quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia 105 Não sou ateu, religioso e muito menos agnóstico

Posted by Gabriel Orcioli on março 21, 2019 in | No comments

Bem, a meditação diária de hoje será muito diferente de praticamente tudo que ouviu até hoje. Vou explicar algo que raramente explico para alguém. Eu não tenho religião, não sigo o ateísmo e muito menos gnoticismo ou agnosticismo.

Minha posição e explicação é totalmente diferente de todas as explicações que já ouviu falar e quando perceber o que é, irá entender porque os seres humanos acreditam ou não em Deus e assim por diante.

Eu já li a Bíblia 4x de capa a capa. Fui religioso por mais de 21 anos. Queria ser pastor mas acabei fazendo matemática da qual não consegui concluir. A razão foi que no último ano entrei em depressão e nesse depressão eu quase que tirei minha vida. Nem mesmo Deus, família, namorada, mãe, pai, amigos, poderiam me ajudar.

Antes de eu tentar tirar minha vida, uma pergunta surgiu em minha cabeça: será que existe alguma razão para continuar vivo?

Hoje eu entendo a razão dessa pergunta existir. Foi a última tentativa de minha programação para tentar me manter vivo. E essa pergunta foi muito importante porque a única razão que apareceu e que realmente fez diferença foi a seguinte: ajudar outras pessoas a nunca passarem pelo que passei e ajudar aqueles que estão passando para que saibam o que fazer depois.

Essa foi a razão que impediu que eu tirasse minha vida.

Por isso eu levo tão a sério a depressão e sei o quanto a depressão pode ser terrível.

A depressão mudou a crença mais importante. O sentido de vida é a crença mais poderosa que temos e pode durar uma vida inteira ou pode mudar por muitas razões como depressão, sofrimento, algum evento marketing, maldade no mundo e assim por diante.

Esse foi o primeiro contato que eu tive com a programação humana mas eu não sabia o que realmente estava acontecendo.

Eu fiquei perdido por um tempo sem saber para onde ir ou o que fazer, até que aos poucos fui entrando no ateísmo. No começo no ateísmo eu era apenas um fanático acreditando que tinha encontrado a verdade e que todos precisavam dessa verdade para serem realmente felizes para que assim o mundo se transformasse em um lugar melhor.
Esse é o nível 1 ou 2 de desenvolvimento ou seja, a pessoa usa o que acredita como verdade absoluta como se fosse a melhor coisa do mundo, mesmo que não seja.

Por muito tempo defendi o ateísmo com unhas e dentes até que comecei a me aprofundar na programação humana e a entender como o cérebro funciona e porque é como é.

Comecei então a estudar mais sobre crenças, sentimentos, e entendi uma coisa que mudou minha vida para sempre.

Quer saber o que era?

Eu descobri que tudo o que sentimos, acreditamos, queremos, desejamos, todas as nossas crenças por mais que sejam extremistas ou fanáticas, levando ou não as pessoas a fazerem o bem ou o mal, tem como objetivo satisfazer os pilares da programão humana:

  Ø Sobreviver
  Ø Reproduzir
  Ø Buscar o máximo de prazer
  Ø Buscar a melhor qualidade de vida ou satisfação na vida

Essa descoberta pra mim acabou com tudo o que eu acreditava. Antes eu achava que fazia sentido debater sobre a existência de Deus, mas com essa informação descobri o quão irrelevante é debater sobre a existência de Deus.

Esses 4 pilares são mais complexos do que você imagina. Se você chegar e dizer que sobreviver é o valor máximo, você acabou de cometer um gravíssimo erro. Existem diferentes níveis de mentalidade sobre sobrevivência por exemplo. Pode ser focada em sobrevivência para o grupo, pode ser focada na intensidade emocional ou seja, quanto mais intenso é o que sentimos mais ou menos importante pode ser sobreviver, como por exemplo, pessoas que cometem suicídio procuram fugir da dor e a morte é uma das formas de não mais sentir dor. O que sentimos interfere em nossa bússola.

Outra coisa que também interfere em nossa bússola são as crenças. Quanto mais forte é a crença e as pessoas estão no nível 1 ou 2 de desenvolvimento, maior é o fanatismo e o extremismo.

