sábado, 30 de março de 2019

Dia 141 Problemas e conflitos 15 - Lidar contra provocações e bullying 2

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments


Como lidar com o bullying em situações onde não existirá consequências terríveis como a morte ou violência até você desmaiar?

Existem muitas soluções para esses problemas e irei explicar solução por solução. Irei começar com a solução mais agressiva e conforme formos avançando irei ensinar outras defesas como:


     ¨     Defesa passiva
     ¨     Defesa moral
     ¨     Defesa Emocional
     ¨     Defesa Social

E assim por diante.

Quando estamos em uma situação onde o máximo em relação as consequências será parar no hospital por causa de uma briga de rua, então a história é outro completamente diferente. O que significa que agora temos muitas opções na mesa:

     1.     Agressividade e violência.

Quando estamos lidando com provocações e bullying o que mais os valentões temem é justamente uma briga. Muitos deles não fogem de uma briga, mas o que acontece se você entrar em uma briga com eles?

Não pense que você precisa vencer a briga. Muitas vezes depois da briga, os valentões tentem a deixar você de lado. Mas por que?

A partir do momento em que você não tem mais medo de apanhar ou de sofrer consequências, você vai de encontro com as consequências. Você irá lutar e mesmo que perca a luta, os valentões irão perceber que você não tem mais medo e quando você não tem mais medo, eles perdem toda a vantagem deles sobre você.

A primeira lição é entender que o medo te move para posições extremamente prejudiciais. Então se você passar a lidar melhor com o medo, irá conseguir maior respeito.

Durante muito tempo eu sofri bullying e não reagia. Eu tinha medo de me machucar, o cara era maior do que eu, e eu era um completo covarde. Durante anos sofri na mão de vários indivíduos e pode ter certeza assim que eu tiver dinheiro suficiente vou encontrar um por um, mas continuando, um dia, depois de anos sofrendo bullying, eu resolvi não deixar barato. Então o que aconteceu foi que um dia esse cara me provocou usando as palavras e eu retruquei. Então a galera pilhou em cima dele e ele para não perder valor ou para “não deixar por isso mesmo” disse que iria me quebrar todo lá fora.

Eu estava com tanta raiva que eu virei pra ele e disse: “foda-se”.

Na saída, ele veio pra cima. Ótimo, trocamos chutes, socos mas nada demais. Ficou tipo elas por elas. E eu percebi que o medo que me impedia de entrar em uma situação que poderia me machucar era uma completa BESTEIRA.

Eu escuto alguém dizendo: “Gabriel, ele está indo atrás de você novamente”. Então já me preparei e ele veio, ele deu um chute, devolvi, então eu disse: “pare isso não vai levar ninguém a lugar algum, você venceu”, então ele disse: “agora você quer parar”. Então ele acreditou que estava na vantagem. Rapidamente consegui dar um soco na cara dele e ele caiu e a galera veio e separou.

O que aconteceu depois?

Eu não fiquei com nenhuma marca em meu corpo. Acho que sou resistente de alguma forma mas nem vermelho ficou. Só que ele cometeu o erro de tirar a camisa e ao tirar a camisa por causa dos socos e chutes, ele é muito branco, então ele ficou todo vermelho e com uma marca de soco no rosto.

Quando ele fez isso, ele perdeu o valor total dele e naturalmente as pessoas começaram a perder o medo de brigarem com ele ao verem as marcas no corpo dele.

Naturalmente no outro dia, várias pessoas me deram os parabéns por vencer a briga e adivinha o que aconteceu depois?

Ainda mexiam comigo mas era de leve ou seja, não me prejudicava de forma alguma. Eles me deixaram de lado e foram procurar outra pessoa para provocar.

Se você perder o seu medo coisas incríveis podem acontecer. Só que uma das lições que quero que você entenda é que, mesmo que eu tivesse apanhado eu teria causado DANO. E quando você causa dano em um valentão, mesmo que você apanhe mais, o valentão será desmotivado a querer continuar brigar com você.

Ele pode pensar: “Por que iria provocar esse cara, se existem vários outros que não irão reagir contra mim? Vou provocar os mais fracos”.

Lembre-se que a maioria desses valentões são extremamente covardes, provocando e aplicando o bullying contra aqueles que não irão reagir ou irão se submeter. É um jogo de poder no final das contas.

O ser humano faz isso naturalmente porque é programado para sobreviver, reproduzir, ter o máximo de prazer e ter a melhor qualidade de vida. Fazer com que as pessoas se submetam a você faz com que:

     ¨     Seja mais respeito através do medo
     ¨     Seja os mais cotados para reproduzir (sexo)
     ¨     Tenha maior dominância sobre seu ambiente e pelo grupo, principalmente em relação as mulheres

Entre outros. Quem pratica o bullying é alguém que recebe muito prazer e recompensas por submeter você a ele.

