quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Dia 8 | O poder do Desconforto



“Meu nome é David Goggins. Eu criei o Goggins. Goggins é o cara que suporta qualquer coisa que você colocar na frente dele.

Você quer quebrar minha perna? Que seja. Eu tenho uma forma de ir a um lugar onde poucas pessoas são capazes de ir.

Toda a dor e sofrimento que colocarem sobre mim no “Hell Week” (semana infernal – é um programa para fazer parte do exército ou marinha americano), eu revertia essa dor e sofrimento contra meus instrutores. Então cada instrutor que me colocou no BUD’s, o meu trabalho, o que me motivou foi que eu queria que os instrutores fossem para casa naquela noite após me destruí. Eu iria rir.

Eu queria que eles sentissem pior do que eu me senti. Enquanto iam para sua cama quente e confortável com sua esposa e seus filhos, com uma boa refeição. Eu estarei lá fora na luta. Sofrendo por mais outras 100 horas.

Eu quero que você pense sobre mim, sabendo que eu fico confortável estando totalmente desconfortável. “ – David Goggins

David Goggins é amplamente considerado como o cara mais casca grossa do planeta e um dos maiores atletas de endurance de todos os tempos. Ele cresceu em um ambiente familiar abusivo, passou o ensino médio como a única criança negra da escola. Teve que lidar com bullying intermináveis e mal conseguiu se formar.

Um dia ele decidiu que pararia de sentir pensa de si mesmo e que daria a volta por cima.

Isso o colocou no caminho para se transformar no homem mais casca grossa do planeta. O único membro das forças militares americanas a completar o Treinamento dos SEAL, Rangers e de Controle tático da Força Área (TACP).

Ele completou a famosa “Destruidora de homens” chamada Hell Week três vezes, inclusive duas vezes em um único ano. Ele serviu em combate no Iraque. Foi o guarda costas do Primeiro Ministro Iraquiano. Bateu o recorde mundial de mais exercícios de barra fixa em 24 horas, fazendo 4030 barras. Correu 8 corridas de 100 milhas em 8 semanas consecutivas. Ele correu o equivalente a 267 maratonas em um único ano. Esse homem se transformou em um monstro. O rei do “sem desculpas” – David Goggins.

Entrevistador: Qual foi o momento em que você se olhou no espelho um dia e decidiu que bastava?

Goggins: Demorou um tempo até eu chegar nesse ponto, onde eu disse que já bastava. O que aconteceu foi que eu cheguei do trabalho uma noite, liguei a TV no Discovery Channel. Eu vi uns caras participando do treinamento dos Seal’s da Marinha. E eles estavam na Hell Week e estavam apanhando muito. Entrando e saindo da água, caras tocando o sino.

Havia sofrimento. E eu estava pesando 134 Kg. Eu sabia que tinha que fazer uma mudança na minha vida. Eu vivia o tempo todo deprimido, eu estava estagnado. E eu estava exatamente onde todos diziam que eu iria estar: Um nada.

Eu vim de um ambiente horrível. Eu fui chamado de preto durante todos os dias da minha vida na adolescência. Eu era uma criança assustada e insegura.

O único jeito de eu me encontrar foi me colocando nas piores situações possíveis.

Entrevistador: O que fez você pensar: “é isso que eu tenho que fazer”?

Goggins: Bem, ninguém me ajudou. Eu tive que fazer tudo sozinho. E o sentimento que eu tinha todas as manhãs quando eu olhava no espelho era horrível. E eu não queria mais me sentir assim.

Eu sentia como uma criança que tinha muitos sonhos mas que nunca chegaria a lugar algum. Eu era uma criança que tinha muito medo e a maioria das crianças podem aceitar isso e buscar ajuda, mas a melhor coisa que aconteceu comigo foi que ninguém me ajudou. Ninguém sentiu dó de mim.

Posso dizer que eu tive sorte pois a maioria das crianças que crescem com raiva e com medo, e que são isoladas de todo mundo ou obrigadas a crescerem muito rápido, escolham o caminho mais prejudicial. Eu poderia ser uma dessas crianças. Eu poderia ter seguido o pior caminho possível. Talvez seja meu caráter ou seja algo em mim que me obrigou a seguir o caminho que segui.

Então a forma que eu pude mudar isso, foi através do sofrimento. Eu tive que ganhar calos na minha mente, assim como provavelmente você tem em suas mãos. É tão fácil ser excelente nos dias de hoje, só que o sistema faz com que as pessoas sejam fracas. Se você tiver o mínimo de resiliência mental, qualquer habilidade, qualquer fração de autodisciplina pode ser o suficiente. A habilidade de “não querer fazer mas mesmo assim fazer”. Esse é o segredo do meu sucesso.

