando sua raiva nos outros?
     ¨     A pessoa vive procurando culpados para aliviar o próprio sentimento?
     ¨      O que faz a pessoa perder a paciência?
     ¨     O que faz a pessoa usar a violência?
     ¨     Qual o perfil comportamental da pessoa?
     ¨     A pessoa teve que superar alguma trauma ou não conseguiu superar o trauma?

Entre várias outras perguntas que você pode fazer para descobrir os padrões das pessoas e assim, conseguir lidar melhor com elas.

No decorrer desta sequência de textos, você irá saber como se posicionar em cada situação adequadamente. Irei dar bastante exemplos para que assim possa crescer cada vez mais em lidar com problemas e conflitos.

Lembre-se que você precisa se desenvolver em outras áreas, para que assim sua inteligência emocional fique cada vez mais forte.

0 Comments:

Postar um comentário