sexta-feira, 1 de março de 2019

Dia 77 Sua programação pode te prejudicar

Posted by Gabriel Orcioli on março 01, 2019 in | No comments

E agora, como podemos entender melhor a programação humana e como ela nos afeta?

Bem, encontrei um exemplo perfeito. Em primeiro lugar os pilares da programação humana é a sobrevivência, reprodução, prazer e qualidade de vida. Não importa se iremos satisfazê-la no curto, médio ou longo prazo. Tudo o que fazemos é satisfazer o que somos programados a fazer.

Sempre uso a palavra “programado” porque é mais fácil de entender e não tem qualquer ligação com a existência de algum Deus. Isso porque até a crença em Deus utiliza os 4 pilares da programação humana, o que naturalmente não coloca Deus acima da programação humana já que é uma necessidade para muitos seres humanos sobreviverem que eles acreditem em Deus.

Como a nossa programação distorce a realidade?

Existem várias coisas que a nossa programação faz para nos prejudicar das quais não estamos conscientes ou seja, não sabemos. As coisas mais comuns e fáceis de perceber em pessoas menos desenvolvidas principalmente no emocional, moral e intelectual são as seguintes:

  Ø Forte necessidade de preservar o que acreditam ou seja, o que elas sentem ou acreditam, distorce a realidade.

Por exemplo, estava em uma conversa que era mais um debate com um de meus seguidores. Sempre incentivo debates porque é por meio de debates que descobrimos muitas coisas sobre nós como:

  Ø Nosso limite de paciência
  Ø Como lidamos com críticas e julgamentos
  Ø Como trabalhamos em cima de nossa intelectualidade e racionalidade
  Ø Como trabalhamos nossas habilidades e competências para o debate
  Ø Como nos adaptamos a diferentes tipos de debates

  Ø E se principalmente somos capazes de deixar o que acreditamos de lado para chegar as melhores conclusões

Entre outros. Como você pode ver, existe muito mais por trás de um debate do que a maioria das pessoas percebem. E debate é excelente para desenvolver muitas habilidades que são bem difíceis de conseguir sem debater.

No caso, ele simplesmente dizia que “se deseja conquistar mulheres, coloque seu desenvolvimento em primeiro lugar”.

A frase faz muito sentido porém como eu disse, somente funciona para pessoas que tem uma visão micro do mundo e do ser humano. Isso porque ele está refletindo no mundo aquilo que ele acredita ser melhor. No debate ele não consegue compreender e muito menos separar o que ele acredita da melhor resposta. No caso quando parei de respondê-lo porque eu sabia o nível básico de intelectualidade e de debate dele, o mesmo então começa com uma postura de alguém que não consegue largar o osso (perdedor):

  Ø “Está fugindo do debate?”
  Ø “Me responde”
  Ø “Quando não tem resposta tem que fugir mesmo”

Para piorar o caso, o emocional dele entrou no debate ou seja, a partir desse momento é impossível convencê-lo de que ele está errado.

O erro dele é muito infantil ou seja, ignorar todas as outras realidades como por exemplo a realidade das pessoas que não tem o interesse de se desenvolver e que querem aprender as técnicas e ferramentas para conquistar o máximo de mulher. E eles estão certos também porque é possível conquistar mulheres se desenvolvendo assim como é possível ignorar o desenvolvimento e se focar somente nos pilares que o tornará em um excelente homem que conquista várias mulheres.

Logo as duas posições são igualmente válidas e não existe melhor ou pior. A única coisa que muda em relação a isso é o que você pensa que é melhor pra você. Logo dizer que é melhor é um erro muito grave.

Perceba que ele fala tanto de desenvolvimento porém:

  Ø O nível intelectual dele é muito baixo
  Ø O nível de inteligência e maturidade emocional é muito baixo
  Ø O nível de debate é muito baixo: incapaz de separar o que ele acredita do tópico.
  Ø Incapacidade racional de entender que ele perdeu o debate.

Entre outros. O desenvolvimento dele era tão precário que ele não percebe. Perceba que alguém que tem um bom desenvolvimento emocional, intelectual, jamais cometeria os erros amador que ele cometeu. A pior parte é que ele não faz ideia de quais erros são esses e ele acredita que venceu o debate. E eu o deixei acreditando nisso.

Nesse caso, ele pode ser comparado a uma criança que a mãe diz que não tem dinheiro para comprar um sorvete, então ele começa a espernear e a gritar que quer um sorvete. Em outras palavras a criança reage porque foi “ferida” emocionalmente porque o que ela queria foi negado. Agora, alguém que tem seus 25 anos agindo da mesma maneira é uma total vergonha. E ele não percebia que estava agindo como uma criança incapaz de entender que não vai ganhar o sorvete que tanto deseja.

  Ø Pode enganá-lo através de medos e inseguranças

Eu ajudei muitos alunos no passar dos anos. E em muitos casos eles agiam através do que sentiam. Muitos deles não tinham problemas sérios com insegurança mas muitos deles acreditavam que tinham problemas sérios. Por exemplo, em uma das consultorias, um deles disse que não ia sair do quarto (para a ligação ficar melhor) porque tinha gente no corredor e ele não queria que eles ouvissem a conversa. Outro por exemplo, tinha medo de tomar uma decisão porque ele tinha medo de fazer a namorada dele sentir alguma dor emocional para que a relação ficasse melhor. Ele tinha medo e estava inseguro em relação a piorar a situação ou seja, buscando satisfazer o que sentia.

