sábado, 30 de março de 2019

Dia 140 Problemas e conflitos 14 - Lidar contra provocações e bullying

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments
Um dos assuntos mais interessantes e difíceis é sobre provocações e bullying. Eu mesmo sofri bullying por muito tempo em minha vida e a primeira coisa que quero dizer pra você é que o problema com o bullying somente é o que é devido ao sistema atual.

Eu sei que deve estar cansado de ouvir tanto as palavras “sistema atual”. Eu sempre tenho que focar nesse assunto pra você saber exatamente qual é o problema. Se entendemos o problema, fica muito mais fácil entendermos a nossa situação e o que fazer.

E eu sei o quanto é ruim ter que lidar com provocações e principalmente com o bullying. Eu sofria muita agressão dentro de casa por causa de meu pai que as vezes me batia sem razão alguma. Sofri muito bullying na escola por ser pobre, por não me vestir como a maioria se vestia, entre várias outras coisas que eu era obrigado a passar.

Antes de entrarmos de vez no assunto o primeiro tópico que você precisa ter em mente é sobre a programação humana.

O ser humano é programado para:

     1.     Dar muita moral e se envolver com pessoas de alto valor.
     2.     Humilhar, se afastar e não querer conviver ou se envolver com pessoas de baixo valor.

Essa é a base das provocações e principalmente do bullying. Pode envolver:

    ¨     A pessoa simplesmente não gostar de você
    ¨     Por você ser mais fraco
    ¨     Por você não se adaptar corretamente
    ¨     Por você não saber lidar com as situações
    ¨     Por passar por algo constrangedor que prejudica sua imagem
    ¨     Por não ter vantagem
    ¨     Por você ser a minoria
    ¨     Pela maioria não se impor contra
    ¨     Por causa da cor de sua pele, cultura, raça, gênero
    ¨     Por poder
    ¨     Por domínio
    ¨     Para mostrar quem manda ou quem é o líder
    ¨     Por ter alguma deficiência
    ¨     Por ser um pouco diferente dos demais seres humanos
    ¨     Por passar vergonha
    ¨     Por fazer algo que as pessoas não aprovam
    ¨     Pelo fato da pessoa ser agressiva, nervosa, ter problemas em casa, ter problemas na rua, ter problemas na escola, e etc, ou seja precisam descontar o que sentem em algo e geralmente escolhem os mais fracos

    ¨     Por não saber se defender
    ¨     Tipo de perfil por exemplo, se o seu padrão ou perfil é de alguém que é mais quieto, então é comum ser zoado

    ¨     Gostar de certas coisas que não tem um bom valor por exemplo, eu jogava xadrez sozinho na escola para treinar para o campeonato e por causa disso, muita gente fazia bullying comigo mesmo eu tendo sido duas vezes campeão na cidade.

    ¨     Fobias
    ¨     Ter familiares com problemas, deficiências

Entre várias outras razões que levam a provocações e ao bullying.
Uma vez que você perde seu valor até mesmo sem querer (por ter algum problema ou deficiência ou por não saber o que fazer), as pessoas tendem a trata-lo de forma muito ruim.

Como o sistema é o problema, significa que o problema com provocações, bullying é intensificado, ficando muito maior. O que significa que a maioria das pessoas tem algum trauma ou problema diretamente relacionado com violência, abusos, bullying e etc.

Quantas vezes você ouviu a notícia de que crianças ou jovens entraram nas escolas, faculdades, cinema, entre outros lugares e começaram a atirar em várias pessoas?

Aqui não estou falando de pessoas que são extremistas ou que seguem alguma religião muito prejudicial que os obriga ou os faz acreditar que precisam matar outros seres humanos para irem para o paraíso. O que é bem estupido se você parar pra pensar.
Estes indivíduos que atiraram e mataram outras crianças e jovens, na maioria dos casos não eram pessoas perturbadas ou que tinham problemas mentais. Muitas dessas pessoas eram pessoas como eu e você, porém sofrerão tanto que chegaram à conclusão de que a única forma de se livrarem da humilhação, da dor, do sofrimento era eliminando todos aqueles que os fizeram sofrer.

