Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in Meditações Diárias | No comments
Lidar com pessoas com raiva não é uma tarefa fácil. Algumas
pessoas acham normal descontar a raiva em terceiros, e assim podem achar que é
obrigação dos amigos ou do esposo(a) e etc, aturar esse tipo de comportamento.
Sendo assim precisamos nos preparar para:
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Não prejudicarmos nosso emocional por
causa deles
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Conseguirmos lidar corretamente com
eles
Pessoas com um bom desenvolvimento sabem como lidar
corretamente com o estresse e com a raiva, agora, pessoas que não tem um bom
desenvolvimento acabam prejudicando a situação, onde muitas vezes se acham no
direito de colocarem a raiva pra fora de forma desproporcional.
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Já viu um pai ou mãe
batendo no filho de forma desproporcional ao que o filho merecia?
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Já viu alguém chegar
cansado do trabalho e por causa de coisas pequenas ou por ter coisas para
fazer, começa a descontar a raiva na esposa, filhos e etc?
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Já viu alguma pessoa
que quando você chega no trabalho e vai descansar a pessoa fica com raiva de
você e começa a brigar com você porque na cabeça delas você não “faz nada em
casa”?
Entre outros. Existem várias pessoas que são péssimas em
lidar com raiva, ódio, estresse, e acabam prejudicando várias pessoas no
processo. Pode ser alguém que tenha uma posição importante e que usa a posição
importante para passar por cima das pessoas e descontarem sua raiva,
frustrações, estresse nela.
Muitas vezes quando as pessoas tem poder e elas percebem que
não podem se aproveitar de você, então arranjam razões para te demitir. Em
muitos casos te demitem sem justa causa. Podemos observar que temos monstros
modernos até mesmo em empresas.
Caso nunca tenha passado por essas situações, meus parabéns,
meu conselho é um dia você irá passar e como irá passar é preciso que esteja
preparado.
A maioria das pessoas não dizem quando estão com raiva. Elas
simplesmente esperam que você adivinhe o estado emocional delas e aja de
acordo. O que é em muitos casos
impossível.
Geralmente perceberá que dão sinais através da linguagem
corporal, por ficarem inquietas, por criticarem ou ficarem cobrando demais.
Podem brigar com você sem razão alguma ou simplesmente podem ficar extremamente
nervosas por algo que não é necessário tanto exagero.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem e não aprenderam a
lidar com a raiva, ódio, estresse, frustrações e etc. Muitas pessoas também
usam a raiva e o ódio que não conseguem descontar na pessoa que as fez
sentirem-se assim e preferem, descontar em quem elas tem mais intimidade ou
sabem que podem vencê-las facilmente, entre outras. Por isso preferimos descontar
nossa raiva em quem temos maior intimidade ou que conhecemos.
As pessoas menos desenvolvidas e em especial as mulheres
geralmente são as que mais ficam nervosas e estressadas e que querem que as
pessoas lidem com elas de certa maneira, porém quando os outros estão
estressados e nervosos, eles simplesmente saem de perto, desaparecem e assim
por diante. Pessoas que não sabem lidar com situações como estresse, raiva, e
etc, são as que mais fogem.
Também existem as que não fogem mas que lidam mal quando você
está com estresse ou nervoso. Geralmente acreditam que estão dando o melhor de
si mesmas mas esquecem que a vida é sobre se adaptar e não sobre “fazer ao próximo o que gostaríamos que fizessem
conosco”.
Não é sobre as respostas que você quer dar mas sim sobre as
respostas que fazem sentido para lidar com a pessoa em questão.
Sendo assim, temos duas formas de nos proteger contra pessoas
nervosas, estressas, com raiva e etc:
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Lidando com a situação corretamente
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Entendendo o padrão da pessoa
Na primeira situação é quando não permitimos que alguém nos
prejudique por causa de sua forma ruim de lidar com o que sente. Existem
soluções como:
1. Usar o aviso ou ultimato
“É o seguinte, eu não vou brigar com você. Não faço ideia
do porque está estressado ou com raiva mas você não tem o direito de descontar
em mim. Vai tomar um banho ou algo do tipo”
2. Como
não pode fugir, então terá que ficar aguentando a pessoa, principalmente se ela
usar de agressividade contra você
3. Simplesmente preferir o silêncio e fazer algo para a pessoa
se sentir melhor.
