sábado, 30 de março de 2019

Dia 162 Desenvolvimento Masculino A pressão que o mundo coloca em você

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments
O mundo irá colocar muita pressão em você. E isso acontece por causa do sistema atual principalmente mas também acontece por outros fatores como crescimento. Nós passamos por diferentes fases na vida. E quando subimos para uma fase da qual não estamos preparados, iremos ter muitos problemas.

Temos que entender inicialmente que existe a pressão que a vida nos coloca que é injusta e até sem sentido. E como não temos as melhores informações e ferramentas para interpretar corretamente essas informações, acabamos tomando muitas decisões que não são as melhores. E a parte engraçada é que acabamos acreditando ou sentindo que tomamos a melhor decisão. Nos esquecemos que o que sentimos não é a melhor maneira de tomar decisões.

Nós também temos a pressão que é boa porém como é pressão achamos que é ruim. Por exemplo, quando não sabemos lidar com as críticas e alguém faz uma crítica a nós, preferimos transformar a pessoa que criticou em uma pessoa ruim e prejudicial, ao invés de trabalharmos em nossas fraquezas e fragilidades emocionais.

É muito mais atraente culpar alguém por colocar pressão em nós, nos colocando em uma situação desconfortável, ao invés de pararmos e analisarmos a situação. É muito mais fácil negar, do que analisar racionalmente a situação e chegar as conclusões que nos leve a tomar a melhor decisão.

Nós, seres humanos, temos a tendência de tomar decisões de forma irracional ou seja, usando o que acreditamos e sentimos. Grande parte de nossas decisões, elas não são apenas decisões racionais como a maioria das pessoas pensam. Toda decisão tem uma porcentagem irracional.

Por exemplo, existem decisões que são 90% racional e 10% irracional. Existem decisões que são 90% irracional e 10% racional. Existem decisões que são 27% racional e 73% irracional.

Essa ideia de que o ser humano sempre toma decisões racionais, não é verdadeiro, principalmente quando a decisão tomada tem a intenção de melhorar a nossa vida ou resolver algum problema. No caso, uma boa porcentagem dessa decisão tem a ver com nosso estado emocional ou seja, como iremos nos sentir.

Como analisar a pressão que o mundo nos coloca racionalmente?

A primeira coisa e mais importante é entender suas limitações e fraquezas. Não as que você acredita que tem, mas as que realmente estão em você e que você sabe ou não que elas estão ali.

Isso porque muitas vezes a pressão é injusta, como por exemplo, algumas pessoas tem certas deficiências que naturalmente as fazem serem menos desejadas e menos atraentes. O que significa que a vida amorosa dessas pessoas tenderá a ser muito mais complicada e difícil.

O mundo, a mídia, o sistema atual, irá jogar na cara dessa pessoa, vez após vez que como ela é deficiente, nunca será boa o bastante. E isso pode acontecer sem que nós tenhamos conhecimento em relação a isso.

De qualquer forma, temos que analisar a pressão que sofremos de forma racional.

Como fazemos isso?

Nós sempre temos que analisar a nossa adaptação. Se no trabalho existe pressão para fazer o trabalho bem efeito e eu não faço o trabalho bem feito, então naturalmente irei sofrer muita pressão. Agora se ignoro que preciso melhorar no trabalho e me foco no quão ruim as pessoas são por me criticarem por eu não fazer um bom trabalho, quem está certo na situação?

Perceba que a solução nesse caso é muito simples:

Comece a trabalhar corretamente = pare de ser criticado por fazer seu trabalho de forma errada

O que significa que ao seguir essa regra, a pressão que vem sofrendo irá diminuir ou desaparecer.

Vamos imaginar outra situação. Imagine que você tentou conquistar uma mulher mas não conseguiu. Imagine que tentou várias vezes e não conseguiu. Isso significa que estará sofrendo enorme pressão de si mesmo e isso pode ser muito prejudicial principalmente quando você não analisa a situação corretamente.

Muitas vezes você cometeu um grande erro de subir para uma fase da qual não estava preparado e como consequência, falhou miseravelmente várias vezes.

Nesse caso novamente, o fato de você não saber o que fazer, por não ter experiência, levou a uma adaptação falha e nós sabemos que adaptações falhas levam a erros e resultados nada agradáveis.

Esse foi mais um exemplo de como você coloca a culpa em outra coisa para mascarar suas fraquezas e fragilidades. É muito mais fácil negar, do que descobrir o que está fazendo de errado ou certo.