Quando você perde o medo e não se submete é o dia em que irá se livrar – ao menos na maioria dos casos. Existem algumas situações onde mesmo brigando com a pessoa, a pessoa continuará e terá que brigar várias vezes com elas ou então se defender com maior frequência.

E Quando eles atacam com mais de um bullie?

Aí ferrou porque em situações assim não tem como você vencer. Em situações assim é interessante que você tenha duas coisas:

     ¨     Que seja um cara muito louco como o Wayne que descia o cacete em quem praticava bullying. Clique Aqui para assistir o episódio. O cara é muito louco. Não tem medo de apanhar e de bater.

     ¨     Terá que criar grupos onde possa se proteger ou onde possa se garantir ou seja, criando um grupo de resistência contra esses monstros valentões que se acham os fodões.

Caso não consiga nenhuma dessas opções, terá que usar outras opções para evitar sofrer bullying. Isso porque se sempre usar o medo ou se submeter é o mesmo que motivar os agressores a continuarem e continuarem infindavelmente. Vou explicar suas opções de como lidar com essas situações. Existem várias opções mas a de criar grupos ou de ter alguém para protege-lo faz enorme diferença.

     2.     Alguém para defende-lo(a)

Se você tiver alguém para defende-lo ou alguém que odeia bullying e ataca os bullies, seria perfeito.  Mas a vida não é assim. Nem sempre teremos alguém para nos defender.

Quando não somos capazes de nos defender mas temos proteção, acontece duas coisas:

     ¨     Você percebe que fica mais corajoso para enfrentar as pessoas e até mesmo começa a ser um bullie porque percebe que tem poder ou vantagem sobre os outros. Então pode usar sua vantagem e prejudicar outras pessoas simplesmente porque você pode. E muitos seres humanos são assim, principalmente quando possuem proteção.

     ¨     As pessoas, principalmente os bullies irão evitar mexer com você. Principalmente quando sabem que a pessoa que protege você é capaz de descer o cacete neles.

Agora, se as pessoas erradas defenderem você, você irá sofrer muito mais bullying. Por exemplo, o que acontece se sua mãe ou pai defenderem você?

Na maior parte dos casos, o bullying somente piora. Por isso que muitas crianças e jovens preferem esconder o bullying ou os abusos. Eles sentem vergonha e em muitos casos instintivamente sabem que se contarem pra alguém ou tentarem fazer alguma coisa a situação irá piorar.

Existem outras razões para não contarem.

Se a pessoa errada defender você, irá perder valor e as provocações irão continuar, piorando cada vez mais.

     3.     Evite ao máximo humilhações e se estiver em alguma situação de humilhação saia o mais rápido possível dela ou desça o cacete em alguém que está humilhando você

Um dos problemas é que quando perdemos valor, algumas vezes teremos que lidar com a humilhação de várias pessoas e essas humilhações são as piores, como por exemplo, clique aqui e veja uma dessas humilhações. Caso veja situações assim, proteja a pessoa que está sendo humilhada e a tire da situação. Eu gosto de me vingar dos agressores, independente se são mulheres ou homens. Clique Aqui e veja outra humilhação. Se sou eu ali, não quero saber se é mulher ou homem, iria tomar uma que nunca iria esquecer na vida.

Muitas vezes, como não temos o conhecimento somos incompetentes em evitar situações onde podemos sofrer humilhação. Em muitos casos, nos colocamos nesse tipo de situação. Como não temos conhecimento lidamos muito mal com as situações e as situações ruins podem ficar ainda piores rapidamente.

Como fazer para evitar situações onde serei humilhado?

Bem, a resposta é muito simples:

     ¨     O que faz para viver situações de humilhação com frequência?

Existem muitas situações onde nós mesmos nos humilhamos ou incentivamos ou fazemos as coisas ficarem piores. Por exemplo, você pode tentar conquistar uma mulher e entregar flores pra ela, se declarar na frente de todo mundo e levar um fora. Uma vez que for “humilhado” pela garota ou receber um fora na frente de todo mundo, isso irá te perseguir pelo resto de sua vida.

Essa é uma da situações das quais você poderia evitar facilmente evitando ao máximo se declarar para a garota na frente de tantas pessoas.

“Gabriel, como posso conseguir sair de situações humilhante?”

E vou te explicar no próximo texto.

























0 Comments:

Postar um comentário