Você não precisa de motivação para fazer alguma coisa. Você não precisa se sentir bem para fazer alguma coisa. Em minha opinião você precisa de um excelente mentor. Alguém que seja um guia ideal e de preferência que essa pessoa acompanhe o seu crescimento dia após dia.

Hoje em dia tem muita porcaria no mercado como “segredos da atração”, “a falta de sucesso é uma mentalidade pobre”, “pessoas ricas são assim e pessoas pobres são assim”, “todo mundo pode conseguir”, entre outras besteiras que ouvimos o tempo todo. Somos condicionados para o pior de nós e não para o melhor de nós.

Como sua mentalidade foi condicionada para o fracasso ou seja, para o que as pessoas consideram “normal”, melhorar de vida ou fazer um grande esforço se torna praticamente impossível. Você olha as pessoas bem sucedidas e pensa que elas tem algo que você não tem. Você as admira pois não entende como é programado a admirá-las e a perder tempo tentando se aproximar delas. Você não precisa de nada disso.

Muitos pensam que pelo fato de eu fazer isso e aquilo, é porque eu gosto. Eu odeio correr. Pessoas não entendem porque eu faço coisas que odeio. Eu não quero tomar banho e comer, eu odeio isso também.

Foi somente depois que eu mudei essa mentalidade que eu me tornei alguém. Eu odiava ir para a escola, então adivinha: eu era burro que nem uma porta. Mas se você continuar fazendo as coisas que você odeia fazer, são essas coisas que irão levar você até o sucesso, até uma mentalidade superior.

São poucas pessoas no mundo que tem a sorte de conseguirem fazer o que gostam de fazer. Caso você decida fazer algo do qual você gosta, tenho que ser honesto com você, os salários são uma porcaria.

O segredo está no quão bom você é em satisfazer o que é necessário. Por exemplo, um amigo meu odeia matemática, mas advinha só, ele é um dos melhores em matemática, trabalha de consultor ganhando mais de 10 mil por mês fazendo o que não gosta. Sabe o que ele diz pra mim?

Ele diz que não teria o estilo de vida que tem se não fizesse as coisas que ele odeia fazer. O plano dele é continuar ganhando cada vez mais dinheiro fazendo o que não gosta, para ter dinheiro para uma boa aposentadoria e principalmente para ter uma vida fazendo coisas que ele gosta de fazer.

Se você não tem as condições para viver sua vida como gostaria, então você precisa parar de tomar decisões ruins. Sacrifícios são necessários para alcançar a vitória.

Eu me via como a pessoa mais fraca que Deus criou. Mas eu nunca culpei Deus por nada que ele fez comigo. Então o que fiz foi transformar essa fraqueza para me tornar o cara mais forte que Deus criou. Meu objetivo quando estava sentando, sofrendo, não indo para a escola, sofrendo Bullying, sem nenhuma autoestima, meu objetivo era: a única pessoa que vai conseguir mudar isso sou eu mesmo. E a única forma de mudar isso, era me colocando nas piores situações possíveis que um ser humano pode suportar. Essa era a única forma que eu podia construir essa mentalidade para lidar com qualquer situação que surgisse.

Entrevistador: Qual seria o seu conselho para aquela pessoa que se olha no espelho e não gosta daquilo que vê mas ainda está lutando contra um monte de coisas que não deveria se quer estar passando?

Goggins: De acordo com minha realidade e com o que aprendi, o meu maior conselho primeiramente, não irão gostar do que irei dizer porque vou dizer exatamente o contrário do que o mundo de hoje está dizendo.

Nós lemos um monte de livros hoje em dia cheio de porcarias. Muitas pessoas dizem que “você precisa ler mais livros”, hoje em dia não dá pra ter esse tipo de atitude de “ler mais livros”. O que tem que ser feito é escolher os livros com as melhores informações. Se você ler qualquer porcaria, sua mentalidade ficará cheia de porcarias. Se escolher os livros com as melhores informações, você irá tomar as melhores decisões.

Como seres humanos, nós queremos descobrir como ser igual a outra pessoa e como agradar aquela pessoa para que sejamos bem vistos, mesmo que isso nos prejudique. É algo que faz parte de nossa programação e muitas pessoas por serem livres para serem o que quiserem, estão cada vez mais entrando nessa acomodação e negatividade de se entregar para aquilo que são programadas a ser. Estão entregando pra você que sua programação é a melhor coisa do mundo, e a verdade é que não é. Você é programado para sobreviver, reproduzir, ter o máximo de prazer e alcançar o máximo de qualidade de vida, seja trapaceando ou não. Me diga onde em nossa programação somos programados para sermos moralmente corretos? Me diga onde em nossa programação a verdade é aceita como a melhor coisa que existe? Me diga onde em nossa programação somos totalmente bondosos?

