quarta-feira, 13 de março de 2019

Dia 92 Perder e ganhar

Posted by Gabriel Orcioli on março 13, 2019 in | No comments

“Não importa o que o ser humano faça, por causa do sistema atual poucas pessoas terão sucesso e a grande maioria irá viver no insucesso. Então pode tentar e tentar, por causa do sistema atual o mundo ficará cada vez pior” – Gabriel Orcioli

Bem, uma das coisas mais difíceis de compreender é o conceito de vencer ou perder na vida. Há muito tempo atrás quando eu estava no começo de minha jornada, onde eu ainda não sabia o que era o sistema atual, me peguei a refletir sobre a questão de vencer ou perder. Foi então que começou a surgir o conceito da Fórmula Do Sucesso.

A Fórmula do sucesso explica a razão de algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não. Explica as razões de competência individual versus as influências externas (competição, influência dos amigos, sociedade, mídia, sistema atual, informações, oportunidade, mercado, política, recursos financeiros principalmente, e etc) e internas (baixa autoestima, limitações, deficiências, decisões pessoais, escolhas, problemas, administração de problemas e conflitos e etc).

Outro fator muito importante é que o sistema somente premia os “melhores” ou se preferir, pode pensar que para uma pessoa ser muito bem sucedida é preciso que dezenas, centenas ou milhares de pessoas sejam mal sucedidas como por exemplo, para o dono do MAC Donalds ser bilionário, é preciso milhares de pessoas ganhando menos de 1500,00 reais por mês.

Tem muita gente que adora dizer que pessoas que são ricas são tristes, materialistas e etc, mas será que isso é realmente um problema? Será que dizem isso para aceitar o fato de que nunca serão ricas ou bem sucedidas?

Os monges não entendem que é possível ter uma vida feliz e completa quando você é milionário ou bilionário. Muitos dizem que pessoas ricas, milionárias e bilionárias são tristes mas não é bem assim. Foi comprovado que as pessoas que possuem mais dinheiro são as mais felizes, as mais completas e as mais dedicadas.

Essa história de que pessoas bem sucedidas e ricas são tristes é falsa. Todos temos problemas e os mais pobres são os que mais tem problemas, são os mais tristes e os que mais tomam decisões “ruins”. Só que não adianta culpa-los quando o sistema atual os obrigada e os escraviza dessa forma.

Sendo assim, o conceito de “vencer” ou “perder” se modificou em minha mente. Agora, não penso mais em “perder” ou “ganhar” como o sistema atual obriga. Eu penso que “ganhar e perder é inevitável e não deve ser o objetivo”.

“Gabriel, você está louco? Como eu tenho que tentar evitar parar de pensar em perder ou ganhar?”

Se duas pessoas excelentes no que fazem jogarem uma contra a outra, querendo ou não uma delas irá vencer e a outra perder. É inevitável. Talvez uma delas tenha uma vantagem de ter nascido com a tendência de ter facilidade em determinada área ou trabalhou por muito tempo para ficar muito bom.

De qualquer forma, comecei a eliminar a ideia de perseguir a vitória ou derrota ou seja, eu parei de me focar no resultado.

Pense da seguinte forma: se o resultado é inevitável (ganhar ou perder) porque irei seguir minha programação me focando no resultado? Por que irei me focar em ser tão bom quanto alguém é se as minhas tendências, limitações e principalmente as oportunidades não são as mesmas?

Levando em consideração essas perguntas a minha realidade começou a mudar. Sem dúvidas vencer é importante mas mais importante do que isso é:

   Ø Entender suas limitações ou seja, o que você pode ou não alcançar ou conquistar
   Ø Entender todo o processo para alcançar seu objetivo
   Ø Se focar na jornada, entendendo que resultados são inevitáveis
   Ø Entender que não é porque alguém é bem sucedido que eu também serei tão bem sucedido quanto aquela pessoa

   Ø Entender que oportunidades raramente são as mesmas e se alguém é o primeiro em algo, não significa que eu também posso ser, tanto porque as oportunidades no mundo estão ficando cada vez mais escassas. Principalmente com tanta empresa e pessoas com fórmulas e algoritmos para encontrar oportunidades e prever resultados.

