sábado, 30 de março de 2019

Dia 143 Problemas e conflitos 17 - Lidar contra provocações

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments



Provocações podem ser tão ruins quanto o bullying. Como podemos lidar melhor com provocações?

Antes de entrarmos de vez no assunto é preciso entender duas coisas:

      1.     Como você reage as provocações, se acaba exagerando ou caindo na armadilha o provocador

     2.     Entender como os provocadores agem e quais os objetivos da provocação

Se você for uma pessoa que reage errado as provocações, entenda que isso é o mesmo que incentivar ainda mais provocações. É como se você estivesse recompensando positivamente comportamentos negativos.

Por isso saber como reagir corretamente faz muita diferença. Eis algumas dicas para aprender a reagir corretamente:

     ¨     Descobrindo o que os provocadores querem e reverter o jogo

     ¨     Entender o tipo de provocação ou ofensa para bolar uma estratégia racional para lidar com o problema antes que fique pior

     ¨     Resposta de médio e longo prazo: trabalhar em seu desenvolvimento em diversas áreas.

     ¨     Trabalhar sua inteligência emocional: no caso para que seja capaz de lidar melhor com o que você sente. No caso, você precisa aprender a sair emocionalmente de uma situação até ser capaz de pensar com a cabeça fria ou seja, de forma racional sem que o que você sente determine o caminho que tem que seguir.

Entre outros. Acredito que você entendeu a ideia.

Em primeiro lugar você precisa descobrir suas fraquezas, suas limitações, caso contrário irá querer se livrar dos provocadores mas não irá conseguir. E em muitos casos irá piorar ainda mais sua situação e acabar se isolando socialmente porque tem medo de alguém provocar você ou desrespeitar você.

Praticamente todas as provocações tem dois objetivos principais:

     ¨     Aumentar o valor de quem provoca, o que o faz crescer no ranking social, sexual, poder, domínio e etc. tem o mesmo que dizer: “eu mando aqui e você tem que fazer exatamente o que quero”.

     ¨     Prazer e alivio ou ambos juntos.

Agora que você entende quais os objetivos principais vamos entender algumas coisas a mais:

     1.     Aceite que é um jogo

Para muitos aceitar que é um jogo é difícil e complicado, principalmente quando pensamos que as pessoas deveriam agir de um jeito que respeitassem todas as pessoas. Bem, é melhor sair dessa ilusão porque a realidade irá esmagar você. Ou você aprende a lidar corretamente com essas situações ou simplesmente não aprende a lidar corretamente.

Como é um jogo:

     ¨     Quando você reage equivocadamente, eles ganham.
     ¨     Quando você reage corretamente, eles perdem.

Lembre-se que são eles que na maioria das vezes irão dar o primeiro passo em provoca-lo(a).

Por que você não pode reagir equivocadamente ou usar uma resposta ruim?

A resposta é muito simples! Quanto pior for sua resposta, maior é a motivação da pessoa continuar a provocar você. É como se você estivesse dizendo pra ele(a) continuar a provocar.

Se o provocador perceber que você não reagiu corretamente, mesmo que fique em silêncio ou não reaja, isso será visto como fraqueza. Você perdeu pontos e valor. O que significa que ele irá fazer novamente e novamente e novamente. Quanto mais vezes você reagir de forma equivocada ou errada, estará recompensando positivamente comportamentos negativos.

E o que acontece quando o ser humano repete várias vezes o mesmo comportamento negativo?

 O comportamento negativo será mantido no longo prazo, fazendo com que a pessoa aceite ou veja como normal provocar você.

Perceba que a não reatividade somente tem valor quando é feita corretamente. Por isso indicamos que faça o diário emocional. É através do Diário Emocional que irá aprender a lidar com o que sente e encontrar as melhores respostas.

