quarta-feira, 13 de março de 2019

Dia 85 Perca o medo de dar o ultimato e terminar tudo

Posted by Gabriel Orcioli on março 13, 2019 in | No comments

O que é ser decidido?

Significa saber exatamente o que você quer. Muitas pessoas sabem exatamente o que querem mas não conseguem usar a comunicação e a linguagem corretamente. Eles pensam em uma coisa, mas na hora de colocar em prática é outra totalmente diferente. De forma simples, o que eles pensam é bem decidido porém ao executaram todos percebem que a pessoa não era tão bem decidida assim.

Em nossas vidas teremos que tomar muitas decisões onde temos que aprender a dar um jeito de lidar com o nosso medo e com nossas inseguranças. Temos que melhorar em nós o que não é bom porém temos que melhorar o que tem de ruim em nós de acordo com o que é necessário ou preciso.

Por exemplo, se eu quero jogar futebol mas não sei nada de futebol, tenho que estudar futebol e somente depois dar o próximo passo.

De forma simples, você precisa ter uma excelente noção do que quer e do que não quer, do que aceita e do que não aceita e principalmente ter uma excelente noção de quais seus limites e até aonde as pessoas podem ir.

Por que estou falando sobre isso?

Eu sou uma pessoa que se eu disser pra você que eu irei fazer “x” eu irei fazer “x” e em muitos casos entregar muito mais do que “x” e também entregar antes da data. Essa é minha maneira de ser tanto no que eu quero quanto eu meu trabalho.

O problema é que grande parte das pessoas não são assim e eu mesmo por confiar cegamente já fui enganado várias vezes. O que eu faço hoje em dia é:

    1.     Não confio na pessoa até que ela prove que é de confiança
    2.     Não dou segunda chance
    3.     Se ela dar uma brecha mesmo que pequena, irá pagar muito caro por isso

Essas são minhas 3 regras que eu percebi que me ajuda a ser um homem muito melhor e principalmente definir quem pode ou não estar ao meu lado.

Com essas regras determinando qual é o limite eu não posso falhar na execução. Eu não chego até uma pessoa e digo “não, que isso, essas coisas acontecem”, eu simplesmente chego dando um ultimato, colocando a pessoa na parede para que ela entenda a cagada que fez e principalmente que ela entenda que comigo isso não irá funcionar.

Essa estratégia não funciona contra traficantes, indivíduos que podem prejudicar você ou sua família, mas a maioria das pessoas não são pessoas que irão prejudicar você dessa forma. Quando comecei a aplicar essa técnica eu tive dificuldades com aqueles indivíduos mais folgados e agressivos porém mesmo com o medo comecei a me posicionar corretamente. Briguei algumas vezes, apanhei na maioria mas eles também apanharam. Em briga de rua não existe vencedor. Não é como no UFC. Briga de rua é mais como uma declaração de posicionamento. Então se você brigar com alguém e você apanhar, mas você também causar um bom dano, você irá conseguir duas coisas:

    1.     Os mais fracos, passivos ou até mesmo os mais agressivos irão se afastar de você. Isso porque eles não querem brigar com alguém que possa prejudica-los fisicamente.

    2.     Os agressores ou quem prática o bullying irá evitar você preferindo os outros que são passivos e que se submetem rapidamente.

Eu sempre levo isso em consideração. Além disso existem várias maneiras de derrotar seus adversários sem precisar sair na mão contra eles.

O que eu faço com as pessoas que passam dos limites ou que dizem algo e depois não cumprem?

Existem duas opções que uso nessa estratégia:

    1.     Corto os laços em silêncio sem dar segunda chance
    2.     Demonstro minha insatisfação e depois termino tudo com a pessoa

Eu já fui decepcionado várias vezes em uma única semana. Hoje em dia não quero mais saber se alguém é da família ou se é desconhecido. Se vacilar comigo, não tenho medo de cortar os laços.

Cortar os laços em silêncio é muito fácil. Você simplesmente para de conversar com a pessoa, se afasta, e pronto. Caso a pessoa venha querendo satisfação então irei usar a segunda opção.

Na segunda opções posso demonstrar irônica, por exemplo vamos dizer que a pessoa disse que iria dar uma resposta pra mim até o dia “X” mas não disse nada me deixando no escuro. O que eu posso fazer para usar a ironia é algo mais ou menos assim:

“Obrigado pela sua resposta, realmente me fez ver que a decisão é muito boa e que posso seguir nesse caminho.”

Vou ser honesto com você porque eu odeio a ironia porque demonstra muita fraqueza e não resolve nada.

Eu já prefiro chegar dando um ultimato ou dizendo algo assim:

“Eu sou uma pessoa que cumpro o que digo e as pessoas que estão envolvidas comigo também cumprem o que dizem. Eu espero o mesmo delas, assim como elas esperam o mesmo de mim. Você falhou comigo e por causa dessa falha, acabou”

O que eu mais vejo que acontece quando uso qualquer uma das duas é o seguinte:

   Ø As pessoas tentam mostrar que o que você está fazendo é injusto.

Em alguns casos você tem que dar o braço a torcer e pedir desculpas porque a justificativa deles é muito boa como por exemplo, perder algum parente por causa sei lá, de alguma acidente, mas no geral foram eles que:

    1.     Não agendaram ou não se organizaram corretamente e por causa da incompetência deles, acabaram prejudicando você

    2.     O que você queira não era tão importante pra eles quanto você imaginou afinal de contas quantas vezes as pessoas se esquecem de algo que é importante? Exatamente meu caro.

    3.     Eles são incompetentes por exemplo, se você não pode dar a resposta, você precisa avisar que não poderá dar a resposta ou entregar o que prometeu. Então oferece algo em troca, podendo até mudar a data ou algo do tipo.

Perceba que se a pessoa falhou por qualquer uma das razões acima, você não pode ter dó delas.

  Ø As pessoas irão tentar virar o jogo ou seja, culpar o inocente

Muitas pessoas irão achar que estão certas e isso é normal. Sendo assim quando dar o ultimato ou fazer o que faço, a pessoa irá dizer que “não gosta de sua atitude” ou algo do tipo. A intenção delas é fazer você se sentir culpado por algo do qual você não é responsável. O que você precisa fazer é entender que você não pode exagerar, você precisa fazer do jeito correto.

Por exemplo, xingar ou ofender a pessoa é exagerar nessas situações exceto se a pessoa fez algo muito errado. Então faz sentido exagerar. Se você exagerar você perde a razão e é você quem terá que pedir desculpas ou se humilhar para resolver a situação. Isso acontece muito em certos namoros.

Quando perceber que a pessoa está usando o “culpar o inocente”, você precisa acabar com a graça da pessoa na hora. Aponte o que a pessoa fez, diga porque isso é ruim e demonstre sua insatisfação dizendo coisas como “não acredito que eu confiei em você pra isso”.

Muitas pessoas que são pegas mentindo ou fazendo algo que não deveriam, irão tentar jogar várias coisas em sua cara tentando inverter o jogo, então você pode aplicar a estratégia demonstrando insatisfação, desgosto e raiva ou ódio. O outro ser humano precisa ver sua insatisfação e raiva.

Ø Algumas irão simplesmente dizer “ok” ou seja, você irá descobrir que realmente a pessoa não valoriza tanto quanto você chegou a imaginar

Por fim, algumas pessoas irão se sentir mal e irão usar duas estratégias:

    1.     Uma estratégia direta ou seja, irão pedir desculpas pra você usando palavras e em alguns casos até se humilhando.

    2.     Outras pessoas, principalmente em relacionamentos ou se for mulher, irá utilizar a estratégia indireta

A estratégia indireta significa:

     1.     Dar espaço e tempo

    2.     Não pedir desculpas mas ir tentando uma aproximação e conversas de forma sútil para verificar como o “terreno” está ou seja, se você ainda está com raiva e nervoso

Qual as vantagens?

A vantagem é que você é quem decidirá o caminho a seguir. O que significa que terá muito mais controle sobre a situação ou seja, o seu lado da negociação tem muito mais valor que o lado da outra pessoa. Basicamente a pessoa fica na sua mão e é você quem decide o que fazer, quando fazer e como fazer. E isso é excelente para relacionamentos.
Não espere que as pessoas peçam desculpas. A maioria delas são incompetentes nessa área e muitas delas justificam ao pensarem que você a “feriu” emocionalmente, logo não importa o que ela fez antes.

No caso é você quem irá decidir se irá dar ou não uma segunda chance. Eu não dou mais segunda chance. Tem muita chance que irá pegar a primeira chance e aproveitar da maneira correta. Logo perder tempo com alguém que falhou uma vez, é um péssimo negócio.

Quais as lições dessa aula?

     1.     Saiba seus limites
     2.     Aprenda a se impor
     3.     Determinar até onde as pessoas podem ir
     4.     Determine o que irá fazer com aqueles que decepcionam você
     5.     Sempre analise a situação para ter uma noção melhor.

Eu digo isso porque teve uma vez em que tinha uma mulher que eu gostava e eu acabei ouvindo um colega de trabalho e por causa do que ele disse, eu agi de forma inadequada para a situação e perdi uma mulher que também gostava de mim. Tudo isso por causa de 40,00 reais. Eu poderia ter dado um aviso mas utilizei o ultimato de forma errada e por causa do exagero a pessoa nunca mais falou comigo.

É muito importante calibrar o que você faz e quando faz. Além disso, existem certas coisas que as pessoas fazem que podemos deixar de lado ou ignorar porque é o primeiro erro ou falha. Essa também é uma estratégia que você pode usar se quiser.

Como eu disse, essa é uma área que você precisa ter muito bem determinada. Você tem que ter essa parte muito bem definida, caso contrário irá cometer falhas e essas falhas podem prejudicar demais você.


0 Comments:

Postar um comentário