quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Dia 11 | O inimigo mais letal em sua vida

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 02, 2019 in , , , , , , | No comments


“A acomodação é um inimigo que chega devagar, em silêncio, passando por debaixo do radar que aos poucos vai prejudicando e matando. É como um vírus. Quando percebemos que tem algo de errado geralmente é tarde demais” – Gabriel Orcioli

Zona de conforto somente será positivo ou negativo dependendo da situação. Por exemplo, estar confortável ou na zona de conforto em situações positivas e boas, não é ruim. Não tem problema em estar confortável. Agora, se a situação é ruim e você simplesmente fica em sua zona de conforto como se tudo estivesse normal, então a zona de conforto passa a ser extremamente negativa.

A acomodação é diferente da zona de conforto pois não depende da situação. A acomodação é sempre negativa. A zona da acomodação é um inimigo silencioso, que vai entrando aos poucos e se instalando e quando você percebe que tem algo errado, geralmente é tarde demais. O estrago já foi feito e não tem como desfazer.

A acomodação invade seu caráter, sua mentalidade, o que você sente, o que acredita, e naturalmente afeta sua vida por inteira. Esse é o poder da acomodação.

A acomodação tem algumas características como:

Ø Forte motivação para manter ou ficar onde se encontra
Ø Com o passar do tempo vai ficando cada vez pior
Ø A pessoa fica sem saber como sair do fundo do poço
Ø Não faz ideia de como mudar o hábito negativo ou prejudicial
Ø Tenta sozinha mas falha e percebe que tudo o que aprendeu até agora não foi o suficiente. O que piora a situação, levando-a até a depressão ou suicídio.
Ø Negação da realidade
Ø Acredita que o hábito, comportamento ou mentalidade negativo é normal ou positivo. O que a faz pensar que as pessoas que criticam são loucos ou ruins.
Ø Se for a nível coletivo é ainda pior porque quanto mais pessoas com crenças, mentalidades e comportamentos ruins, mais irão se defender como se estivessem sendo atacados ou sofrendo preconceito. Por exemplo, a Kéfera no final do ano em 2018.
Ø A pessoa pode passar a acreditar que o comportamento ou mentalidade ruim faz parte dela e então defenderá essa coisa ruim como se fosse um direito. E toda vez que alguém negar esse “direito” estará cometendo um grande “mal” ou está atacando ela. Ela irá sentir que o que ela é está sendo atacado mesmo que não esteja.

Entre outros. Quanto mais tempo a pessoa fica na acomodação mais difícil será para sair. A acomodação tem três pontos importantes:

·        Quantidade
·        Frequência
·        Intensidade (cada vez pior, durando cada vez mais tempo)



Imagine uma relação abusiva. Até hoje, raramente encontrei uma relação que iniciou de forma abusiva. A relação foi ficando abusiva com o passar do tempo e existem muitas razões para isso como falta de sentimento, ciúmes, a pessoa ser violenta, programação humana, mas vamos a um exemplo para entender melhor.

Imagine que um casal está junto e tem sua primeira briga porém um deles foi totalmente passivo e submisso, não existindo qualquer punição a quem cometeu o erro. Quando não existe punição ou limitação as chances do problema acontecer novamente é maior que 500%. Quando não existe limitação ou punição entendemos isso como uma recompensa positiva por um comportamento negativo.

De forma simples, um dos dois está motivando o outro a continuar. Então acontece pela segunda vez. Agora entramos na primeira parte que é a quantidade. Antigamente não existia nenhuma briga. Em 2 semanas 2 brigas. Tem algo que incentiva as brigas. Na próxima semana, novamente a mesma coisa acontece ou seja, um dos dois foi totalmente passivo e submisso e o outro agiu de forma negativa como tinha feito antes.
A próxima briga acontece em 6 dias só que agora começa a ficar mais intensa. O que significa que começamos uma escalação emocional cada vez pior como se a pessoa ganhasse um “passe livre” para subir o nível de violência. No caso a violência pode ser verbal, física ou psicológica. É comum que a tonalidade de voz aumente cada vez mais, e a raiva também.

A próxima briga acontece em 5 dias e ocorre a primeira agressão física (primeiro sinal vermelho). A próxima briga acontece em 4 dias e mais agressão física. A próxima em 3 dias. A próxima em 2 dias, e quando o casal percebe estão brigando todos os dias, onde a violência psicológica, física e verbal ficam cada vez mais intensas e frequentes.