     2.     Compreenda que pra eles é divertido provocar você

É muito importante entender que existem muitas razões para alguém provocar você. Sua mulher, seus filhos, seus amigos, desconhecidos, todos eles irão encontrar motivos para provocar você. Tem pessoas que dizem que gostam de provocar porque gostam de ver como a pessoa reage ou simplesmente de ter poder sobre a outra pessoa, fazendo com que a pessoa faça o que ela(e) quer.

Se você é alguém que procura um mundo sem provocação, pode esquecer. Enquanto existirem seres humanos, irá existir provocação.

Sendo assim as provocações podem ocorrer por muitas razões:

     ¨     Por que a pessoa gosta de receber o prazer que vem de provocar você
     ¨     As vezes a pessoa provoca porque acha que será engraçado
     ¨     As vezes a pessoa provoca só pra ver como você vai reagir e se reagir mal, ela irá se divertir e se reagir bem, ela tentará se fazer de vítima, tentando inverter o jogo e assim se sentir vitoriosa ao invés de perdedora ou fracassada no que tentou fazer

     ¨     Por que a pessoa não gosta de você
     ¨     Por que a pessoa precisa se impor e mostrar que é dona ou líder
     ¨     Por que a pessoa precisa manter sua influência sobre os demais
     ¨     Por que a pessoa é humilhada em casa e se aproveita dos mais fracos para que assim ao fazê-los sentirem-se humilhados, então passa a ter o prazer e alivio. Dessa forma conseguem compensar a humilhação que passam em casa

     ¨     Por que a pessoa é um valentão
     ¨     Por que a pessoa é alguém que a sociedade considera como lixo por exemplo, marginais, ladrões, criminosos e etc.

     ¨     Por que é o jeito ou personalidade da pessoa agir de forma negativa sem se adaptar a situação corretamente

     ¨     Por que a pessoa está sob pressão, estresse, algo aconteceu que a deixou assim, e então a tendência é que exista maior provocações, críticas, discussões, brigas e etc.
Entre outras. Entender melhor a razão do porque fazem alguma coisa é muito importante.

Por exemplo, imagine que duas pessoas estão conversando falando mal de você pelas suas costas. Qual a estratégia correta a ser implementada?

A melhor estratégia é a opção (a), mas irei colocar várias outras como:

     (A)Entender que no caso, eles falam mal de você injustamente.

Se chegar e confrontá-los imediatamente, irá perder seu valor e irá piorar sua situação, mas se conseguir ganhar a confiança deles, mostrando que você é alguém que está ali para agregar valor, eles irão percebem que a impressão que tinham de você era a impressão errada. Se você reagir de forma equivocada irá perder totalmente esse valor e as provocações irão piorar. E eles serão seu inimigo porque agora eles tem uma razão para serem seu inimigo: você reagiu de forma equivocada ou exagerada. Isso significa que o julgamento que eles fizeram em relação a você estava correto. 

     (B) Se você for pra cima deles perguntando se eles tem um problema com você e se tiveram vocês podem resolver rapidinho, isso fará duas coisas: (a) se eles não fizerem nada ou deem um passo atrás, significa que você venceu e eles irão parar ou diminuir a quantidade de vezes que falam mal de você ou (b) irão se tornar seus inimigos.

Porém lembre-se que eles estão errados e você está certo. Nesse caso dar um ultimato usando a agressividade ou violência como consequência se não pararam, é uma boa forma de lidar com a situação, desde que você cumpra o que está dizendo – caso seja necessário.

Nesse caso você deixa bem claro que se as pessoas tratam você bem, você as trata bem e se elas tratam você mal você as trata pior ainda. Sempre deixe claro que é a pessoa que trouxe isso pra ela. Nada disso aconteceria se ela não agisse dessa forma.

     (C) Aumente seu valor.

Se as pessoas perceberem que seu valor é muito bom, elas irão gostar de você. Irão querer fazer parte de sua vida e de sua realidade. Irão respeitá-lo ainda mais. E como você aumenta seu valor? Melhorando seu desenvolvimento. Trabalhando em suas fraquezas e melhorando suas forças.

Essa é uma estratégia indireta onde você pode se importar com o que dizem mas não demonstra ou simplesmente decidiu dar um “foda-se” para o que falam de você.

Essa estratégia traz resultados no médio e longo prazo porque irá demorar até as pessoas perceberem o seu sucesso ou a forma adequada e correta como lida com a situação. Essa estratégia permite que crie laços fortes, confiáveis e duradouros.

Nesse caso, como as pessoas irão respeitá-lo, significa que qualquer pessoa eu fale mal de você, será tratada com desprezo.

Agora, se a provocação é feita justamente ou seja, porque você está reagindo de forma equivocada ou errada ou quem sabe, exagerou em alguma resposta, então irá criar o que nós chamamos de “grupos” onde um grupo não gosta do outro.

Quando isso acontecer entenda que você falhou miseravelmente em sua missão e que agora tem várias pessoas tentando derrubar você ou simplesmente irão isolar você.

     3.     Foque-se na solução e não no problema

Sendo assim, a primeira coisa que tem que fazer é aliviar a pressão emocional. Isso mesmo. O que você geralmente faz que permite que fique mais calmo? O que faz com que você não se entregue ao que sente?

Dê um jeito de resolver seu problema emocional primeiro. A maioria das pessoas que reagem usando o que sentem acabam tomando decisões ruins. Tem pessoas que sempre usam o silêncio, outras são mais agressivas de forma exagerada e equivocada, onde acabam perdendo muito mais valor e vão dormir com a cabeça pesada, sem saber o que fazer.

Para se dar bem contra provocações você precisa pensar e reagir racionalmente. Lembre-se que toda vez que você reage de forma errada, eles ganham e você perde. O que pode fazer para começar a vencer?

Ao fazer o Diário Emocional irá encontrar várias soluções para o problema e irá testar várias delas. Não existe essa de somente soluções para o curto prazo. Você realmente acha que as pessoas não criam antídotos contra sua reação positiva? Você realmente acredita que as pessoas sempre irão reagir da mesma forma?

Bem, sinto muito ser quem irá dizer isso pra você mas a realidade é bem diferente do que está passando por sua cabeça. Pessoas não são como um botão que você aperta e sempre dá o mesmo resultado.

Seu foco não deve estar no problema mas sim na solução. Caso a solução não te agrade, bem, a verdade é que nem sempre podemos ter o que queremos. A realidade não é justa, como gosto de dizer.

Se deseja evitar problemas, então você precisa aprender as respostas adequadas. As respostas tendem a mudar de situação para situação e de pessoa para pessoa.

Por exemplo, duas pessoas podem fazer a mesma crítica e você usar a mesma boa resposta nas duas situações porém obter resultados complemente diferentes.

A parte interessante é que, uma boa resposta na maioria dos casos será a resposta correta, porém em outros casos não será bem assim. Podemos dizer que a resposta correta está correta em 66% dos casos, 75% dos casos, em 85% dos casos, mas no restante não será a melhor resposta.

De qualquer forma, nunca confie plenamente em uma única resposta simples. É muito mais complexo que isso. Compensa você saber as melhores respostas, e usá-las de acordo com a situação e com a pessoa.

Contra certas pessoas descobrirá que o humor é a melhor resposta, com outras demonstrações de maturidade ou demonstrações de valor superior, com outras perceberá que é melhor brigar, discutir, sair na mão, e com outros perceberá que é melhor dar o ultimato ou aplicar um aviso. Em outras situações perceberá que basta não reagir.

Além disso é importante que você entenda que muitas vezes a maneira como você usa as palavras ou pela falta de empatia, as pessoas acabam reagindo mais negativamente a você e você irá pensar que elas estão sendo injustas quando na verdade você está causando dano acreditando que ser do jeito que você é ou do jeito que se comporta é normal ou aceitável.

Muitas vezes não é e você precisa estar ciente disso, se quiser é claro.


0 Comments:

Postar um comentário