sábado, 30 de março de 2019

Dia 142 Problemas e conflitos 16 - Lidar contra provocações e bullying 3

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments


“Gabriel, como posso conseguir sair de situações humilhante?”

E vou te explicar em detalhes.

Seu maior erro é tentar fazer alguma coisa da qual não está preparado. Por exemplo, ao tentar conquistar a garota por não estar preparado, o fez se declarar, seguindo o que estava sentindo pela garota. Como todo mundo viu o que você fez, então você passou vergonha ao ser rejeitado. Humilhações públicas são sempre as piores.

No caso existiam outras opções melhores como falar com a garota sozinho ou uma opção ainda melhor que seria estudar sobre sedução e através disso tentar conquistar a garota da maneira correta.

Você não tem culpa pelo que não sabe. Não se esqueça que o mundo não se importa com isso. Se você fizer errado, irá sofrer consequência. Se fizer certo será recompensado.

Como podemos fazer certo?

     4.     Aumentando seu valor

Como aumento meu valor?

Existem várias formas de aumentar seu valor e vamos a alguns exemplos:

     ¨     Ao brigar com a pessoa, onde demonstra que não tem medo de brigar. E isso fará com que a maioria das pessoas respeitem mais você porque agora sabem que você não tem medo de brigar mesmo que você tenha perdido a briga.

     ¨     E a melhor solução é Desenvolver-se.

O que significa desenvolver-se?

Se você soubesse como conquistar uma mulher você iria se declarar sendo humilhado em público e perdendo muito valor? JAMAIS.

Se você desenvolveu sua inteligência social e ficou bom em se comunicar com as pessoas, se transformando em uma pessoa mais interessante, o que você acha que irá acontecer?

Isso mesmo, você está aumentando seu valor e quanto maior for seu valor, mais as pessoas irão respeitar você e irão querer se envolver com você.

Para aumentar seu valor você pode:

      ¨     Aprender a lidar com problemas e conflitos
     ¨     Melhorar sua linguagem corporal, forma de andar e principalmente de sentar.
     ¨     Começar a fazer artes marciais
     ¨     Aprender a responder a altura
     ¨     Não levar as coisas para o pessoal ou seja, ficar reagindo de forma exagerada até mesmo em relação a pequenas provocações.

Por exemplo, um de meus alunos tem o desenvolvimento emocional muito fraco. O que significa que ele é afetado rapidamente emocionalmente. Ele tem um terreno e um cara um dia disse pra ele que queria comprar o terreno dele. Ele daria uma caixa de som em troca do terreno.

O aluno se sentiu atacado e ficou quieto sem dar uma resposta à altura. E como sabemos esse tipo de atitude é o mesmo que incentivar a pessoa a continuar a provocar.
Depois, o agressor fez a mesma coisa novamente só que dessa vez em público. Então a humilhação dele foi ainda maior.

     ¨     Aprenda a responder a altura
     ¨     Lute contra o medo
     ¨     Melhore suas características de homem
     ¨     Crie grupos fortes e proteja os mais fracos. Você perceberá que uma das coisas que dá mais prazer é justamente fazer a justiça por alguém que foi injustiçado.
     ¨     Melhorar seu estilo
     ¨     Fazer coisas bem feitas como por exemplo, ser muito bom em algum esporte ou então ter algo que as pessoas queiram e precisam. Aprende a jogar na mesma moeda ou pior
     ¨     Siga a seguinte regra: “quem me trata bem, eu trato bem. Quem me trata mal, eu trato pior ainda”

Entre muitas outras respostas.

Lembre-se que usar uma resposta equivocada ou errada pode piorar o seu valor. Como no exemplo que dei acima se o aluno falasse:

“Olha, você se for por duas caixas de som eu vendo”

Ou então ele poderia ter usado o ultimato ou o aviso. Como ele usou a opção de silêncio, foi o mesmo que incentivar o agressor a continuar com a provocação porque ele percebeu fraqueza em meu aluno.

Usar o silêncio de forma equivocada, ao invés de melhorar a situação irá piorar tudo.

“E quando Gabriel, a pessoa irá demorar anos para se desenvolver?”

Vou dizer o que um amigo meu me disse um dia e levo comigo esse conselho:

     ¨     O que é usar a mesma roupa, mas terminar a faculdade e conseguir um excelente emprego e ter as roupas que quiser?