No caso você tentou conquistar mulheres porque a necessidade finalmente apareceu e assim como tentou conquistar mulheres, sentiu a pressão de não ser tão fácil como imaginava. E como irá agir irracionalmente, irá agir de acordo com seus resultados ao invés de analisar a situação e chegar a conclusão racional de que você tentou fazer algo do qual não estava preparado.

Podemos dar outro exemplo parecido e você irá entender facilmente. Imagine você fazendo algo que nunca fez em sua vida e que não faz ideia de como é. A pessoa simplesmente diz pra você ir e fazer. Me diga uma coisa: quais são as chances de você fazer certo?

Quase que totalmente. É quase impossível ou impossível fazer algo muito bem feito sem saber o que precisa fazer, como fazer e porque fazer.

Perceba que sua falta de conhecimento e experiência coloca muita pressão em você e se você não souber lidar com isso, como os caras da Real, da e etc, fazem, você irá colocar muita pressão em outras pessoas como por exemplo, começar a classificar as mulheres de vadias por terem rejeitado você.

Nesse caso, é você quem está piorando uma situação por causa de sua falta de conhecimento e de adaptação.

Eu quero que consiga a partir de hoje, se livrar dessa ideia prejudicial onde a sua adaptação é algo ruim. Tem muita gente que diz que nunca irá mudar. Essas pessoas não entendem a diferença entre mudança e adaptação. E outra, desde quando mudanças são ruins? Principalmente se irão trazer melhores resultados?

Quando você se sentir pressionado ou sentir a pressão que recai sobre você, faça duas coisas:

       (1) Lide com o que está sentindo primeiro. Não chegue a nenhuma conclusão.

       (2)  Depois que lidar com o que sente e a pressão diminuir, está na hora de avaliar a situação racionalmente, em detalhes, desde analisar o seu comportamento até analisar o comportamento de outras pessoas. Dessa forma irá criar um plano de ação para lidar com a situação, seja quando você está certo ou seja para quando você estiver errado.

Ao invés de ceder para o que está sentindo e chegar a conclusões equivocadas, lide com seu emocional primeiro. Diminua a pressão. E somente depois de analisar a situação racionalmente, você então toma uma decisão e cria uma estratégia para tentar resolver o problema.

A vida irá naturalmente colocar muita pressão em você e por causa disso, você precisa estar preparado e aceitar que irá ter que passar por isso. Se deseja crescer e se tornar em um homem bem desenvolvido, basta ter o foco de que a pressão irá aparecer cedo ou tarde e que você terá que lidar com ela. Quem sabe a pressão esteja sobre você nesse exato momento.

Você tem duas escolhas:

     ¨     Se adaptar

     ¨     Não se adaptar e tentar viver com as consequências ruins que cairá sobre você – ao menos na maioria dos casos

E por mais que seja doloroso ou difícil, esse processo de adaptação é necessário. Para alguns será fácil, para outros será mais difícil. Como eu disse, não fique olhando a grama do vizinho. Foque-se em cultivar o seu jardim. Foque-se em trabalhar com aquilo que você pode, ao invés de se focar naquilo que você não pode mudar o melhorar.

E a melhor parte é que a adaptação não precisa ser perfeita. Você pode ter o mínimo necessário para ter mais resultados positivos que negativos. Por exemplo, se na vida social pede o mínimo de nível 4 até o nível 6 de adaptação, você pode desenvolver o mínimo, que no caso é o nível 4, 5 ou 6. Geralmente essa é a estratégia para ao mais preguiçosos ou que tem mais dificuldade em se adaptar.

Se conseguir entender o mínimo necessário para se adaptar, você entenderá que na maioria das vezes é você quem está colocando barreiras em sua evolução porque em muitos casos você não quer, ao menos inconscientemente dar esse próximo passo ou entrar na próxima fase da vida. Você quer se manter como é e por isso vem o choque de realidade.

O choque de realidade acontece quando você chega um momento onde você tem que entrar em uma nova fase e não está preparado para ela. Então o que você faz é usar tudo que dá certo pra você na fase 2, como se fosse funcionar na fase 3. Como não funciona, então acontece o choque de realidade.

Como eu disse várias vezes, a vida é sobre adaptação. Então entenda suas limitações para entender o que você pode ou não fazer. E ao invés de perder tempo com o que não pode fazer, foque-se naquilo que pode fazer. Sua vida será muito melhor ao se focar no que pode fazer.

0 Comments:

Postar um comentário