Outros ficavam perguntando se daria certo pra eles, entre outras coisas de níveis muito baixos. Em certas situações a insegurança é um problema porém não na maioria dos casos. Na maioria dos casos é falta de experiência e de conhecimento. Todos os meus alunos que criaram uma base sólida e começaram a testar o que tinham aprendido, perceberam a insegurança e o medo diminuir praticamente para zero. Quanto mais eles praticavam menos insegurança sentiam. A insegurança te impede antes de fazer alguma coisa, porém depois que você faz, você percebe que não existia sentido no que a insegurança fazia você fazer.

Sua programação pode enganá-lo no sentido de não fazer algo comum e normal que deveria fazer, e quando mais “bola” ficar dando para suas inseguranças, pior ela irá ficar. Quanto mais pior ela ficar, suas chances de fazer o que tem que fazer diminuem demais, chegando a zero.

O que você quer fazer é fazer o que tem que ser feito sem questionar, sem duvidar, ignorando completamente o que você sente.

  Ø Outra forma de enganá-lo e criando uma ilusão através de uma imagem de alguém

O que você acha de pessoas famosas como o Neymar ou como alguém muito famoso que você gosta?

Eles tem algo de especial?

A verdade é que você perceberá que todos eles são seres humanos como você, então porque pessoas famosas são mais importantes para nós do que pessoas não tão famosas?

O marketing usa muito os gatilhos mentais. Os gatilhos mentais existem por causa da programação humana. Por exemplo, vamos analisar o quão fraca é a nossa programação e como pode nos enganar facilmente:

  Ø Quanto mais pessoas fazendo ou seguindo algo, mais verdadeiro esse algo ou coisa se torna.

Quantas vezes você acreditou ou chegou a pensar que alguém tem algo diferente porque tem muita gente seguindo essa pessoa? Sentiu curiosidade? Passou a acreditar que a pessoa estava fazendo algo certo por causa da quantidade de seguidores?

Se você analisa se algo é verdadeiro ou falso, moralmente correto ou bom por causa da quantidade de seguidores, você está cometendo um grande erro.

  Ø Quantas vezes você deu mais ouvidos para alguém bem sucedido do que para alguém que não é bem sucedido?

Já parou para analisar que grande parte das pessoas que você segue são pessoas bem sucedidas e você as usa como motivação e como exemplo?

A verdade é que, elas não são um exemplo e não faz diferença nenhuma se elas são bem sucedidas ou não. Se você usa o sucesso de alguém para definir que a pessoa está certa ou que o que ela diz é mais relevante do que o que outra pessoa diz, me desculpa ser o estraga prazer mas você está ferrado.

  Ø Quantas vezes você olhou para alguém famoso e criou uma imagem do quão importante essa pessoa é pra você e o quanto ela pode influenciar sua vida?

Pois é, novamente essas pessoas não tem nada de especial ou de importante como você pensa.

Então, se tudo isso pode ser usado para nos enganar e até nos prejudicar, o que está acontecendo?

E a resposta é muito simples: é assim que a nossa programação como seres humanos funciona.

A programação humana não existe para determinar o que é o certo ou errado. A programação humana somente aceita o que é certo ou errado se estiver de acordo com os 4 pilares da mesma. Se estiver de acordo com os pilares, não importa se é de direita ou de esquerda, se é ateu, agnóstico ou teísta.

Qual a vantagem de entender um pouco mais sobre a programação humana?

Muitas!!!!

Uma elas é que você começaria a tomar melhores decisões. Muitas pessoas gastam muito dinheiro comprando o produto de alguém simplesmente porque a pessoa é famosa, ou por outras razões. Enquanto isso, um cara que não é tão famoso, vende um produto que será muito melhor para sua vida, porém você o ignora porque acredita que o sucesso de alguém é mais importante do que as informações que irá adquirir. O que está fazendo é gastando mais dinheiro, investindo em um monte de informação de baixa ou média qualidade. Esse investimento é um bom investimento?

Claro que não. Até mesmo você se ignorasse o que sente, o que acredita ou o fato da pessoa ser bem sucedida, seria capaz de perceber que é um negócio ruim. Porém por causa do efeito da programação humana, valorizamos muito mais o sucesso do que a verdade ou do que as informações que mudariam nossas vidas.

Agora responda: se você tivesse a oportunidade de comprar um produto com excelentes informações e a um preço honesto e justo, muito abaixo do preço do produto da pessoa que é bem sucedida, você compraria esse produto?

Eu compraria sem pensar duas vezes porque sei que é um excelente negócio, porém lembre-se a maioria das pessoas são péssimos em negociar. O que permite muitas indivíduos cobrarem até 100x mais por um produto porque eles sabem que a percepção ou imagem que as pessoas tem dele ou pelo fato de usarem o que sentem ou o que acreditam, fará com que essas pessoas comprem o produto.

Por que existem igrejas que vendem canetas ou vassouras por 150,00 reais? Por que você acha que existem cursos que valem 400,00 reais, sendo vendidos por 3000,00 reais ou mais?

Perceba que nossa programação é usada para enriquecer terceiros e enquanto você vai atrás e fica seguindo as pessoas mais famosas que na maioria das vezes nem são tudo isso que você imagina ou acredita, eles estão aumentando a influência e principalmente a riqueza deles sem oferecer muito em troca. Ou você acredita que responder de vez em quando seus comentários ou entregar um presente pra você é o suficiente para te comprar?

Você é um ser humano que tem um valor tão baixo assim?

Acorde!


0 Comments:

Postar um comentário