Nesse caso, você terá que descobrir qual o padrão que a
pessoa possuí para lidar com o que sente. Você precisa descobrir se a pessoa
prefere ficar sozinha, se prefere colocar pra fora ou seja, ser incentivada a
falar sobre o que aconteceu de ruim com ela, ou se ela prefere gastar a energia
batendo em saco de areia ou malhando ou até mesmo correndo.
4. Esperar a pessoa falar e falar para depois quando a pessoa
estiver mais calma, você chegar nela e dizer:
“Olha, a forma como você lidou com a situação foi muito
prejudicial. Eu não quero que isso ocorra novamente. Eu não quero isso para
minha vida. Dê um jeito de aprender a lidar melhor com o que você sente”
É muito comum da pessoa se entregar a raiva e querer brigar
com você, o melhor que pode fazer é dizer: “não vou brigar com você. Você irá descontar sua raiva e
estresse em mim. Eu sei que é difícil mas esse é um problema do qual você
precisa aprender a lidar ou você irá me perder”.
Caso queira, pode dizer que não irá brigar e simplesmente sai
de casa, onde irá aguardar até a pessoa ficar menos estressada.
5. Incentivar a pessoa a lidar corretamente com o que sente
Além de usar as opções anteriores pode usar também
aliviadores. Caso queira pode incentivar a pessoa a quando estiver nervosa
explicar pra você o que ela espera de você ou seja, o que ela espera que você
faça. Geralmente essa conversa ocorre quando você percebe que a pessoa está
tranquila e então você pode perguntar o que ela espera de você quando ela não
estiver bem, e o que ela pode fazer para lidar melhor com o que ela sente.
Nessa conversa acontecerá o que nós chamamos de “colocar os
pingos nos i’s”. Caso contrário, será muito difícil de lidar com a pessoa
quando ela estiver estressada.
Ao entender o padrão de raiva, estresse, ódio da pessoa,
saberá exatamente o que fazer e como fazer. E esse é um segredo que poucas
pessoas realmente entendem ou querem entender. Você tem muito mais poder em suas mãos quando você sabe lidar com a
pessoa corretamente, do que quando simplesmente ignora completamente o padrão
da pessoa.
Quanto tempo você acredita que dura o estresse, raiva, e ódio
de alguém quando você sabe lidar corretamente com o estresse, raiva e ódio da
pessoa?
Apenas pense nisso por alguns momentos. Mesmo que o padrão de
estresse seja parecido na maioria dos casos, cada pessoa é diferente e você
terá que se adaptar aos diferentes de padrões das pessoas próximas a você.
Geralmente tem com frequência próximo a você de 3 a 10 pessoas que são as mais
frequentes e em pelo menos 3 delas, você precisa ter uma excelente noção de
como lidar com o padrão de raiva, estresse e ódio delas.
Como você descobre isso?
Tem o jeito fácil e o jeito difícil:
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O jeito fácil é
perguntando pra elas. Conversando sobre como ela fica quando está com raiva, o
que ela espera que as pessoas façam para ajudá-la a lidar melhor com o que
sente e etc.
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Simplesmente deixando
acontecer e depois lidar com o dano causado.
A melhor opção é sempre conversar. O mesmo se procede em
relação ao seu chefe ou responsável pelo setor. No caso é interessante
conversar logo cedo com o responsável para que você tenha uma noção de como
lidar com a pessoa quando ela estiver estressada, com raiva e etc.
Além disso, você precisa ter uma excelente noção de como
colocar a pessoa no lugar dela corretamente, sem que ela veja você como um
inimigo. Para isso basta dizer, “olha, as regras da empresa são essas, no caso você
ultrapassou as regras e prejudicou todo o setor ou prejudicou a própria
empresa. Esperamos que isso não se repita. Estamos aqui pelo bem da empresa. O
que significa pelo seu bem também. Quando estiver com raiva, entenda que ficará
qualquer coisa mesmo que pequena, vai enlouquecer você. O melhor a se fazer, e
isso é um conselho, você pode aceitar ou jogar no lixo, mas é um bom conselho,
você precisa encontrar seus aliviadores. Pode ser alguma música, algum áudio,
pode ser andar, pode ser resolver algo difícil, pode ser dar soco em um saco de
areia, de qualquer forma, lide primeiro com o problema emocional antes de fazer
qualquer coisa. É a melhor coisa a se fazer.”