Perceba como a acomodação por mais que seja natural no ser humano é sorrateira. Ela começa bem devagar. Sem fazer muito barulho e principalmente é silenciosa. Ela vai crescendo cada vez mais até chegar em um ponto onde as coisas ficam terríveis.

A acomodação não acontece apenas em relacionamentos. A acomodação acontece em várias áreas de nossas vidas e em muitos casos em todas.

Pense agora em seus hábitos. Geralmente seus hábitos negativos ocorrem por algumas razões como:

Ø Alguém obrigou ou fez algo que levou você a ter esses hábitos negativos.
Ø Por causa de suas experiências negativas e dolorosas. O que pode levar ao isolamento, afastamento e etc.
Ø Por causa de traumas ou sérios problemas.
Ø Através das questões sociais ou seja, amigos, familiares, sociedade, religião, movimentos sociais, ideologias, que o fizeram acreditar que algo era “normal” quando na verdade não era.
Ø Através da limitação do que sabe ou conhece.
Ø Em consequência de nunca ter tido um guia ideal. Educação ruim dos pais.
Ø Em consequência de professores, guias, “autoridades”, “intelectuais”, que não são tão bons mas que você pensa que são incríveis
Ø Através do Sistema e de um governo ruim.
Ø Por causa da programação humana.

Entre outros. Algo para se tornar um hábito leva um tempo. É muito comum que hábitos ruins sejam prazerosos ou bons e por causa disso temos muita dificuldade em nos livrar desse hábito. Quanto mais prazer mais difícil é para se livrar.  Muitas vezes não percebemos que estamos dando passos diretamente para a acomodação. Um dia dizemos “é só hoje”, e então daqui a alguns dias ou no outro dia, adia novamente. Mesmo que você faça o que tem que fazer o hábito de “adiar as coisas” foi instalado.

Este hábito agora faz parte de você. Como faz parte de você, você irá reproduzir esse hábito ruim em praticamente todas as áreas de sua vida. Agora, você não irá mais adiar somente uma coisa, agora irá adiar várias em diferentes áreas.

E esse tipo de acomodação segue dois caminhos:
(1) Parar em algum nível ou seja, não fica pior pois por alguma razão existem algumas limitações ou condições que impedem que a acomodação pare de atacar. É como se a acomodação ficasse estável.

(2) A acomodação não irá parar até que algo muito ruim aconteça. A acomodação faz com que a pessoa fique pior e pior, até o ponto onde ela não aguenta mais de tanta dor e sofrimento. Geralmente não sabe o que fazer e se acomoda em uma posição onde as coisas ficam terríveis. Uma frase típica de pessoas nesse nível é “quero que tudo se exploda”.

É importante entender que uma vez que a acomodação se estabelece não tem como voltar atrás e caso tente voltar atrás sempre terá algum dano. E se a acomodação faz com que você se sinta bem, você terá muitas dificuldades em vencer a acomodação. Isso porque você não irá querer sair.

Nós, somos programados a buscar o máximo de prazer e principalmente a manter tudo aquilo que nos faz feliz, mesmo que seja negativo para nós.

A acomodação pode fazer com que você acredite que “ser você mesmo” ou seja, ser o que é, do jeito que é e no estado que é, é algo bom e maravilhoso. A questão do “ser você mesmo” é que não tem nenhum valor de desenvolvimento e como a zona da conforto, vai depender da situação.

Por exemplo, se você está em uma situação onde ser você mesmo acrescenta valor ou não interfere negativamente, então “ser você mesmo” é algo bom, porém se você está em uma situação onde não acrescenta valor, onde não faz as coisas como deveriam serem feitas, onde se faz de vítima e quando interfere em alguma coisa, acaba piorando ou oferecendo uma ajuda negativa, então o “ser você mesmo” se torna um problema.

A acomodação usa o “ser você mesmo” como resistência para que você não consiga fugir dela facilmente. Essa é uma das defesas da acomodação ou seja, quando ela se estabelece, não quer ser derrotada.

A acomodação é muito parecida com um vírus: tem como objetivo sobreviver e reproduzir o máximo possível. Quanto mais a acomodação sobrevive e reproduz, mais difícil é para que você se livre dela. E de fato em alguns casos irá se sentir bem e irá cair em uma armadilha.

