sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia 134 Problemas e conflitos 9 - Lidando com o seu estresse 1

Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in | No comments

Agora que você aprendeu sobre o que é o estresse e como afeta nossas vidas, está na hora de aprender a lidar melhor com o seu estresse.

Como podemos lidar com o estresse?

De duas formas:

     1.     No curto prazo: quando estamos experimentando o estresse

    2.     No médio e longo prazo: com estratégias e desenvolvimento na intenção de aumentar nossa resistência e aumentar a quantidade de dias em que não ficamos estressados

É importante que entenda que não existe essa de “nunca mais ficar estressado”. Cedo ou tarde você ficará estressado, não importa o quão bom você seja em lidar com o estresse. O segredo está em diminuir a frequência e a quantidade de dias que sofremos por causa do estresse.

Vamos começar analisando o que você pode fazer no médio e longo prazo para sofrer menos por causa do estresse e ao mesmo tempo aumentar sua resistência:

     ¨     Cuidar melhor de seu corpo, de sua saúde e de sua mente. Malhar, correr, se exercitar, ter hobbys, meditação e etc.

     ¨     Começar a trabalhar em cima de seu desenvolvimento. Quanto melhor for o seu desenvolvimento melhor é sua adaptação e maior a sua resistência contra a pressão

     ¨     Ter seus planos muito bem definidos como Plano A, B, C e D

     ¨     Entender a fase da vida da qual se encontra e quais são as prioridades

     ¨     Encontrar os melhores Desestressadores que funcionam melhor pra você. No caso terá que testar várias coisas até encontrar aquelas que funcionam melhor pra você. Pode ser objetos, músicas, fotos, ou até mesmo se ausentar da situação estressante.

     ¨     Entender as suas limitações e problemas que você pode ter, sejam eles emocionais, físicos, cognitivos e etc

     ¨     Descobrir se tem alguma doença que possa prejudica-lo. Uma vez que entender a sua doença e o que ela faz com você, será capaz de criar uma estratégia para diminuir o dano que essa doença faz em você e nas pessoas próximas a você

     ¨     Começar a ter uma vida mais positiva e produtiva
     ¨     Focar-se em se adaptar melhor a vida e a realidade
     ¨     Treinar sua paciência, inteligência emocional, administração de problemas e conflitos
     ¨     Começar a treinar sua capacidade de amenizar, diminuir ou evitar o estresse
     ¨     Descansar
     ¨     Investir em calmantes naturais
     ¨     Fazer terapia
     ¨     Ter tempo para lazer e também para treinamentos certos
     ¨     Administrar melhor o seu tempo e responsabilidades

Entre várias outras

Entendendo o seu padrão

É importante que você tenha uma lista de coisas que são estressantes pra você e colocar um número de 0 a 10 em cada item de sua lista. Essa lista você sempre deixará em um local fácil de encontrar porque você ao fazer seu diário emocional, irá colocar novos itens de acordo com seu estresse.

Entenda que muitas vezes não é o trabalho que é estressante. Muitas vezes é algo em paralelo que ainda não percebe mas que faz você ficar estressado no trabalho e por causa disso passa a pensar que o trabalho é estressante.

Muitas vezes também cometemos o erro de fazer várias coisas e isso pode ser um grande problema. Se exagerar na quantidade de coisas que faz, seu cérebro uma hora não vai aguentar. Então ao sentir que está estressado com frequência, cansado, querendo desistir, entrando em depressão, entre outros sintomas, pode ser por estar se esforçando demais, fazendo várias coisas ao mesmo tempo quando não deveria.

De qualquer forma, faça a sua lista.

Essa lista mostrará pra você os principais itens criando assim um ranking de coisas que são extremamente estressante pra você.

O que você vai fazer com essa lista?

Algumas coisas:

     ¨     O que você pode fazer para diminuir seu estresse em cada situação? Você pode evitar a situação?

     ¨     O que você usa para desestressar? Fez testes com outras coisas como mudar de ambiente, apertar alguma bola nas mãos, socar um saco de areia, malhar, correr, fotos, coisas calmas, cachoeira, mar, e etc?

     ¨     Tomar um banho gelado ajuda? Comer ajuda? Andar ajuda?

Perceba que todos nós temos um padrão para desestressar. Por exemplo, algumas pessoas quando saem de uma situação estressante, se sentem melhor em pouco tempo. Ou seja, a pressão diminui, descendo dos piores níveis, para níveis dos quais podemos suportar. Uma vez que o estresse entra nesses níveis onde temos maior controle ou seja, nosso racional consegue falar mais alto que o irracional, então podemos voltar para as nossas tarefas normalmente.

Uma mãe que não aguenta mais ficar com os filhos, ao pegar uma semana de folga, irá se sentir muito melhor, mesmo que tenha que voltar para a situação estressante que é cuidar dos filhos.

Ao entender seu padrão de estresse, você conseguirá encontrar novas opções para lidar com o estresse, ao invés de simplesmente “deixar as coisas acontecerem naturalmente”.