Basicamente ele estava dizendo que as pessoas são como são e não podemos muda-las. Muitas delas são sem noção. Muitas delas são monstruosas e irão usar suas fraquezas para humilhá-lo ou passar por cima de você por não ser como elas são ou por não estar no medo nível de valor que elas estão.

Entenda que esse tipo de gente está agindo de forma inconsciente. Não estão agindo como seres humanos. Estão agindo como se fossem animais.

Está duvidando?

Animais agem por instinto, impulsos, necessidades básicas ou seja, eles agem seguindo a programação que possuem à risca. Quando um ser humano age seguindo sua programação à risca, está agindo como um animal e não como um ser humano. Por isso eles agem como agem e são como são.

Lembre-se que quando você não pode mudar algo, ficar se focando no que não pode mudar é a pior coisa que pode fazer. O correto é:

     ¨     Criar um plano de médio e longo prazo para se livrar do problema
     ¨     Aprender a responder as pessoas corretamente ou seja, aumentar seu valor no curto prazo usando ferramentas como “defesa moral” que no caso é dizer assim: “eu não tenho condições de ter as mesmas roupas que você. Se eu tivesse a sua realidade você acha que eu iria humilhar alguém por não ter as mesmas coisas que eu tenho? Jamais. Você é um ser humano ou um monstro que não se importa com as pessoas?
     ¨      Ir se adaptando aos poucos.

As coisas que você faz que geralmente piora tudo são as seguintes:

     ¨     Reagir de forma exagerada emocionalmente
     ¨     Agir do jeito que acha melhor
     ¨     Se isolar
     ¨     Ficar se fazendo de vítima
     ¨     Usar respostas inadequadas, não se posicionando corretamente em frente a dificuldade ou problema
     ¨     Se colocar em situações de humilhação
     ¨     Não se focar em seu desenvolvimento
     ¨     Usar o silêncio de forma errada
     ¨     Não focar em seu desenvolvimento
     ¨     Não usar o ultimato e muito menos avisos
     ¨     Ter medo de brigar caso seja necessário
     ¨     Ser bonzinho demais
     ¨     Ter uma linguagem corporal muito ruim
     ¨     Não trabalhar em cima de coisas que aumentam seu valor
     ¨     Não se juntar a pessoas de confiança
     ¨     Não ser capaz de evitar situações prejudiciais
     ¨     Não lutar contra o sistema atual que faz com que você seja desrespeitado e não possa fazer nada.
     ¨     Não se abrir com as pessoas certas ou seja, ficar aceitando passivamente a situação, onde irá evitar contar para as pessoas e piorar a situação.
     ¨     Ao dar exatamente o que os bullies querem atenção e o prazer de atormentá-lo ou verem você tendo dificuldades para lidar com o bullying
     ¨     Não agir racionalmente
     ¨     Ignorar as melhores respostas
     ¨     Não saber jogar na mesma moeda ou não saber das melhores respostas
     ¨     Conte para as autoridades que podem e que irão fazer alguma coisa para acabar com o problema. Por exemplo no trabalho. Se outros funcionários aplicam o bullying e por causa disso não consegue fazer seu trabalho, converse com o chefe que está tendo problemas para trabalhar porque outros funcionários impedem que você dê seu melhor no trabalho.

Entre várias outras.

     5.     Respostas legais

Ao invés de provocar ou dar o que o bullie quer, que tal entrar com uma ação legal contra a pessoa?

Você sabia que pode processar a pessoa e até conseguir uma ordem de restrição contra a pessoa?

Converse com um advogado ou com algum responsável sobre isso e descubra o que pode fazer. Respostas legais no caso significa procurar seus direitos e pedir que a justiça intervenha porque o indivíduo é incapaz de parar de agredir sua honra. Em muitos caos o bullying vai muito além de ataques verbais mas também surgem ataques físicos.

Por isso conseguir ordem de restrição é um excelente começo. Advirto que em muitos casos pode fazer com que a situação piore.

Como eu disse, se lutarmos para mudar o sistema, iremos resolver esse problema do bullying mas enquanto somos obrigado a viver segundo o sistema atual, iremos sofrer cada vez mais.










0 Comments:

Postar um comentário