Isso não existe. As pessoas não aprendem como são programados na escola e na verdade não aprendem sobre isso em lugar algum.

Quando eu era criança eu me sentia tão mal comigo mesmo que eu mentia para as pessoas me aceitarem. Eu inventava, mudava minha personalidade e jeito de ser. Eu não sabia como lidar com as pessoas. Não sabia como lidar com o Bullying. Não sabia como lidar com a solidão. E tudo o que uma criança não deveria passar na vida, eu passei.

A verdade é que, o ser humano é egoísta por natureza e como vivem inertes nessa realidade subjetiva fugindo da realidade, não tem como eles possuírem o conhecimento e muito menos a vontade para ajudar de forma correta uma criança em uma situação tão difícil. Por muito tempo eu culpei as pessoas por serem o que elas são. Eu demorei muito tempo para entender que você não pode querer que uma formiga seja um elefante. É impossível. Ao invés de querer que um milagre aconteça, aceite a realidade até que possa mudar o sistema e em consequência mudar a realidade.

Quando estamos em dor, quando estamos sofrendo, somos programados a procurar alguma coisa da qual possamos colocar a culpa e culpar algo ou alguém nos fará sentirmos melhores. A maioria das pessoas e crianças que passam por situações terríveis culpam a si mesmas, descontam na comida ou se transformar em alguém que se vicia em alguma coisa ou passa então a ser uma pessoa agressiva e violenta. Outras pessoas culpam seu pai, sua mãe, o mundo, o governo e se afastam de todos que lhe causaram dor e sofrimento.

Perceba que uma criança ou adulto se não tiver um guia ideal em suas vidas, estatisticamente falando 95% delas ou mais, irão tomar decisões extremamente ruins.

Quando percebi que meu problema era a falta de conhecimento e principalmente minha incapacidade de me adaptar, minha realidade começou a mudar. Eu percebi que aquelas pessoas que me maltratam por tantos anos estavam agindo como animais. Um animal age por instinto. Os seres humanos que me feriram e me atacaram como atacaram, estavam agindo como esses animais.

Demorei anos para entender que o que enfrentei estava fora de meu controle:

1.     Pessoas estavam agindo como as piores pessoas pois elas possuíam a mentalidade perdedora e que não entendiam que, ao praticarem tanto mal contra alguém, essa pessoa poderia se transformar em uma pessoa violenta, e por causa disso, poderia fazer uma loucura como entrar na escola e sair atirando em todo mundo ou se transformar em um criminoso e matar várias pessoas. Perceba que as vezes o próprio ser humano planta algo desagradável e que irá colher algo terrível no futuro. Depois que algo terrível acontece, então passam a pedir paz, que essas coisas não aconteçam, que o governo precisa fazer alguma coisa e etc. Eles mesmos não entendem como criaram algo tão ruim para eles mesmos.

2.     O sistema.

Eu aprendi cedo que seres humanos podem ser extremamente cruéis e que o sistema garante que essa crueldade se propague e multiplique.  Eu aprendi do jeito difícil que tinha que controlar o que eu podia controlar e melhorar. Não posso mudar as pessoas e sua natureza, principalmente quando agem como animais e não como seres humanos. Também não posso mudar o sistema sozinho.

Como não posso controlar a programação humana e muito menos controlar o sistema, minhas opções são bem simples: (a) me virar sozinho sem entrar em um caminho que irá me destruir como por exemplo drogas ou crime e (b) me envolver com pessoas que estão alinhadas com a minha realidade. Eu não sou o único a passar por isso e nem serei o último. O que significa que existem grupos de pessoas como eu porém será difícil encontra-las pois o sistema atual tenta eliminá-las. Como não consegue eliminar, então o sistema isola essas pessoas. Não irá encontrar essas pessoas na mídia tradicional. O sistema fará de tudo para impedir que as pessoas se libertem. Por isso é muito difícil encontrar ajuda e principalmente é muito difícil se livrar do sistema atual.

O que aprender aqui?

A zona de desconforto, o local onde irá sofrer e passar pela dor, é justamente aquilo que não deveria evitar. Não estou falando sobre dores que causam traumas. O trauma é uma excelente forma de motivação mas também pode ser extremamente destruidor e faz muitas pessoas se suicidarem ou viverem uma vida ruim e prejudicial.

Estou falando de se colocar em situações desconfortáveis pra saber como é e se adaptar a ela. Se sempre fugir da dor e do sofrimento, você nunca saberá os resultados que poderia conquistar. Esqueça motivação. A verdade é que você não precisa estar motivado para fazer o que precisa ser feito. Só precisa fazer.