Perceba que:

    1.     A sociedade ou muitas pessoas na sociedade praticam o bullying, provocações e depois ...

    2.     Quando acontece uma grande tragédia dizem que (a) as pessoas que fizeram eram monstros e (b) ficam pensando no porque algo tão ruim aconteceu.

Meus amigos, isso é ação e reação. Você realmente acredita que todas as pessoas que sofrem bullying vão conseguir seguir em frente?

    ¨     Você sabe a quantidade de pessoas que sofrem depressão e tiram a própria vida por causa do bullying?

    ¨     Você sabe a quantidade de pessoas que se transformam em monstros por causa de bullying?

Eu estava ouvindo a Rádio Educadora indo para o trabalho e uma apresentadora, isso acho que em 2016 disse assim no rádio:

    ¨     Para quem sofre bullying, pode ficar tranquilo porque um dia passa

Um dia passa?

Como eu sofri bullying pesado durante muitos anos sabe qual é a minha vontade até hoje?

    ¨     Tirar minha vida
    ¨     Matar quem me causou tanta dor e sofrimento

Essa história de que “bullying passa” ou que você “pode suprar o bullying” é conto de fadas. A realidade é bem diferente.

Como resolver o problema?

Por sorte existem algumas soluções eficientes como:

    1.     Mudar o sistema. Se mudarmos os sistema o bullying irá cair para 5% ao invés de continuar a monstruosidade que é permita

    2.     Temos que entender que em alguns casos não temos como fugir do bullying e temos que encontrar estratégia para diminuir o dano sofrido.

    3.     Temos que aprender a lidar com o bullying seja criando estratégia eficientes de curto prazo ou nos focando em aumentar o nosso valor ou seja, em uma estratégia de médio e longo prazo. Indico pra você fazer as duas.

Muitas pessoas morrem por causa de abusos e do bullying. Muitas pessoas levam esses traumas para o resto da vida e o que acontece com os agressores? NADA!

Por isso que a opção 1, mudar o sistema é tão importante. Pegue sua raiva e direcione para o sistema atual. Se o sistema atual não fosse o que é você não iria sofrer tanto.

O sistema atual recompensa e motiva as pessoas a serem ruins e a praticarem a maldade. Mudando o sistema quem praticar a maldade será punindo corretamente como por exemplo, ao causar um trauma em alguém além de ter que pagar uma indenização muito alta para o Governo, e de perder vários direitos como viajar, entre outras coisas, terá que pagar uma alta indenização pelo resto da vida para a pessoa que agrediu causando um trauma que jamais será esquecido. A vítima sempre revive o abuso, enquanto o agressor leva sua vida normalmente. Isso tem que acabar.

Quantas pessoas boas terão que continuar a sofrer por causa desse maldito sistema?

 A primeira solução é muito eficiente e resolve o problema do bullying. Como os adultos fracassados que defendem o sistema atual tentam ajudar as pessoas contra o bullying?

    ¨     Usam estratégias ineficientes ou seja, ao invés de atacarem o sistema para resolver o problema, eles acreditam que ensinar a inteligência emocional, ensinar defesa pessoal irá resolver o problema. Não importa o quanto de inteligência emocional você aprenda, irá continuar a sofrer de qualquer forma.

    ¨     Incentivar os filhos a conversarem sobre o problema
    ¨     Conversar, questionar e trabalhar
    ¨     Entender os próprios comportamentos
    ¨     Reconhecer e valorizar os acertos

Os próprios adultos e “líderes” que deveriam estar guiando nosso país para um país melhor, são aqueles que mais defendem o sistema e em manter tudo como está.