Caso queira, pode seguir o caminho de brigar com a pessoa
acreditando que irá resolver alguma coisa, quando na maior parte do tempo,
estará causando um atrito ainda maior.
6. Caso a pessoa seja um problema, escolha a opção de se livrar
dela.
Essa opção é mais dura porém evita muita dor de cabeça. Agora
se você não pode se livrar da pessoa ou precisa do dinheiro ou da pessoa, então
você terá que aprender a suportar a pessoa.
Suportar alguém é uma necessidade para muitas pessoas. Sendo
assim, essas pessoas estão usando a melhor resposta para a situação da qual se
encontram. Por isso é completamente errado você dizer que a pessoa pode sair da
situação. Apenas analise melhor, veja o que está acontecendo e somente depois
chegue a alguma conclusão. Como a pessoa não sai da situação é possível que
exista alguma informação da qual você não está ciente que obriga a pessoa a
continuar em uma situação onde sofre dano.
Por exemplo, uma mãe que não aprova que o filho é ladrão, mas
que como é mãe, não consegue se desconectar do filho. O que significa que ela é
OBRIGADA, porque não tem escolha, a suportar a situação.
Em muitos casos basta esperar que a raiva irá passar depois
de um tempo e tudo tende a voltar ao normal. Muitas pessoas se trancam em seus
quartos ou então mudam de rota para evitar a pessoa prejudicial.
7. Entrar na pilha e brigar com a pessoa
Em muitos casos será necessário brigar com a pessoa. Muitas
pessoas adoram dizer que brigas são ruins e etc, mas em muitos casos uma briga
era justamente o que era necessário para fazer com que a pessoa entrasse na
linha.
O que quero dizer com isso?
É uma tendência humana:
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Dar mais valor para as pessoas bem
desenvolvidas e que não tem medo de enfrenta-las. O que significa que as
pessoas que não fazem isso, perdem muito valor.
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Depois que a pessoa percebe que fez
muita burrada por causa do estresse, da raiva, ela se sente muito mal e essa
será a oportunidade perfeita para fazer mudanças duradouras. Esse é o momento
onde seu poder de negociação sobe lá nas alturas. Agora poderá fazer exigências
das quais serão atendidas com maior facilidade.
Por isso que quando a pessoa pede desculpas, você não pode
simplesmente aceitar as desculpas. Tem que sempre pedir algo em troca.
Por exemplo, uma das coisas que pode pedir em troca é que a
pessoa nunca mais fará algo assim novamente ou você nunca mais irá voltar.
Nesse caso você pode dizer que ela irá começar a malhar ou correr ou ter um
saco de areia em casa, ou outras formas de aliviar o estresse, desde que não
desconte nada na família.
Outro ponto importante, é somente voltar quando a pessoa
cumprir o que ela disse. Esse foi um exemplo caso more com a mesma pessoa,
agora no trabalho a história é outra.
Em alguns casos faz sentido brigar com a pessoa, porém
entenda que boa parte delas sabem que estão erradas e irão dar um jeito de
tentar resolver isso seja pedindo desculpas diretamente pra você, seja
conversando normalmente ou comprando algo pra você. Geralmente bons seres humanos
quando prejudicam alguém injustamente pedem desculpas e até tratam melhor a
pessoa.
Agora, seres humanos prejudiciais acham que pedir desculpas é
humilhação e que eles não devem nada pra ninguém mesmo que prejudiquem demais
outro ser humano.
Esses acham que as coisas se resolvem sozinhas e nós sabemos
que a maioria dos problemas o tempo não resolve e que não resolvem sozinhas. O
que significa que a está lidando com uma pessoa prejudicial e se não aprender a
lidar com ela corretamente e principalmente se não aprender a se proteger
emocionalmente, você ficará em situações nada agradáveis e irá sofrer muito
dano.
Essas foram dicas simples porém que poderá usar com
frequência ao ter que lidar com alguém que está estressado, com raiva, com ódio
e etc.
Tente descobrir o padrão da pessoa e a partir de então lidar
com esse padrão corretamente. É assim que você consegue ter melhores
relacionamentos e viver melhor com as pessoas. Ao lidar corretamente com o que
elas sentem, está diminuindo o dano e lidando com a situação corretamente. Pode
não funcionar 100% das vezes, mas irá funcionar na maioria das vezes. E é isso que importa.
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