Momentos estressantes tem de monte, e nós já entendemos que um objeto ou material pode se partir em duas partes dependendo da pressão que é colocada sobre eles. Sendo assim, qualquer área de nossa vida sofre pressão. Em algumas áreas lidamos muito bem, o que significa que a pressão aplicada nessa área não é forte o suficiente para nos quebrar ou prejudicar.

Muitas vezes pode ser alguém que te desrespeitou no transito, e por causa disso ficou extremamente estressado. No caso é preciso:

     ¨     Entender a situação e aprender a lidar com ela
     ¨     Procurar ajuda caso não consiga sozinho
     ¨     Entender os padrões de estresse na situação e procurar soluções eficientes e não prejudiciais. Por exemplo, muita gente tímida e insegura prefere se esconder no quarto quando sabe que será uma situação estressante ir até a cozinha e conversar com as pessoas ali ou então a pessoa sofre bullying ou tem alguém que mexe com ela e ela não sabe o que fazer, então prefere se isolar.

Sendo assim você precisa entender:

     Ø Quando fica estressado?
     Ø Por que ficou estressado? É uma questão de curto prazo ou de longo prazo?
     Ø O que aconteceu antes do estresse começar?
     Ø Qual foi o gatilho que fez o estresse aparecer?
     Ø Quais são os Desestressadores que tem usado? Existem outros? Quando irá testar?
     Ø Como você lidou com o estresse?
     Ø Existem soluções melhores para lidar com o estresse?
     Ø O que você tem feito que tem piorado seu estresse?
     Ø  O que você pode fazer a partir de hoje para resolver melhor sua maneira de lidar com o estresse? Essa decisão que tomou irá ser prejudicial pra você? Por exemplo, se isolar de uma situação social por insegurança ou timidez.
     Ø O que geralmente você faz que ajuda o seu estresse a diminuir ou passar?

Você pode fazer muito mais perguntas.

É importante entender que o estresse não acaba de uma hora pra outra. O que acontece é que, quando estamos estressados, a intensificação é muito alta. Geralmente é 8, 9 ou 10. O que acontece quando lidamos inicialmente com o estresse é que diminuímos a pressão de nível 8 por exemplo, para o nível 7, 6, 5 ou 4. Nós acreditamos que pelo fato da intensificação diminuir para um número do qual podemos lidar, significa que estamos controlando o estresse, mas não é verdade.

Você pode ter conseguido sair de uma situação muito estressante e ter entrado em uma situação de estresse do qual consegue lidar, porém o estresse continua ali.

O estresse para sair de seu organismo pode demorar horas, dias e até semanas. Por exemplo, é comum que você consiga diminuir seu estresse, mas depois acontece alguma coisa que faz seu estresse voltar novamente ou ficar ainda pior.

Por exemplo, no trabalho ficou extremamente estressado, ao sair do trabalho sentiu um alivio e seu estresse diminui, mas chegando em casa, seu filho faz algo que você não quer que ele faça e adivinha o que acontece? O estresse volta a ficar intenso novamente.

Só que agora, você irá punir seu filho de forma desproporcional. Mas como?

Como seu filho fez algo errado, você pensará que está punindo seu filho pelo que ele fez, mas na verdade, você estará punindo seu filho de forma exagerada porque irá descontar o estresse do trabalho em seu filho. Ao invés de dar duas palmadas de leve porque o erro do filho não foi tão grande, você poderá dar 20 palmadas extremamente fortes e fazer seu filho se sentir um completo merda.

Eu apanhava direto do meu pai sem razão e ele sempre descontava a raiva e o estresse dele em mim ou seja, ao invés dele ir malhar ou ter um saco de areia em casa para descontar a raiva e estresse, eu era o saco de areia.

Bem, depois que responder as perguntas mencionadas anteriormente, você terá uma excelente ideia do que acontece com você e o estresse. Irá conseguir descobrir como o seu estresse começa e o que pode fazer para evita-lo. Será capaz de criar estratégias eficientes para diminuir a influência do estresse e naturalmente ter uma vida muito mais equilibrada e feliz.

Agora, se você não responder as perguntas, nunca entenderá seu padrão e nunca saberá o que pode fazer no médio e longo prazo para diminuir a pressão e a frequência do estresse.

Você não saberá onde está exagerando como por exemplo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, colocando enorme pressão no seu cérebro. Seu cérebro pra recuperar, irá fazer você ficar desanimado, estressado, com vontade de mandar tudo para os ares e até entrar em depressão.

O que apresentei aqui são soluções simples mas eficientes para serem aplicadas no médio e longo prazo. Se você faz o Diário Emocional meus parabéns, irá aprender a lidar com essas situações estressantes corretamente. Se você não faz o diário emocional, então comece a fazer.

Se você nunca entender o seu padrão de estresse, você irá causar muito dano sem necessidade.

No próximo texto irei falar sobre lidar com o estresse no curto prazo. Aqui você aprendeu as estratégias de médio e longo prazo.

0 Comments:

Postar um comentário