Pode ter certeza que se até hoje essas “soluções” ineficientes não deram certo, nunca irão dar certo. Líderes incompetentes prejudicam toda a nação.

Agora me responda:

    ¨     Como teremos um país melhor quando nossos líderes defendem e querem manter o lixo do sistema atual?

Quando acontecer uma revolta contra o sistema e irá acontecer, eles irão pagar muito caro. Eu não posso culpar esses líderes porque na maioria das vezes eles defendem o sistema atual porque é tudo que conhecem ou sabem. Como posso culpar alguém por não saber alguma coisa? Agora, eu posso culpar aqueles que sabem e não fazem nada para mudar o sistema.

A segunda opção é uma opção um pouco complicada porque envolve uma situação da qual é impossível escapar do bullying. E isso é um gigantesco problema.

Imagine que você vai em uma escola e nessa escola tem um criminoso ou alguém que tem envolvimento com criminosos. Esse indivíduo tem um poder gigantesco em mãos porque além de resolver na violência, as chances de levar a morte são maiores.

Neste tipo de situação as coisas tendem a ficarem muito ruins rapidamente. Como eu passei e vivi em situações assim, eu sei o quanto isso é ruim. Não poder fazer nada e as pessoas só tirando tudo de você, é terrível.

Eu sei o que é viver sozinho, não ter como me defender, de passar por situações humilhantes e das pessoas não fazerem nada. Mas pense comigo: o que a escola ou a sociedade irá fazer se as mesmas são escravas do sistema atual?

Nessas situações onde não temos como fugir temos algumas opções:

    ¨     Dar um jeito de acabar com a dor, e normalmente é fazendo uma loucura como comprando armas e etc, ou entrando em depressão e dizer tchau para o mundo. Essa opção passou um milhão de vezes pela minha cabeça e por causa desse meu passado sofrido, eu tentei tirar minha vida duas vezes. Consequências do problema nos seguem por grande parte de nossa vida ou pela vida inteira.

    ¨     Simplesmente ignorar, ficar na sua e ir levando. O que é uma opção que odeio mas eu era obrigado a usar essa opção.

    ¨     Faça amizades com pessoas e com grupos que podem protege-lo ou diminuir a quantidade de dor e sofrimento que terá que lidar. O que é bom porque imagine que você sofre bullying todos os dias, ao se envolver com as pessoas certas, esse número de provocações e bullying pode diminuir para praticamente 0.

    ¨     Aumente seu valor ou seja, quanto mais querido pelas pessoas você for, mais as pessoas irão te respeitar e em consequência irá sofrer menos bullying, provocações e etc. Eu acredito honestamente que ninguém precisa ter alto valor para ser respeitado. Todos deveriam ser respeitados independentemente do valor que possuem.

    ¨     Uma opção menos comum é: seja amigos deles ou faça um acordo com eles.

Eu não vejo outras respostas tão boas para lidar com o bullying quando não podemos nos livrar da situação. Nesse tipo de situação você não pode simplesmente sair quebrando a cara da pessoa ou ir de igual para igual. Em situações assim raramente irá ganhar ou ter vantagem.

E em situações que sabemos que as consequências não serão extremas?

Como eu disse anteriormente, respeito deveria ser dado para as pessoas independentemente do valor que possuem. Por enquanto fico apenas imaginando o dia em que mudaremos o sistema, porém temos que lidar com a realidade que temos em nossa frente.

Por causa do bullying o ser humano tende a:

    ¨     Se isolar socialmente, preferindo viver na solidão
    ¨     Irá se envolver com pessoas com o mesmo problema ou próximo a isso
    ¨     Pode entrar em depressão e tentar tirar a própria vida
    ¨     Podem começar vícios como drogas, álcool e etc.
    ¨     Podem dizer “foda-se” e se tornarem pessoas terríveis para a sociedade

Entre várias outras coisas terríveis que podem acontecer. 


Irei explicar o que fazer no próximo texto. 


0 Comments:

Postar um comentário