Por exemplo, a um tempo atrás ajudei uma mulher que se envolver com um pastor casado, com dois filhos, e 20 anos mais velho que ela. Eles transavam dentro da igreja e não respeitavam ninguém. Analisando a situação dela eu pude ver a acomodação trabalhando e como a acomodação fez com que começasse a surgir um sentimento pelo pastor.

Como sabemos mulheres são programadas a perseguir o que sentem. Não significa que toda mulher irá perseguir o que sente, mas uma grande parte das mulheres perseguem o que sentem ignorando todas as consequências. Foi o caso dessa mulher.

A acomodação interfere em várias áreas de nossa vida e pode usar até o nosso sentimento como forma de se instalar. No caso como ela se envolveu, a acomodação se instalou e dificilmente irá embora. Depois do erro a acomodação ficou extremamente poderosa. Chegando ao ponto de ser quase impossível de elimina-la.

Minha dica é tome decisões enquanto o que você sente não é forte. Depois que ficar forte, não conseguirá tomar boas decisões.

A acomodação coletiva

A acomodação coletiva é a pior que existe. A acomodação coletiva tem o poder de destruir um país inteiro e o nosso está sendo muito prejudicado por causa da acomodação.

Nós, na posição de seres humanos, ficamos mais fortes quando temos pessoas que estão alinhadas ou são compatíveis com o que acreditamos ou somos.

Se estamos errados iremos procurar pessoas que acreditem no mesmo que nós. Elas também estarão erradas mas a união irá interferir e fazer os indivíduos acreditam que possuem uma verdade:

Ø Quanto mais pessoas acreditam em algo, mais verdadeiro esse algo se torna

Isso significa que nós somos programados a sobreviver e uma das formas de sobreviver é a viver em grupos. O que significa que não importa se o grupo segue ou não a verdade, o que importa é sobreviver. A necessidade de sobrevivência fará com que o grupo acredite em uma mentira (em nosso caso como exemplo) para que o grupo possa sobreviver ou proteger o que acreditam ou o que são.

Se você parar para analisar temos diferentes grupos em diferentes níveis, e a maioria deles acreditam que estão certos. Um exemplo disso é a quantidade de religiões existentes no mundo. Por exemplo existem mais de 10 mil religiões e é impossível que todas estejam certas e de fato, somente uma está certa. Porém, a verdade não importa pois o ser humano irá criar 1 milhão de religiões se necessário desde que satisfaça sua necessidade de aceitação, alinhamento, crença e compatibilidade.

Seu amigo por exemplo é alguém que está alinhado contigo e é compatível com você. Ou seja, nós, querendo ou não nos aproximamos de pessoas que estão alinhadas com nossa forma de pensar e nos afastamos (para proteger nossas crenças, ideias, comportamentos e valores) quando não encontramos o alinhamento ou compatibilidade.

O problema é que quanto maior for a acomodação coletiva mais poderosa e influente ela será. Os mais fracos sempre caem na acomodação e como consequência podem prejudicar uma nação inteira e prejudicar o mundo, como tem acontecido no mundo atualmente. Sabemos que tem algo muito errado no mundo e a acomodação é uma das razões. Existem outras como o socialismo, comunismo, globalismo, totalitários, corruptos, criminosos, o sistema atual e etc, mas acomodação é uma delas também.

O programa da Globo “Amor & Sexo” é um ótimo exemplo de como estão manipulando a mentalidade das pessoas para seguirem uma determinada direção. O politicamente correto, positivismo, socialmente correto, sentimentalismo são ótimos exemplos de como a acomodação é poderosa. Quanto mais o que sentimos for defendido como algo especial ou sagrado, mais poderosa é a acomodação.

Imagine várias pessoas ruins e fracas sendo colocadas no poder. Essas pessoas não irão defender o que é certo, correto ou verdadeiro. Elas irão defender aquilo em que acreditam e o que elas acreditam é péssimo e cheio de coisas negativas e ruins, porém como ela tem “sucesso” ou vários apoiadores, então a mentira e tudo aquilo que é prejudicial não é aceito como algo prejudicial mas sim como algo normal e verdadeiro.
Perceba que quando o sistema é fraco pessoas fracas, monstruosas e prejudiciais podem subir ao poder. O mundo está em caos por causa dessas pessoas. O mundo não está um caos por causa de nós, que somos boas pessoas e lutamos por uma vida melhor. O mundo é destruído por esses indivíduos que são incapazes de tomar a melhor decisão. Eles preferem seguir o que acreditam. O mundo está um caos por causa deles e não por nossa causa. Isso significa que se não mudarmos o sistema para impedir que eles subam ao poder, é uma questão de tempo até sermos destruídos ou escravizados. Seu estilo de vida irá desaparecer pois esses indivíduos controlam países e aos poucos o mundo.