Entre outros.

Perceba que se você seguir sua programação terá uma necessidade muito forte de imediatismo. O que significa que seu foco está em conquistar resultados rápidos e imediatos, ignorando suas limitações, problemas, oportunidades, conhecimento e etc. De forma simples, você quer resultados porém ignora completamente todo o processo que o levará a conquistar esses resultados e para piorar ignora totalmente que as suas oportunidades não são as mesmas oportunidades da pessoa bem sucedida e também ignora que os seres humanos são diferentes ou seja, se eu tenho facilidade em matemática, conseguirei por exemplo ser um bom jogador de poker, diferentemente de alguém que tem uma tendência maior para letras.

Se eu tenho uma facilidade nas habilidades sociais, significa que serei muito melhor socialmente do que aquele que tem uma vantagem intelectual.

Perceba que nossas regras para praticamente tudo na vida são as seguintes:

    1.     Entender a nossa realidade, entender o caminho que teremos que seguir para alcançar o que desejamos. Temos que entender nossas limitações, deficiência e problemas. Temos que ver a realidade como ela é e não olhar a realidade através dos resultados ou imediatismo.

    2.     Somente depois da primeira opção, começar a trabalhar em cima daquilo que podemos conquistar.

Por que estou dizendo isso?

Se você for alguém que se espelha no resultado de outra pessoa e ignora completamente o ponto (1) explicado anteriormente, você está cometendo um GIGANTESCO ERRO.

Pense da seguinte maneira:

  Ø Suponha que você tenha uma limitação da qual desconhece e por acreditar que pode alcançar os mesmos resultados que alguém muito famoso, você tenta, tenta, tenta e não consegue. Onde está o problema?

O problema está em sua frente e você é incapaz de vê-lo. Por causa disso você pode entrar em depressão, acreditar que tem algo errado com você, que é incapaz, que não é bom o bastante, e assim irá criar crenças tão prejudiciais em cima de si mesmo que nunca mais conseguirá ou acreditará que pode ser bom em alguma coisa.

O problema que antes era uma coisa só, agora se espalha para várias áreas de sua vida, aumentando sua insegurança, medo, e principalmente ferrando com sua autoestima. O que naturalmente leva a vícios, raiva, estresse frequente e etc.

Sim, meu caro. O sistema ferrou com você de tal forma que você não faz ideia. Para piorar muitos de vocês irão usar a raiva e o “foda-se” para determinar como será a vida de vocês e naturalmente, serão incapazes de ver onde continuam a errar principalmente se tiverem resultados positivos ou melhores do que antes.

Serão incapazes de ver onde estão errando.

Tudo isso acontece por causa do sistema atual que ferra com você. Perceba que tudo começou com uma crença sem uma justificação ou uma crença que se usa de motivação irracional ou seja, uma motivação sem uma base sólida, uma motivação sem analisar a situação corretamente e somente depois chegar a conclusões.

Qual foi o erro então?

Os erros foram vários como por exemplo, não ter um plano de vida bem elaborado, sabendo exatamente a missão de vida, e o que levaria perfeitamente a um entendimento de qual fase da vida se encontra e quais são as suas prioridades.

Esse erro é o pior e por causa das pessoas não serem capazes de entender esse erro, elas cometem erros ainda piores porque elas olham para a vida e começam a determinar o que elas “acreditam”, “sentem” ou “acham” que é melhor pra vida delas e muitas delas fazem cursos ou tomam decisões inadequadas porque ignoram completamente a fase da vida que se encontram e depois ficam se perguntando:

Ø Onde foi que errei?