Então eu comecei a estudar as raízes do extremismo e do fanatismo. O que eu descobri foi de impressionar. Vou dar um exemplo usando a maioria dos animais.

Quando temos animais selvagens e grandes na selva, ambos comem uns aos outros. É a lei da vida. Agora, se você pegar um cachorro e um gato ou um rato e um gato ou um leão e o ser humano porém ainda filhotes ou pequenos, o que acontece?

Acontece algo incrível na grande maioria das vezes: eles se tornam amigos como irmãos inseparáveis. O que antes os fazia brigar, não faz mais.

Bem, vamos trazer agora para os seres humanos. Assim como no reino animal, nós seres humanos temos inimigos que são outros seres humanos. Esse mesmo efeito que acontece com animais filhotes que crescem juntos, também ocorre com os seres humanos.

De forma simples, o que acontece no cérebro de animais em relação a conexão entre animais de espécies diferentes através do convívio diário, também ocorre com o ser humano.

Outro fator muito importante é o que chamo de “sistema atual”. O sistema atual é quem determina como são os governos e principalmente a sociedade. O sistema atual estrutura o governo e a sociedade. E como é uma estrutura, pode ser moldada e até trocada como já aconteceu centenas de vezes na história da humanidade.

O sistema atual impede que as pessoas tenham as melhores informações e que elas tenham um guia ideal desde quando eram crianças.

“Gabriel, qual a importância de alguém como eu saber disso?”

Por causa da falta de informação, o ser humano é obrigado a procurar guias em outros locais. Então começa a procurar guias em ideologias mesmo que seja as piores, começa a usar as experiências de vida como base para determinar o caminho que irá seguir, começa a usar a dor ou o prazer para determinar o caminho a seguir, pode usar a religião, budismo, ateísmo, entre várias outras coisas.

Agora pense da seguinte forma:

  Ø Se o sistema fosse o novo sistema as pessoas iriam ter as melhores informações desde pequenas e teriam os melhores guias, o que iria acontecer com essas pessoas?

Lembra dos animais que quando crescem juntos desde filhotes, acabam criando um laço que mesmo quando crescem aquele instinto de matar animais de espécie diferente praticamente desaparece?

O mesmo acontece com o ser humano e as informações.

Loucura?

Nós, nos apegamos as informações. Em muitos casos nos agarramos tão fortes as informações que nos tornamos fanáticos e até radicais, principalmente se o nível de desenvolvimento for 1 ou 2.

Pense da seguinte maneira:

  Ø Se você desde pequeno tivesse as melhores informações e recebesse o melhor guia possível, e o sistema fosse o novo sistema oferecendo excelentes oportunidades, como você acha que seria sua vida?

Perceba que quanto melhores são as condições do sistema e melhores são as informações, melhor o ser humano se desenvolve e adivinha o que acontece?

Tudo de ruim que acontece em nossa sociedade, caem para mais de 95%. Isso acontece naturalmente porque quando as pessoas tem a oportunidade de não se envolver com informações de má qualidade, o respeito e o amor ao próximo é inevitável.

Agora, no sistema atual temos uma guerra desnecessária pelo poder, onde indivíduos que por causa da cultura, por causa da maldade dentro de si mesmos e principalmente por causa de ideologias acabam transformando o mundo em um caos.

Perceba que não estou dizendo que a crença é ruim. Nada disso. O que eu percebi foi o seguinte:

  Ø Se acreditar em Deus permite que você sobrevive ou se ser ateu permite que você sobreviva, então através da programação humana, todos ganharam.

O jogo não é sobre “estou certo e você está errado”. Temos que tirar essa ideia estupida de nossas mentes. Temos que trabalhar para eliminar essa ideia de que para nós seremos felizes as pessoas tem que seguir a mesma religião que a nossa ou então ser compatível com o que acreditamos, sentimos ou queremos.

Se qualquer crença tem como objetivo satisfazer os 4 pilares da programação humana, faz sentido alguém matar outra pessoa por causa daquilo em que acredita?

Não faz o menor sentido.