Se desde pequeno você começasse a trabalhar naquilo que é desconfortável como se fosse algo normal, você seria um monstro de tão bom que iria ficar. Essa necessidade de nossos pais, do ambiente, e principalmente do sistema de nos colocar em uma posição onde temos que acreditar que o sentimentalismo e que o conforto é algo bom, é isso que tem prejudicado bilhões de pessoas.

Crianças geralmente são colocadas em ambientes extremamente prejudiciais onde os pais são fracos, os amigos são fracos, a mídia e o governo são fracos, onde a sociedade é fraca, como essa criança irá crescer e ser o melhor que ela poderia ser? Como essa criança será capaz de alcançar seu verdadeiro potencial se tiraram qualquer chance dela alcançar todo o seu potencial?

O que o governo, a mídia, a sociedade, seus pais, seu ambiente, chamam de “conforto” ou “melhor decisão”, é uma decisão muito pobre e desprezível. Esse sistema atual tem prejudicado bilhões de pessoas e cabe a nós mudarmos isso. Caso contrário estaremos dentro desse Loop (ciclo) infinito, onde nossos filhos e os filhos de nossos filhos terão que passar pelas mesmas porcarias que nós passamos.

A parte mais difícil é que se você tentar acabar com essas algemas que o impede ou que o prejudica, irá sofrer ainda mais. Irão isolar você. Irão dizer que você é louco, insano. Irão dizer que o jeito deles pensar é o melhor. Irão dizer que eles estão no caminho certo mesmo que seja o pior caminho possível.

Eles vivem todos os dias em uma insanidade que prejudica eles e todas as pessoas ao redor deles, e eles chamam isso de “normal”. Não posso e não irei aceitar isso.

A zona de desconforto não é algo ruim. É algo incrível porém se você não encontrar um guia ideal, terá dificuldades em realmente tirar o melhor da zona de desconforto. Sozinho você pode perder o caminho e por causa de suas experiências (prazerosas ou dolorosas), chegará a conclusões e crenças prejudiciais. Mesmo que tenha se livrado da maior parte daquele Loop não conseguirá sair totalmente.

O mundo está mudando e nós, finalmente estamos cada vez mais ganhando espaço e poder. Em breve iremos levar a humanidade para o próximo nível em sua evolução. Tudo o que você considera como “normal” irá passar por uma mudança extraordinária. A mentalidade das pessoas está mudando pois elas já sabem que tem algo errado mesmo que elas não saibam o que tem de errado.

Quando uma grande quantidade de pessoas acordarem, então mudaremos nosso jeito de viver, de consumir, de pensar, de estudar, de fazer negócios, e isso, nos levará a algo que nunca aconteceu na história da humanidade. Finalmente mudaremos o sistema superando a nossa própria programação como humanos.

Quando essa mudança acontecer o ser humano irá colher muitos benefícios sendo alguns deles:

Ø Diminuição na criminalidade e na violência em até 90%
Ø Diminuição da corrupção e do tráfico de drogas e de pessoas em até 90%
Ø Qualidade de vida elevada em até 90%
Ø Todas as pessoas pobres irão ter oportunidades de melhorarem suas vidas e de cooperarem positivamente com a sociedade. O que garantirá que o crime tenha muita dificuldade em recrutar alguém.
Ø O Bullying iria cair para mais de 90%
Ø O que temos nas escolas hoje é nível 1. No novo sistema teríamos uma educação de nível 100.
Ø O ser humano não iria ficar votando para a melhor decisão. A melhor decisão seria tomada imediatamente. Sem enrolação e sem política.
Ø O ser humano atualmente consegue desenvolver seu potencial no máximo em 20%. Pessoas morrem com 20% de seu potencial ou menos. O que é uma vergonha. No novo sistema seria comum as pessoas alcançarem 70-80% de seu potencial antes do 45 anos.
Ø O mercado seria justo.
Ø As drogas seriam controladas.
Ø O nível de inteligência emocional e mental iria subir para 90% ou mais.

Entre outros.

As pessoas não sabem desses benefícios. Isso porque estão tão inertes que são incapazes de pensar além daquilo que foram programadas a pensar. Eu não quero que você termine essa leitura acreditando no que acabei de dizer como se fosse uma verdade ou uma ideologia que precisa ser seguida à risca. O que quero que você faça é que questione o que foi dito. Não é a resposta ou a certeza que move grandes mentes, mas sim as perguntas.

Como o sistema é feito por seres humanos, os seres humanos podem mudar, modificar e melhorar o sistema, até chegar no ponto onde o sistema atual desapareça e um novo sistema 100x melhor, prospere.


2 comentários: