sexta-feira, 1 de março de 2019

Dia 65 Fazer um mundo melhor

Posted by Gabriel Orcioli on março 01, 2019 in | No comments

Bom gente, eu quero deixar pra vocês uma mensagem de uma das passagens da minha vida profissional como Juíza Corregedora do Departamento de Inquérito Policial, do qual eu tive muita honra de participar por mais de 10 anos.

Uma das coisas mais emocionantes e mais tensas e intensas na minha carreira de corregedora foi quando das investigações dos crimes de extorsão mediante sequestro. Que mediaram principalmente entre 2002 até 2006, aqui no Estado de São Paulo.

Eu me lembro de uma menina de 17 anos que saia da escola e que foi sequestrada. O cativeiro dela demorou mais de 35 dias.

Era uma menina de 16, 17 anos, uma adolescente que ficou com a roupa do corpo em um cativeiro onde a polícia desesperada tentava buscar em várias oportunidades.

Eram escutas telefônicas, eram interceptações ambientais, eram quebra de sigilo o tempo todo, e eu passava praticamente dia e noite monitorando aquela investigação.

No dia em que o cativeiro foi encontrado, o delegou ligou pra mim, e disse pra mim que estava na porta do cativeiro e que iria entrar. Eu escuto abrir a porta e a menina gritando dizendo que não queria morrer e a polícia dizendo que era a polícia. Que estava tudo bem. O delegado abraçou essa menina e uma das circunstâncias que mais me chamou atenção, onde eu escutava tudo aquilo pelo meu telefone, foi que quando o delegado perguntou para onde ela queria ir, se ela queria ir se encontrar com os pais, ela disse que queria ir para a Igreja.

Pedimos para abrir a igreja no meio da madrugada pra essa menina entrar. Ela sentou no primeiro banco e só foi se levantar toda suja, porque era uma menina, então ela menstruou, ela estava do mesmo jeito por 35 dias. Ela ficou 2 horas sentada chorando no primeiro banco da igreja e a polícia atrás chorando junto.

Depois de tudo isso, provavelmente com as entregas, confissões e agradecimentos que ela fez para a polícia, ela voltou pra casa dela e aí eu tive a resposta que estava tudo bem.

Quando eu falo pra você estudar, quando eu falo pra você acreditar, quando falo pra você ter comprometimento e quando falo pra você ter certeza absoluta de que todo sacrifício que a gente faz não é um sacrifício, é uma entrega. É como se a gente estivesse se empenhando pra fazer um mundo melhor, é sério.

E quando você vive isso que eu vivi, e esse é apenas um dos casos, você chega à conclusão de que ter estudado por 18 horas por dia, de ter aberto mão de sair, de ir na baladinha, de encontrar, de namorar, de ir pra praia, de não ter carnaval, não ter ano novo, valeu.

Por que a gente como juíza e a Polícia Judiciária fazendo o papel dela, que salvou uma vida de uma menina de 16 anos, que hoje nem mora mais no nosso país, valeu.

Uma vida onde o trabalho da justiça foi envolvido na investigação criminal, com a polícia judiciaria envolvida e comprometida, e uma vida de 16 anos que hoje leva uma boa vida, valeu.

Então não é pelo salário. Não é pela posição. Boas pessoas gostam de fazer a sociedade ser melhor e mesmo com o sistema sendo tão atrasado, eles fazem o que podem fazer.
Quero que imagine por um momento, como seria viver sem policiais, médicos, bombeiros, quero que visualize esse mundo. Você realmente acredita que o mundo seria melhor sem eles?

Por isso, por mais que muitos queiram denegrir aqueles que fazem sacrifícios pelo bem da humanidade, não se importe com isso. Sua responsabilidade não são com esses “monstros” da sociedade moderna. Sua responsabilidade está em fazer o mundo ser um lugar melhor.

E um mundo raramente será melhor quando as boas pessoas pararem de lutar. Por que é justamente quando as boas pessoas pararem de lutar que o caos irá reinar.

Por mais que seja difícil tenha seu objetivo muito bem traçado e em muitos casos não busque recompensas e muito menos reconhecimento. Garante que você tenha a recompensa de se sentir muito bem por estar fazendo a diferença no mundo.

E você, o que tem feito para fazer do mundo um lugar melhor?

Tem reclamado dos estudos? Tem reclamado do trabalho?

Muitos de vocês estão mal acostumados e por causa disso raramente irão ter uma vida que seja digna e completa.

O que você pode fazer hoje para mudar esse cenário em sua vida?










0 Comments:

Postar um comentário