Porém como expliquei, o que acreditamos pode ser tão forte e estar tão enraizado que inverte a nossa bússola. Pegue por exemplo o Nazismo. OO Nazismo distorceu a bússola moral da maior parte de uma nação e como a democracia é uma porcaria, a maioria vence, e o Nazismo subiu ao poder.

Como consequência, o Nazismo matou milhões de pessoas. Tudo porque alguns indivíduos passaram a acreditar que eles eram uma raça superior.

Algo pior que o Nazismo é o comunismo e o socialismo. Existem outras tão ruins quanto essa mas a principal de todas que permite que tudo isso ocorra é o sistema atual.

O sistema atual depende de pessoas e não de processos. E todo sistema que depende de pessoas, é um sistema fadado ao fracasso.

“Gabriel, entendi tudo o que você quer dizer, mas não entendi o que é depender de processos e não de pessoas”

Imagine que você tenha um restaurante. Nesse restaurante tem um garçom muito bom, do qual você aumentou o salário para que a concorrência não o levasse embora. Um dia, ele chega e pede demissão.

Ele era o seu melhor garçom e pediu demissão e por causa disso, alguns fregueses começaram a ir para outro restaurante e você começou a olhar para seus funcionários, quem sabe imaginando ou até mesmo dizendo: “Quem dera se vocês fossem como o fulano que foi embora”.

Qual é o seu erro?

O seu erro é muito simples, você não criou um POP, que é o procedimento operacional padronizado.

Imagine que quando esse bom funcionário estava trabalhando pra você, você analisou em detalhes como ele trabalha, desde a linguagem corporal, atendimento, dedicação, e você pegou tudo isso e criou um treinamento de alta performance baseado na inteligência profissional desse funcionário incrível.

O que você fez agora foi que para alguém fazer parte de sua equipe de funcionários, essa pessoa tem que fazer o treinamento e fazer exatamente o que foi pedido.

Qual foi o resultado?

Agora, todos os seus funcionários são muitos bons em atender os funcionários. Você pegou uma inteligência profissional de alto nível e replicou para todos os funcionários.

Agora, o que acontece quando o mesmo funcionário for embora?

Dessa vez, nada irá acontecer. Se o funcionário for embora, tudo o que você tem que fazer é contratar outro e entregar o treinamento e você terá mais um funcionário excelente.

Agora imagine que irá criar um POP para cada cidade do Brasil se tornar igual as melhores cidades do Brasil. Imagine que tem a cidade Top 1 no ranking de melhores cidades, agora imagine que toda cidade tem que fazer o POP.

Como estamos replicando a excelência de uma cidade em outra, praticamente todas as cidades do Brasil seriam excelentes, e se alguma cidade não conseguir replicar o que precisa ser replicado, basta despedir os líderes (políticos) daquela cidade.

Agora imagine um POP no congresso, no STF, na câmara ou em todos os lugares. Nunca mais iriamos depender de pessoas e nenhuma pessoa iria conseguir corromper a nação ou usar de corrupção.

Por que o sistema atual é um caos?

O sistema está um caos porque dependendo exclusivamente de pessoas. O que significa que se uma pessoa ruim subir no poder, ela irá corromper o poder e corromper centenas ou milhares de pessoas, como aconteceu aqui no Brasil tantas vezes.

E esse problema, não é apenas no Brasil, é no mundo todo. O que entra novamente no que eu disse: a democracia é uma porcaria.

Nós dependemos de pessoas e por causa disso, o sistema é a porcaria que é. Se não dependêssemos de pessoas mas sim de processos, não viveríamos nesse caos.

Finalizando

Hoje, eu não me importa se alguém é ateu, religioso, agnóstico ou que acredite em qualquer outra coisa. Hoje eu sei que o que acreditamos nos permite sobreviver e a encontrar prazer nas cosias que fazemos.

O sentido de vida modifica nossos valores, desejos, crenças, pensamentos, pessoas com as quais nos envolvemos, e assim por diante. Se acreditarmos em ideologias ruins ou misturarmos ideologia ou crença com desenvolvimento ou informações de alta qualidade, estamos cometendo um erro terrível.