Esse é um dos principais problemas envolvendo a acomodação em um nível coletivo. Quanto mais pessoas acreditam no que você acredita, mais certeza você tem que aquilo é verdade. Você irá ver como “normal” mesmo que não seja. Pra mim a acomodação coletiva é a pior que existe. Uma vez enraizada em nossas mentes, se torna muito difícil separar o que é bom do que não é.

Vencendo a acomodação

Vencer a acomodação na maioria das vezes não será algo fácil. Geralmente demora porque quer você queira ou não, é necessário mudar hábitos, crenças, mentalidade, comportamentos, pensamentos, e como sabemos quanto mais enraizada for a informação, mais difícil é para eliminá-la – principalmente se a informação faz parte de seu sentido de vida e de suas crenças. 

Em muitos casos o correto não é “eliminar” mas sim alcançar o que chamo de “ponto de equilíbrio” ou seja, um ponto do qual a acomodação não prejudique sua vida ou que prejudique pouco sem causar muito dano. Por exemplo, se você é alguém que é viciado em sexo ou é viciado em masturbação, uma das formas de evitar danos é encontrando o ponto de equilíbrio através do controle do seu vício.

Como controlar o vício?

Se o vício passou o nível onde pode ser controlado não será possível controla-lo. No caso é necessário ajuda de profissionais.

Em muitos casos é possível controlar o vídeo. Por exemplo, ao invés de se masturbar todos os dias ou fazer sexo todos os dias, irá se masturbar ou fazer sexo duas vezes por semana. No caso você escolhe os dias e na hora de fazer sexo ou se masturbar irá fazer várias vezes, tipo de 4 a 7 ou 8 vezes. Isso irá esgotar o seu corpo e irá diminuir sua vontade de praticar novamente. O que significa que terá mais forças para aguentar 3 ou 4 dias sem se masturbar ou fazer sexo.

Perceba que quando encontramos o ponto de equilíbrio, conseguimos aos poucos ir modificando um hábito ruim ou vício. Em muitos casos não é necessário eliminar. Muitas pessoas não conseguem eliminar e não tem nada de errado com isso.

Muitas vezes algumas pessoas acreditam que só porque elas conseguiram, outras pessoas também conseguem. No caso a pessoa está refletindo o que ela é e o que ela consegue como se todas as conseguissem os mesmos resultados que elas. Como se as outras pessoas fossem conseguir como ela conseguiu.

Minha dica é que em primeiro lugar procure um especialista em acomodação. Ele irá avaliar sua vida e dizer o que a acomodação está fazendo com você.

Caso não queira seguir esse caminho, então indico que estude o máximo que puder sobre acomodação. Quanto mais estudar, a tendência é que sua mentalidade comece a entrar em um novo ciclo. E esse novo ciclo pode e irá mudar aos poucos seus hábitos e mentalidades ruins.

A defesa mais poderosa da acomodação

Uma das defesas mais poderosas da acomodação irá passar por debaixo do seu nariz. E essa defesa impedira que você se livre por completo do problema.

Estou falando sobre resultados positivos. Irei contar algo agora pra você que você não irão acreditar. É possível que nunca tenha ouvido falar sobre isso mas irei explicar. O que irie falar aqui se chama a cegueira provida dos resultados positivos, do lucro, do acerto e etc.

Não importa a área, quando temos algum resultado positivo irá acontecer algumas coisas interessantes como:

Ø Irá se sentir muito bem e por isso irá pensar que não precisa de mais nada ou seja que está bom.
Ø Irá adquirir uma crença de que aquilo é certo e verdadeiro. O que impedirá de ver acima daquilo que conquistou ou conseguiu.
Ø Irá defender que aquilo que tem é o melhor, e irá se afastar de pessoas que dizem que não é o melhor.
Ø Irá compartilhar os resultados positivos e irá prejudicar outras pessoas no processo com informações de má qualidade.

Entre outros. Basicamente a acomodação obriga você a se estagnar em uma zona que por mais que seja melhor do que a anterior não é a melhor.

É assim que a acomodação usa os resultados positivos se manter viva.

