Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 10, 2019 in Organização | No comments
Agora que terminou as roupas está na hora de entrar na
próxima categoria. Antes disso quero te dar os parabéns por completar a tarefa
anterior. Para algumas pessoas foi fácil mas para outros não foi tão fácil
assim. Muitas roupas tem valor sentimental e é difícil dizer adeus.
Meus parabéns por completar a primeira tarefa. A segunda
tarefa para alguns será fácil mas para outros será difícil. É muito importante
que não desanime agora. Em média demora de 20 a 50 dias para terminar todas as
tarefas. Dessa maneira, com paciência, fazendo tarefa por tarefa, no final de
50 dias você terá a organização que
tanto desejou.
Sendo assim, faça um teste, se em 50 dias sua organização não
melhorar, então pode desistir do meu método. Garanto que esse método funciona e
sua organização será muito melhor.
Você gosta de
livros?
Muitas pessoas gostam. Agora vamos aprender a organizar os
livros.
1. Pegue todos os livros de sua casa e os coloque
em um único lugar
2. Agora, pegue livro por livro e decida se esse
livro traz alegria.
O processo é o mesmo e continua muito simples. É possível
fazer o processo sozinho ou com alguém como por exemplo, se os livros são do
casal é importante que o casal decida como irão escolher os livros.
Se o casal deseja ter filhos, é importante decidir quais
livros fariam sentido manter para a chegado do filho. Só que é muito importante
que o casal tenha um plano de descarte.
O plano de descarte é uma data especifica por ano em que
você irá olhar para as suas coisas, não apenas livros, e irá determinar se
alguma coisa perdeu o sentido ou se não tem mais uso. Ao invés de deixar
ocupando espaço, irá descartar. Essa será a garantia de que não permitirá que
acumule. Quando acumula, então tudo
parece que ficou pior. Sendo assim, o plano de descarte assim como o
plano de reposição, servem para eliminar o exagero.
Para marcar as datas corretamente, indico que use um
computador, agenda ou um calendário de papel. Datas em 1 ano, 2 anos são
importantes, assim como é importante que tenha uma lista ou lembretes do que
fazer. Ao anotar coloque o que é que
tem que fazer e porque tem que fazer.
Muitas pessoas não colocam o que é, não explicam o que é e não colocam o
que tem que fazer e porque precisam fazer. É importante que seus lembretes
tenham todos esses 5 pontos.
Uma dica bacana é colocar os motivos de estar fazendo tudo
isso. Se você conseguir lembrar o porquê está organizando, isso irá te colocar
no caminho correto, mesmo depois de muitos meses.
Organizando os
livros
Agora que escolheu os livros que são importantes pra você,
utilize 3 formas de guardar e organizar:
1.
Os livros para serem exibidos servem para dar um ar de sabedoria
ao local ou simplesmente por ter orgulho do que tem, como por exemplo, um livro
entregue por uma pessoa muito importante ou que marcou sua vida
2.
Os livros que está lendo ou que são
importantes pra você. Esses livros tem um lugar especial que geralmente pode variar entre seu
quarto ou a sala. Pode ficar em um local fácil de acessar ou em um local mais
particular e privado.
3. Os livros que serão guardados.
Existem muitas maneiras de organizar os livros e você precisa
escolher quais são as melhores pra você. Os livros que serão exibidos, precisam
ficar em um local onde qualquer pessoa possa vê-los. Geralmente o local mais
indicado é a sala, porém precisam ser organizados ou até mesmo colocados em uma
gaveta. Em alguns casos é possível criar um espaço de leitura em sua casa como
por exemplo, colocar os livros em seu escritório.
Caso tenha crianças pequenas é interessante proteger esses
livros com portas de vidro. Indico que enquanto tiver crianças pequenas coloque
seus livros em lugares onde as crianças não possam mexer. Nós sabemos que elas
rasgam, riscam e etc. No caso pode guardar esses livros em uma caixa
transparente.
Por fim, os livros
que serão guardados são aqueles que irá colocar em uma caixa transparente (caso
nã tenha uma caixa transparente pode escolher as caixas comuns. O que importa é
organizar). Essa
caixa pode ficar em seu guarda-roupa, na garagem ou em algum lugar que não
incomode, atrapalhe ou tire a beleza do lugar. É muito importante que tudo
esteja em ordem. Por exemplo, ao escolher guardar na garagem, é interessante
ter uma estante e que a caixa tenha uma numeração por exemplo, B25. Ao olhar na
prancheta, além de indicar a categoria, irá indicar o local onde está a caixa com
os livros. Essa dica é muito boa porque além de não precisar confiar em sua
memória, permite que não perca tempo procurando o que quer.
Essa é uma dica muito valiosa. Quando aliviamos nossa memória
nos sentimos melhor. Agora, quando
temos que lembrar de várias coisas, a memória fica sobrecarregada e como
consequência vem o estresse, cansaço, raiva, ódio, preguiça, desorganização e
assim por diante. Memória sobrecarregada é muito pressão. Por isso use
as listas, as pranchetas, porque assim sua memória terá espaço para as coisas
que realmente importam.
A
partir de hoje pratique o hábito de registrar e anotar tudo aquilo que é importante. Não confie
totalmente em sua memória porque cedo ou tarde ela irá falhar e caso não falhe,
sua memória estará ocupada com muitas coisas desnecessárias e que ajudam pouco.
Nesse nosso exemplo, B25 significa livros e no caso posso colocar
alguns nomes dos livros que são os mais relevantes. O que permite saber o que
tem dentro da caixa antes de abri-la.
Como manter em ordem
os livros?
É muito importante que os livros da categoria 1 (livros que
serão exibidos) e a categoria 3 (livros que serão guardados) sempre estejam em
ordem. Ao tirar algum livro, use e depois coloque-o de volta no lugar. Caso não
possa fazer isso, então é importante que na primeira folga, aproveite para
colocar de volta no lugar.
Em livros não poderá usar qualquer pano úmido, por isso é
importante tirar somente o pó no dia da limpeza semanal.
Conclusão
A categoria para organizar os livros é uma das mais fáceis.
Caso tenha alguma dúvida sobre organizar livros, você pode procurar imagens na
internet de como pode organizar melhor seus livros ou entrar em contato.
Nos livros que irá exibir existem muitas variações e você
pode escolher a que mais faz sentido para você ou para o seu lar.
Este mesmo procedimento que irá utilizar em sua casa também serve para seu escritório.
Como dica final é interessante catalogar todos os seus
livros. Ao ter uma lista de livros em seu computador, ou em sua agenda ou em
sua prancheta, não perderá tempo procurando algum livro e a melhor parte é que
sua memória terá espaço para se preocupar com outras coisas. A lista permite
que saiba onde encontrar por exemplo, ao saber que o livro está na Sala seção
B7, basta ir na sala e ir direto na categoria e irá encontrar o livro. A
vantagem da lista é o fim das preocupações. Se você sabe que está anotado, irá
se sentir mais aliviado e até melhor. O que permitirá gastar energia com as
coisas que realmente importam.
No caso, ao tirar algum livro é interessante marcar como
retirado e quando colocar de volta, basta desmarcar. Essa é uma ótima dica para
quem gosta de emprestar livros. Ao emprestar seu livro sempre coloque a seção,
o nome do livro, o nome da pessoa e a data.
É muito melhor
confiar em suas anotações, do que confiar em sua memória.
Lembre-se que não importa como decidiu organizar seus livros,
revistas, e etc, você está certo. Faça do jeito que você
gosta e se sentirá bem com sua organização.
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