quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Organização #4 LIVROS

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 10, 2019 in | No comments

Agora que terminou as roupas está na hora de entrar na próxima categoria. Antes disso quero te dar os parabéns por completar a tarefa anterior. Para algumas pessoas foi fácil mas para outros não foi tão fácil assim. Muitas roupas tem valor sentimental e é difícil dizer adeus.

Meus parabéns por completar a primeira tarefa. A segunda tarefa para alguns será fácil mas para outros será difícil. É muito importante que não desanime agora. Em média demora de 20 a 50 dias para terminar todas as tarefas. Dessa maneira, com paciência, fazendo tarefa por tarefa, no final de 50 dias você terá a organização que tanto desejou.

Sendo assim, faça um teste, se em 50 dias sua organização não melhorar, então pode desistir do meu método. Garanto que esse método funciona e sua organização será muito melhor.

Você gosta de livros?

Muitas pessoas gostam. Agora vamos aprender a organizar os livros.

    1.     Pegue todos os livros de sua casa e os coloque em um único lugar
    2.     Agora, pegue livro por livro e decida se esse livro traz alegria.

O processo é o mesmo e continua muito simples. É possível fazer o processo sozinho ou com alguém como por exemplo, se os livros são do casal é importante que o casal decida como irão escolher os livros.

Se o casal deseja ter filhos, é importante decidir quais livros fariam sentido manter para a chegado do filho. Só que é muito importante que o casal tenha um plano de descarte.

O plano de descarte é uma data especifica por ano em que você irá olhar para as suas coisas, não apenas livros, e irá determinar se alguma coisa perdeu o sentido ou se não tem mais uso. Ao invés de deixar ocupando espaço, irá descartar. Essa será a garantia de que não permitirá que acumule. Quando acumula, então tudo parece que ficou pior. Sendo assim, o plano de descarte assim como o plano de reposição, servem para eliminar o exagero.

Para marcar as datas corretamente, indico que use um computador, agenda ou um calendário de papel. Datas em 1 ano, 2 anos são importantes, assim como é importante que tenha uma lista ou lembretes do que fazer. Ao anotar coloque o que é que tem que fazer e porque tem que fazer.

Muitas pessoas não colocam o que é, não explicam o que é e não colocam o que tem que fazer e porque precisam fazer. É importante que seus lembretes tenham todos esses 5 pontos.

Uma dica bacana é colocar os motivos de estar fazendo tudo isso. Se você conseguir lembrar o porquê está organizando, isso irá te colocar no caminho correto, mesmo depois de muitos meses.

Organizando os livros

Agora que escolheu os livros que são importantes pra você, utilize 3 formas de guardar e organizar:

    1.     Os livros para serem exibidos servem para dar um ar de sabedoria ao local ou simplesmente por ter orgulho do que tem, como por exemplo, um livro entregue por uma pessoa muito importante ou que marcou sua vida

    2.     Os livros que está lendo ou que são importantes pra você. Esses livros tem um lugar especial que geralmente pode variar entre seu quarto ou a sala. Pode ficar em um local fácil de acessar ou em um local mais particular e privado.

    3.     Os livros que serão guardados.

Existem muitas maneiras de organizar os livros e você precisa escolher quais são as melhores pra você. Os livros que serão exibidos, precisam ficar em um local onde qualquer pessoa possa vê-los. Geralmente o local mais indicado é a sala, porém precisam ser organizados ou até mesmo colocados em uma gaveta. Em alguns casos é possível criar um espaço de leitura em sua casa como por exemplo, colocar os livros em seu escritório.

Caso tenha crianças pequenas é interessante proteger esses livros com portas de vidro. Indico que enquanto tiver crianças pequenas coloque seus livros em lugares onde as crianças não possam mexer. Nós sabemos que elas rasgam, riscam e etc. No caso pode guardar esses livros em uma caixa transparente.