Os seres humanos superiores, são aqueles que se encontram no nível 3 ou 4 de desenvolvimento. E não tem nada de errado em usar a palavra superior porque não significa que eu tenho controle sobre sua vida. Nada disso. É apenas uma marcação que determina que estou muito à frente de você em várias áreas.

Por exemplo, Messi é muito melhor que Neymar. Messe é superior que Neymar e está em posições bem acima de Neymar. Logo faz todo sentido usar a palavra “superior”.
Eu sou superior a muitas pessoas em várias áreas e várias pessoas são superiores a mim nas áreas em que sou bom e em outras áreas das quais nãos ou tão bom.

Perceba que não tem mal nenhum em usar a palavra superior. Somente em desenvolvimento baixos que a palavra superior é distorcida e se torna prejudicial, principalmente nos níveis de desenvolvimento 1 e 2.

Para finalizar quero te lembrar que o que sentimos e o que acreditamos tem o poder de distorcer a realidade e nos obrigar a acreditar em coisas impossíveis ou que não existem. Nosso cérebro tem poderes realmente de outro mundo por assim dizer.

Pessoas que sofrem de esquizofrenia são capazes de ver e sentir as coisas como se fossem reais. Se um esquizofrênico dizer que no caminho que estão indo tem uma fogueira e vocês precisam desviar e você diz que não tem nada porque você não vê nada. Você irá conseguir continuar trilhando seu caminho naturalmente porém o esquizofrênico ou irá desviar do caminho para não ser queimado ou se ao tentar passar pela fogueira, você perceberá que o corpo dele começará a ser queimado como se tivesse uma fogueira.

Posso dar centenas de exemplos. Vou dar um exemplo de intensidade emocional. Quando o que sentimos sobe para o nível 9 ou 10, então nossa parte racional perde totalmente o controle e passamos a agir de forma irracional ou seja, para satisfazer o que sentimos. O efeito disso é que pode:

  Ø Levar a pessoa a se matar

  Ø Fazer com que a pessoa continue em uma situação extremamente complicado, como por exemplo, transar com um pastor casado dentro da igreja, onde a paixão ultrapassa a crença em deus.

  Ø Pode levar uma pessoa a matar a outra
  Ø Pode levar uma pessoa fazer mal a outra pessoa por causa daquilo que sente
  Ø Pode fazer com que a pessoa se sinta mal porque ela sabe que é errado mas sente prazer fazendo. O que piora tudo.

Esses são os níveis mais extremos. Outro exemplo rápido é a própria depressão que tem a capacidade de distorcer a realidade e fazer a pessoa se matar.

E tudo isso acontece aonde?

Exatamente em seu cérebro. Como você acha que acredita em Deus? Como você acha que acredita em Alá? Como você acha que acredita em várias outras coisas?

Tudo acontece em sua cabeça e não fora dela e o que acontece em sua cabeça pode mudar completamente a realidade, obrigando a acreditar em coisas que não deveria acreditar.

Quer algo sinistro?

Pessoas que passam pela experiência de quase morte quando voltam para a realidade, muitas delas dizem que o que experimentaram era real e verdade.

Sabe que os médicos descobriram?

Descobriram que o cérebro é capaz de fazer a pessoa viver experiências como se fossem reais.

Se o Cérebro é capaz de fazer tudo isso, porque você acha que uma crença ou ideologia não teriam esse mesmo impacto?

Se o processo de crença é o mesmo para todos, o que muda?

O principal fator que muda são as informações que as pessoas recebem. E como sabemos essas informações não são controladas pelo sistema atual, e por causa disso as pessoas naturalmente acreditam naquilo que:

  Ø Está de acordo com a cultura
  Ø Experiências de vida: prazerosas ou dolorosas
  Ø Família é a principal ou uma das principais. Nós sabemos o que acontece com certos indivíduos que crescem sem os pais.
  Ø Sociedade

E assim por diante.

Agora se existisse uma padronização de informações, onde todas as pessoas recebessem as melhores informações, um guia ideal e o desenvolvimento adequado, não teríamos esse mundo em que vivemos cheio de dor e sofrimento onde tem uma busca insana por poder e dinheiro.

Qual o problema com o dinheiro?

O dinheiro como conhecemos é um atraso de vida. Assim como o sistema atual é prejudicial, o dinheiro tem o mesmo poder.

