sábado, 30 de março de 2019

Dia 159 Inteligência Emocional - Lidar com a pressão emocional que as pessoas sofrem

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments

Um dos maiores erros que grande parte das pessoas cometem, talvez até você, é:

        ¨     Alguém está sofrendo por causa da pressão emocional e ao invés de você entender a situação e ver o que pode fazer para diminuir a pressão emocional, você vai lá e coloca ainda mais pressão.

Qual o erro?

Como as pessoas geralmente lidam quando estão passando pela pressão emocional e alguém fica colocando mais pressão na pessoa?

A pessoa não conseguirá lidar com a situação e é uma questão de tempo até a situação ficar tão ruim, que ambos por causa do que sentiam, passam a serem inimigos.

Por isso minha dica pra você é, quando reconhecer em você e na outra pessoa que ambos estão enfrentando a pressão emocional, pela um tempo para tomarem uma água e depois voltem a conversar sobre o assunto com a cabeça fria.

Essa é uma estratégia muito simples mas muito inteligente. A partir de hoje ao estar com a cabeça quente, é importante que avise as pessoas próximas a você ou que saia da situação, vá tomar uma água, vai dar uma volta para esfriar a cabeça e somente depois volte para a situação renovado. Alguns gostam de tomar banho gelado, eu prefiro me afastar por alguns minutos, pensar de forma racional e estou de volta. Não significa que a pressão foi embora, nada disso. Significa que a pausa permitiu que aquele momento de forte pressão fosse quebrado e essa quebra na pressão é muito importante.

O que acontece se você não quebrar a pressão?

Se você não pausar, a tendência é que a situação escale e fique pior rapidamente. Se você conseguir reconhecer a situação de pressão e entender o potencial que a situação tem de ficar ruim, você será capaz de resolver o problema logo no começo. Será capaz de reconhecer quando a outra pessoa está começando a perder o controle ou então perceber quando a pessoa começa a perder a razão ou a lógica daquilo que diz ou defende. Esse é o ponto de quebra ou seja, o momento limite onde se a situação não for controlada, irá passar dos limites. E toda vez que uma situação de pressão emocional passa do ponto de quebra, o dano foi causado. O que significa que agora é sobre o tamanho do dano e não sobre resolver a situação.

Conforme o dano aumenta, as soluções eficazes diminuem. Por isso é interessante reconhecer o próprio padrão emocional e ter uma ideia do padrão emocional de outras pessoas. Você não precisa ser perfeito nisso. Basta ter uma noção básica. É muito importante que não reflita nas pessoas o seu estado emocional ou que as pessoas irão agir da mesma maneira que você. Esse é um erro amador.

Cada pessoa é diferente. Não espere que as pessoas ajam como você deseja ou tem expectativa. Você irá se frustrar ainda mais.

A minha dica é, como você não sabe, simplesmente sempre espere pelo pior. Imagine que a pessoa irá lidar muito mal com a situação e que ela é incapaz de resolver a situação corretamente. Então você dá um tempo, analisa a situação, para descobrir se você está certo.

Por que pensar assim pode fazer muita diferença?

Como você não tem informações sobre a pessoa, é melhor agir de forma conservadora e sempre esperar o pior. Além de não colocar mais pressão na situação por causa das expectativas que foram frustradas, você conseguirá entender o que a pessoa é capaz de fazer quando não se sente bem ou como ela lida com a pressão ou com você.

Assim conseguirá descobrir se a pessoa é capaz de pedir desculpas, ou simplesmente se ela é do tipo perdedora que acredita que o tempo tudo resolve ou que o tempo irá resolver. Quando a pessoa acredita que o tempo resolve, ela está dizendo que ela é tão ruim que ela é incapaz de ser responsável pelas coisas ruins que ela faz e por causa disso, fica esperando que algo aconteça que resolva a situação milagrosamente.

E quando você consegue informações sobre a pessoa, você irá descobrir como deve se comportar e agir. Você descobre como tem que se adaptar as pessoas e as diferentes situações. Você entende melhor a dinâmica que tem os relacionamentos.

Por exemplo, um rapaz que trabalha muito bem, tem um cara que é responsável mas que é um péssimo líder. O que acontece é que no lugar onde ele trabalha, ele não sabia que todas as pessoas que estavam na liderança ou que eram responsáveis, tinham um acordo entre eles. Quando algum líder era ruim ou fazia algo errado, a empresa encobria e defendia o agressor e se posicionava contra a vítima.

Uma vez, esse rapaz resolveu jogar na mesma moeda com esse cara folgado. Então a responsável por ele chamou ele para conversar, dizendo que ocorreu uma situação e que ele, que não tinha feito nada de errado, deveria se desculpar.

E esse tipo de problema não acontece somente em muitas empresas. Existem órgãos do governo que forma corrompidos como por exemplo, em alguns lugares do mundo existem vários predadores sexuais. Agora imagine que policiais, políticos, todos estão em um complô para manter essa rede de agressão sexual e desaparecimento de pessoas.
Por isso irei instalar o novo sistema porque o novo sistema não permite de forma alguma que esse tipo de coisa aconteça ou seja, o novo sistema não depende de pessoas mas sim de processos.

O que quero dizer aqui é que, é muito importante que analise ou entenda ao menos como as pessoas ficam frustradas e como elas lidam com a pressão.

        ¨     Quando ambos estão sofrendo pressão, não importa quem está certo ou quem está errado. Todos os argumentos usados serão usados para defender o que sentem. Nesse caso, ao menos um dos dois precisa ser capaz de entender a situação e decidir dar uma pausa e voltar depois para falar sobre o assunto. Se ambos não conseguem dar uma pausa, então naturalmente o caos irá reinar.

E eu vejo isso acontecer no trabalho, em famílias mas principalmente em relacionamentos. Perceba que isso não tem nada a ver com Ego. Tem a ver somente com a pressão emocional e como as pessoas lidam com ela.

Se perceber que alguém está perdendo o controle e prejudicando a situação, você precisa saber como lidar com essa pessoa. E na parte de administração de problemas e conflitos expliquei em detalhes como lidar com pessoas estressadas, nervosas, chateadas, que sofrem pressão e etc.

Entenda que se for capaz de diminuir os danos do problema ao quebrar o ciclo da pressão emocional com uma pausa, com posicionamentos corretos, um dano que seria muito prejudicial, irá cair até 80% dependendo da situação. Quanto menor o dano causado, mais prolongada será o relacionamento.

Existem situações das quais é permitido se estourar e colocar pra fora sua frustração. O problema é encontrar essas situações favoráveis para colocar tudo pra fora. Por isso malhar, correr, comer bem, se desenvolver cada vez mais, entre várias outras coisas, fazem muita diferença e permite que você tenha um maior controle sobre essas situações.


Apenas lembre-se que cada pessoa tem suas limitações, sua realidade e naturalmente lidam com as coisas diferentes de você. Logo não adianta cobrar algo dessas pessoas se a realidade delas é bem diferente da sua. 


0 Comments:

Postar um comentário