Por fim, os livros que serão guardados são aqueles que irá colocar em uma caixa transparente (caso nã tenha uma caixa transparente pode escolher as caixas comuns. O que importa é organizar). Essa caixa pode ficar em seu guarda-roupa, na garagem ou em algum lugar que não incomode, atrapalhe ou tire a beleza do lugar. É muito importante que tudo esteja em ordem. Por exemplo, ao escolher guardar na garagem, é interessante ter uma estante e que a caixa tenha uma numeração por exemplo, B25. Ao olhar na prancheta, além de indicar a categoria, irá indicar o local onde está a caixa com os livros. Essa dica é muito boa porque além de não precisar confiar em sua memória, permite que não perca tempo procurando o que quer.

Essa é uma dica muito valiosa. Quando aliviamos nossa memória nos sentimos melhor. Agora, quando temos que lembrar de várias coisas, a memória fica sobrecarregada e como consequência vem o estresse, cansaço, raiva, ódio, preguiça, desorganização e assim por diante. Memória sobrecarregada é muito pressão. Por isso use as listas, as pranchetas, porque assim sua memória terá espaço para as coisas que realmente importam.

A partir de hoje pratique o hábito de registrar e anotar tudo aquilo que é importante. Não confie totalmente em sua memória porque cedo ou tarde ela irá falhar e caso não falhe, sua memória estará ocupada com muitas coisas desnecessárias e que ajudam pouco.

Nesse nosso exemplo, B25 significa livros e no caso posso colocar alguns nomes dos livros que são os mais relevantes. O que permite saber o que tem dentro da caixa antes de abri-la.

Como manter em ordem os livros?

É muito importante que os livros da categoria 1 (livros que serão exibidos) e a categoria 3 (livros que serão guardados) sempre estejam em ordem. Ao tirar algum livro, use e depois coloque-o de volta no lugar. Caso não possa fazer isso, então é importante que na primeira folga, aproveite para colocar de volta no lugar.

Em livros não poderá usar qualquer pano úmido, por isso é importante tirar somente o pó no dia da limpeza semanal.

Conclusão

A categoria para organizar os livros é uma das mais fáceis. Caso tenha alguma dúvida sobre organizar livros, você pode procurar imagens na internet de como pode organizar melhor seus livros ou entrar em contato.

Nos livros que irá exibir existem muitas variações e você pode escolher a que mais faz sentido para você ou para o seu lar.

Este mesmo procedimento que irá utilizar em sua casa também serve para seu escritório.

Como dica final é interessante catalogar todos os seus livros. Ao ter uma lista de livros em seu computador, ou em sua agenda ou em sua prancheta, não perderá tempo procurando algum livro e a melhor parte é que sua memória terá espaço para se preocupar com outras coisas. A lista permite que saiba onde encontrar por exemplo, ao saber que o livro está na Sala seção B7, basta ir na sala e ir direto na categoria e irá encontrar o livro. A vantagem da lista é o fim das preocupações. Se você sabe que está anotado, irá se sentir mais aliviado e até melhor. O que permitirá gastar energia com as coisas que realmente importam.

No caso, ao tirar algum livro é interessante marcar como retirado e quando colocar de volta, basta desmarcar. Essa é uma ótima dica para quem gosta de emprestar livros. Ao emprestar seu livro sempre coloque a seção, o nome do livro, o nome da pessoa e a data.

É muito melhor confiar em suas anotações, do que confiar em sua memória.

Lembre-se que não importa como decidiu organizar seus livros, revistas, e etc, você está certo. Faça do jeito que você gosta e se sentirá bem com sua organização.



Para saber mais sobre o homem superior Clique Aqui e conheça nossa Loja. Caso queira aprender sobre Alta Prformance, Organização da casa e do escritório, Rotinas Matinais, Clique Aqui e se una a vários homens que fazem parte do Projeto Se tornando um Homem Superior. Se preferir vídeos, pode Clicar Aqui e conhecer nosso canal.





0 Comments:

Postar um comentário