sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia 132 Problemas e conflitos 7 - Ultimato e Avisos

Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in | No comments

Uma das coisas mais importantes para lidar com pessoas é entender o Ultimato e os Avisos.

Para ser eficiente em dar ultimatos e avisos você precisa traçar quais são os limites.

O que são esses limites?

É um limite determinado por você onde você diz: “Daqui ninguém passa”. É algo que você diz: “Eu aceito isso e aquilo até aqui, passou disso eu não aceito”.

Eu quero que crie uma lista, do tamanho que você quiser de coisas que você não aceita. Eu vou dar um exemplo de algumas coisas que estão na minha lista:

     ¨     Qualquer tipo de ofensa
     ¨     Agredir pessoas que eu considero ou gosto e que irei defender
     ¨     Tentar se aproveitar de mim
     ¨     Se fazer de vítima quanto estão errado
     ¨     Me tratar mal
     ¨     Bulliyng
     ¨     Ataques morais
     ¨     Ataques sociais
     ¨     Palavrões

Entre vários outros. Agora você pode ter uma ideia. E de fato você pode ser bem mais detalhista do que isso e colocar exatamente aquilo que você não aprecia de forma alguma.

Agora entra a estratégia do Ultimato ou Avisos. A diferença entre um Aviso do Ultimato é que o aviso é um alerta e pode ser usado várias vezes. O Ultimato é o momento onde é o golpe final.

Por que você precisa usar os avisos primeiros e depois o Ultimato?

Na maioria das vezes as pessoas não sabem quais são seus limites. Elas não tem bola de cristal. O primeiro erro geralmente é pequeno e não incomoda muito, o que é ideal para aplicar o aviso.

É muito importante entender duas coisas antes de continuarmos:

     1.     Se seu valor é baixo, as pessoas não irão ter medo de tentarem algo contra você. Se a pessoa que tem que lidar é agressiva, ela não terá medo de você e irá testar e provocar ainda mais. Se seu valor é baixo, as pessoas dão menos credibilidade pra você. Por isso que muitas vezes você usa os avisos e o ultimato e não consegue resolver o problema. Muitas vezes o problema é de médio e longo prazo e você fica perdendo tempo pensando que é um problema que pode ser resolvido rapidamente no curto prazo

      2.     Caso você aplique o aviso ou o ultimato mas não se mantenha a ele, você irá perder credibilidade e as pessoas não irão levar a sério seus avisos e ultimatos.

Em quais situações você se torna frágil?

Quando o sentimento é muito intenso, distorce a realidade. Por mais que você consiga aplicar o aviso e o ultimato, o sentimento vai bater com tudo em cima e dizer: “nada disso, você vai fazer a pessoa sofrer e eu não quero perde-la. Dá um jeito de ir atrás dela, se humilhar, pedir desculpas pra ela voltar pra você ou ignorar o que você disse”.

Como eu disse anteriormente não tem nada de errado com isso. Quando seu sentimento é muito forte, é muito difícil ser fiel aos avisos e ultimatos.

Outro grande erro que você pode cometer é:

  Ø  Exagerar ou aplicar os avisos ou ultimatos de forma errada

Se você aplicar o ultimato em uma situação onde o ultimato não é a melhor resposta ou em uma situação onde você está errado, você estará piorando a situação ao invés de melhorá-la. Eu sei que muitas vezes nos achamos certos ou então nos entregamos ao que sentimos e usamos o que sentimos como base para aplicar avisos e ultimatos, esse geralmente é um grande erro.

O correto é usar os avisos e ultimatos não pelo emocional mas sim através do racional. Se você estiver em uma situação onde seu emocional está muito forte, se afaste, dê tempo ao tempo, e depois aplique o ultimato ou o aviso.

É muito melhor agir de maneira eficiente e correta do que cometer um erro e perder valor. Isso porque se você falhar em aplicar os avisos e ultimatos você perde credibilidade. O que naturalmente faz com que as pessoas não te levem tão a sério.

Aplicar os avisos e os ultimatos corretamente é muito importante.

Você precisa usar corretamente.

Alertas ou Avisos

Irá aplicar seriamente quando a pessoa cometer algo que você não gosta ou aprecia. Serve também para impedir que a pessoa passe os limites e também serve para resolver o problema logo no começo. Exemplo simples:

“Olha, eu te respeito, mas pare com isso. Não estou gostando”

Isso é um alerta ou aviso. Você não precisa tomar nenhuma decisão de se afastar da pessoa ou piorar a situação. Pode ser usado em público, pode ser usado em privado, vai depender de como você prefere usar.

Você pode criar os seus avisos e alertas. É importante que fique bem claro que coloque a palavra “pare” e a frase “não estou gostando”.

Em muitos casos isso é o suficiente. Se a pessoa fazer cara feia, continuar a provocar, então você pode simplesmente ignorar se mantendo sério em seu posicionamento. Ignorando as investidas. E é muito importante que você não recompense a pessoa positivamente de forma alguma.

Se você recompensar a pessoa positivamente quando a mesma faz algo ruim, a mesma está sendo motivada a repetir novamente o mesmo comportamento para ser recompensada positivamente novamente.

Sabe aquelas mulheres que adoram brigar para depois fazer sexo? Por que elas não param de brigar?

Exatamente, porque elas querem sexo. Se você parar de oferecer sexo pra ela depois de brigarem, ela perceberá que não terá mais sexo depois de brigar e se verá obrigada a parar de brigar com você caso contrário irá perder muito mais do que sexo.

Perceba que quando você aplicar o aviso ou alerta, você tem que se manter em sua posição e não sair dela, não importa se a mulher ficar enchendo o saco.

Caso ela continue, então você pode dar o segundo aviso e se ela não parar você precisará tomar decisões mais drásticas. Por exemplo, eu já vi situações onde o homem não aguentava mais a mulher e disse para ela descer do carro e ela foi obrigada a ir pra casa andando sozinha no meio da rua.

E esse que é o ponto: elas estão erradas. Se você demonstrar fraquezas quando as pessoas estão erradas e prejudicam você, é o mesmo que estar incentivando ou motivando a pessoa a manter comportamentos negativos e prejudiciais contra você. Você não quer isso. Então, você terá que aprender a ser firme com certas decisões quando claramente as pessoas estão passando dos limites.

Ultimato

Se o Ultimato for entregue corretamente, os resultados são sensacionais. Vamos a alguns exemplos de Ultimato:

“Olha, é isso e aquilo, não quero mais isso. Se eu estivesse errado abaixaria a cabeça pra você, mas estou certo e quanto estou certo, não vou dar o braço a torcer”
“Vou deixar algo bem claro pra você, se você me tratar bem, eu vou te tratar bem, mas da próxima vez que você fizer isso e aquilo, você vai descobrir o meu lado ruim”
“Se você me trata bem, eu te trato bem. Se você me trata mal, vou te tratar na mesma moeda ou pior”

E em outros casos você pode usar algo mais ou menos assim:

“Meu Pai, não respeitava minha mãe e eu disse pra mim mesmo que eu nunca faria isso com alguém que eu gosto, e se for pra você continuar a fazer o que fez, pode pegar suas coisas e sair da minha vida”

No caso você cria um contexto para dar mais credibilidade ao Ultimato. É muito importante que se a mulher não te respeitar ou continuar, você tem que ser sério com o que disse. Você precisa terminar ou se afastar dela para que ela veja que você estava falando sério e que não é nenhum moleque para que ela o trate dessa maneira.

Quais são as reações mais comuns contra o seu ultimato?

Vai depender muito da pessoa mas na maioria das vezes, você será respeitado porque você está certo e a pessoa está errada.

Porém em alguns momentos irá encontrar algumas pessoas que irão querer testar pra saber se é verdade, e irão continuar colocando pressão em você. Se você ficar nervoso e descontar na pessoa, você perdeu e ela venceu. Se você não agir de forma efetiva, irá perder credibilidade.

É possível que encontre pessoas que irão brigar e não tem problema porque se você for capaz de ferir a pessoa mesmo que perca a briga, a pessoa irá pensar 10x antes de querer brigar com você novamente. Não é sobre ganhar ou perder a briga, é sobre causar dano.

Quando você perceber que o problema continua, pode significar algumas coisas:

      ¨     Seu problema é de médio e longo prazo e não de curto prazo como imaginou

     ¨     As pessoas não tem medo de você e não se importam com seus avisos e ultimatos. Elas querem passar por cima de você.

     ¨     Você pode estar usando de forma errada o ultimato e os avisos e por causa disso não está conseguindo o melhor resultado

    ¨     Pode estar usando a estratégia certa porém com a pessoa errada. Algumas pessoas não entendem o aviso e ultimato como “olha, pare”, elas veem ou sentem como um jogo de poder ou de agressão que elas precisam vencer.

    ¨     Seu valor pode ser baixo ou você tem pouca credibilidade, e isso naturalmente leva ao desrespeito

     ¨     Você pode estar lidando com uma pessoa de alta manutenção ou que está em uma posição vantajosa sobre você e que não irá sair dessa posição só porque você deu um ultimato ou aviso.

Entre outras.

Se você começar a usar o ultimato e os avisos corretamente, pode ter certeza que irá funcionar em média em 70-90% das vezes. O que é um número excelente. Porém esse número pode ser menor dependendo de seu valor, da pessoa que tem ao lado, se o problema é de médio ou longo prazo, entre outras coisas como falei até agora.

Outro fator muito importante é que ao usar o ultimato faça cara de sério e de mau. Isso geralmente funciona muito bem contra a mulher porque a mulher tende a respeitar muito mais um homem que ela tem medo, do que o homem que ela não tem medo.

Também é interessante compreender que se a pessoa tem sentimentos por você ou está conectada com você, a tendência é que respeite seu aviso e principalmente respeite seu Ultimato.

A maneira como você entrega os avisos é muito importante. Você sempre quer usar uma linguagem corporal dominante e aberta. Se você demonstrar insegurança, fraqueza, seus avisos e ultimatos não serão levados a sério porque não possuem muita credibilidade.

Não tenha medo de perder essas pessoas. Não importa se é amigo, se é familiar, se é parente. Nada disso. Desrespeito é desrespeito não importa de onde venha. Muitas vezes terá que se afastar por um tempo ou então cortar a amizade ou a conexão. Muitas pessoas não conseguem fazer isso e é normal. Não podemos culpar as pessoas por algo que elas não tem controle como por exemplo, a intensificação emocional. Cada pessoa tem suas limitações e temos que aprender a respeitar isso.


0 Comments:

Postar um comentário