Aí vem o desespero, vontade de desistir, medo de tentar, e naturalmente obriga a pessoa a usar o imediatismo e o sentimentalismo para tomar decisões. Então, outro erro, ainda pior é cometido.

Esses erros estão ligados diretamente com duas coisas fundamentais:

  Ø O sistema atual que impede que você tenha as melhores decisões e em consequência seu gerenciamento de vida é de uma completo perdedor ao invés de ser um gerenciamento profissional. Se você é incapaz de gerenciar sua vida de forma profissional, sua vida continuará a ser uma porcaria.

   Ø A programação humana ou seja, como não tem as melhores informações e não tem um guia ideal, irá seguir o que sente, o que acredita ser melhor, sem nunca realmente se libertar.

Tudo aquilo que acontece com você tem uma razão.

Bem, voltando ao erro principal que quero mostrar aqui, o erro é muito fácil de entender. O seu erro foi acreditar que poderia ser tão bem sucedido quanto outra pessoa ignorando completamente a fórmula do sucesso, a lógica, a razão e ainda levando em consideração conclusões baseadas em sua limitação de conhecimento, crença e mentalidade.

No caso, você chegará a conclusões inadequadas, irá acreditar nessas conclusões e irá se afastar de todos que dizem o contrário ou que tentam mostrar pra você que você está errado.

O principal erro foi chegar a conclusões inadequadas desde o primeiro momento. Ao invés de chegar a conclusões, sempre questione: será que existe algo que preciso saber antes sobre isso ou aquilo? Se existe, como posso fazer para descobrir essas informações antes de dar o próximo passo?

Uma vez que compreendi melhor o que significa “vencer” ou “perder” eu percebi que algumas pessoas tem grandes vantagens sobre as outras.

Por exemplo, um homem muito bonito irá conseguir atrair muito mais mulheres do que um homem feio e naturalmente terá uma vida sexual muito mais ativa. Logo se um cara feio acredita que pode ser tão bem sucedido quando o cara bonito, logicamente cometeu um grande erro.

O que mais vejo são pessoas comprando diversos cursos de sedução acreditando que podem ter os mesmos resultados que o cara que criou o curso e principalmente acreditam que podem ter resultados rápidos. Esse é um grande erro a não ser que seja tão bonito que a pessoa ou que tenha excelentes vantagens em relação aos pilares da atração feminina.

Não é porque alguém tem sucesso que você também terá, principalmente quando a pessoa tem vantagens das quais você não tem ou seja, o jogo será bem mais difícil e complicado pra você. É assim que é a vida porém podemos mudar isso por exemplo, e se você aprendesse desde cedo como a programação humana funciona, mudaria alguma coisa em sua realidade?

Mudaria tudo! Uma vez que você sabe como o ser humano é e o que busca, tudo que tem que fazer é se adaptar.

Agora pense comigo, se na beleza essa lógica funciona tão bem, você consegue levar essa lógica para grandes empresas e pessoas milionárias e bilionárias?

A lógica não muda porque não importa se é sedução ou finanças, a fórmula do sucesso explica qualquer tipo de sucesso, até mesmo aqueles que não esperávamos que fosse possível.

O que você pode tirar de lição da meditação de hoje?

Espero que uma das lições seja: não se baseie no que alguém faz antes de avaliar a sua realidade para descobrir se em sua realidade o que acontece na realidade de outra pessoa possa ser aplicado ou ao menos descubra o que precisa fazer e como terá que se adaptar para melhorar seus resultados.

Caso ainda esteja em dúvidas pense da seguinte maneira: por que alguns times de futebol sempre vencem e os outros sempre perdem?

Ou então pense assim: o que faz o Messi ser melhor que Neymar ou melhor que todos os outros jogadores abaixo do nível do Neymar?

Quando compreender o que faz uma pessoa ser melhor do que a outra, finalmente estará acordando para a realidade e irá entender melhor que antes você estava com os olhos fechados e agora, você sabe como a realidade realmente é.
 

0 Comments:

Postar um comentário