Eu não sou contra o dinheiro. Sou contra o dinheiro como é atualmente. Sou a favor de uma evolução na forma de ganhar dinheiro. Hoje somente existe uma forma de ganhar dinheiro. No futuro existirá centenas.

Por exemplo, no sistema atual você ganha dinheiro por ser uma boa pessoa? você ganha dinheiro por ser um excelente pai e mãe? Você ganha dinheiro por tirar o lixo das ruas e manter a cidade limpa? Você é recompensado pelo sistema por suas boas ações?

O sistema atual é incapaz de oferecer coisas tão boas para as pessoas. O sistema atual premia e recompensa as pessoas a colocarem pra fora o que tem de pior nelas. Jogam lixo nas ruas, assaltos, mortes, entre várias outras coisas em nome do dinheiro e do poder.

O que significa que temos que mudar a maneira de pensarmos em dinheiro e principalmente da distribuição de poder.

Por exemplo, o mercado atual é imediatista e minha empresa quebrou esse imediatismo quando as pessoas conseguem a opção de comprar agora e só pagar depois.

O que acontece com as pessoas que não pagam? De forma simples, não podem comprar mais nada de nós e acabam, no final das contas, com o nome sujo. De todas as formas eles perdem.

Agora pense da seguinte forma: imagine uma pessoa que não tem nada, quais são as chances dela crescer na vida se tudo quer, ela precisa pagar imediatamente porém ela não tem o dinheiro pra pagar? Como ela irá crescer na vida e dar um futuro melhor para seus filhos e família?

O sistema atual destrói as pessoas. Agora imagine se a pessoa tem a opção de ter tudo do bom e do melhor, e depois de um tempo que conquistar o que deseja, então ela começa a pagar?

As pessoas não iriam mais se prostituir para não passar fome e não iriam mais entrar no mundo do crime.

Consegue entender como mudar a maneira como lidamos com o dinheiro melhora o mundo no qual vivemos?

Bem, vou parar por aqui mas acredito que vocês entenderam meu ponto aqui. Hoje, eu não me importo com o que alguém segue porque eu percebi que se o objetivo de tudo que acreditamos serve para satisfazer os 4 pilares de nossa programação como seres humanos, eu não vejo mais motivos para:

  Ø Brigar por causa de ideologias, ateísmo, religião, e assim por diante.

Não vejo razões para ficar debatendo se esquerda ou direita é melhor. Não vejo mais razão para ficar questionando alguém que é religioso ou não é religioso.

Se no final das contas a pessoa precisa do que ela acredita para ser feliz e sobreviver, porque diabos eu iria querer tirar isso da pessoa?

Simplesmente temos que engolir nosso orgulho e aceitar que as pessoas precisam de crenças para sobreviver, reproduzir, ter o máximo de prazer e melhorar a qualidade de vida.

Não vejo nada contra quem segue ideologias ou tem crenças, porém eu luto contra as ideologias que são prejudicais e por amis que eu não tenha religião alguma, eu defendo o Cristianismo e muita gente acha que isso é uma loucura, mas a verdade é muito simples:

“Veja o quebra-cabeça inteiro”

O cristianismo é o que tem segurado o mundo para o mundo não ficar pior. É o que tem permitido que nós tenhamos a vida que temos hoje e que impede que a vida que temos seja prejudicada pelo socialismo, comunismo, islamismo e etc, ou você acredita que sem o cristianismo nossa vida seria muito melhor?

Quando você conseguir ver todo o quebra-cabeça e compreender que existem monstros muito maiores e piores lá fora, você irá parar imediatamente de falar mal do Cristianismo e irá entender que é o Cristianismo que tem impedido que algo muito pior acontecesse conosco. Essa é a razão de eu defender o Cristianismo – ao menos por enquanto.

É isso, o que você pensa sobre tudo isso? Faz sentido? Não tem lógica alguma? Existem novas informações que mostram que estou errado? Se sim, por favor compartilhe. Eu não tenho ideologias ou crenças de estimação. O que significa que não tenho dificuldades ou problemas em trocar as informações que tenho por informações melhores.

0 Comments:

Postar um comentário