A segunda defesa mais poderosa é ainda pior. Sabe quando você não consegue fazer alguma coisa ou acha difícil? Parabéns, em muitos casos essa é a defesa da acomodação tentando impedir que você a mate.

A acomodação quer sobreviver e não conseguirá sobreviver se você a matar. Então ela fará de tudo para que você a mantenha ao seu lado.

Quando você acha que algo é muito difícil ou que tentou e não conseguiu a acomodação irá se alimentar de sua dor e sofrimento para obrigá-lo a colocar barreiras e eventualmente, desistir. Deixando de lado o que poderia mudar sua vida.

Em algumas pessoas essa pressão é tão poderosa que a pessoa desiste e nunca mais tenta novamente. A acomodação pode fazer você pensar que tentou de tudo. O problema é que você não tentou de tudo. Nesse caso, você tentou o que sabia ou conhecia. Você não tentou nada além da sua zona de conhecimento.

Quando você faz algo e consegue bons resultados, então sente-se feliz. Quando faz algo e não consegue bons resultados, então sente-se triste. O segredo não é focar no que sente, mas sim no processo e principalmente entender e interpretar corretamente os resultados.

Você sabe o que são os testes A/B?

Os testes A/B são usados por muitas empresas para descobrir o que funciona e o que não funciona, assim como para testar o que seria melhor comparado a aquilo que já é bom.

O que significa que as empresas fazem vários testes em uma mesma área ou em uma mesma coisa, e os testes que possuem os melhores resultados são adotadas.

Essa tem que ser a sua mentalidade, tanto nos resultados positivos quanto nos resultados negativos. Se os resultados foram negativos, terá que testar novamente até encontrar algo que traga resultados positivos. Quando tiver em mãos resultados positivos, seu trabalho é fazer novos testes até descobrir o máximo de resultados positivos que poderia conquistar.

Perceba que os testes ignoram o que você sente ou está sentindo. Isso é muito difícil. Somos programados a dar muito valor ao que sentimos.

Como lidar com o que sinto para que possa fazer mais testes A/B?

O que você pode fazer é seguir nossas regras:

1.     Se o sentimento é intenso, não tome nenhuma decisão. Não importa o quanto demore ou o quão difícil seja. Não tome nenhuma decisão baseada no que você sente. Primeiro lide com o que você sente e somente depois que o que você sente estiver sob seu controle, então você irá para o passo 2.

2.     Agora irá analisar os resultados sem levar em consideração o que você sente ou sentiu. Se o resultado foi negativo, você irá buscar entender o porquê foi negativo e em qual lugar saiu errado. Irá buscar mais opções para testar e ver qual funciona melhor pra você. E se os resultados foram positivos, é necessário descobrir o porquê foi positivo e o que permitiu que fosse positivo. Depois disso irá encontrar as áreas que precisa melhorar e principalmente irá procurar outras opções para testar até encontrar o que nós chamamos de “máximo de resultados positivos”. Resultado máximo é o resultado que não pode ser ultrapassado ou seja, você chegou no topo.

3.     Assim que descobrir resultados positivos é preciso replicá-lo em todas as áreas de sua vida. Isso é o que chamamos de “crescimento exponencial”. Uma vez que conseguiu ao menos um resultado positivo em alguma área de sua vida irá replicar o padrão vitorioso em todas as outras áreas de sua vida.

O processo é sempre o mesmo, porém o que muda são as áreas em que o processo será aplicado. Então entra a nossa 4º regra e uma das mais importantes:

4.     Adaptação.

Ao tentar qualquer coisa em sua vida é necessário se adaptar. Então se tenho uma área que é diferente, tenho que me adaptar ao que é diferente. Não posso ficar reclamando pois não fará com que eu me adapte.

Após conseguir se adaptar entra a nossa 5º regra mais importante que:

5.     Manter o que foi conquistado

Essa parte é difícil pois não aprendemos sobre a importância que tem manter alguma coisa. Muitas vezes nós pensamos que ganhamos e que ganhar é suficiente, mas a vida ensina justamente o oposto. A vida ensina que ganhar não é o suficiente. A vida ensina que é preciso manter aquilo que conquistou. A vida ensina que manter é muito mais difícil que conquistar.

Essa regra vale para todas as áreas de nossas vidas, seja familiar, criação dos filhos, namoro, na vida profissional, na mentalidade e assim por diante.

Espero que tenha aprendido o que é a acomodação e como ela interfere em sua vida, impedindo que você consiga ser o melhor que possa ser ou quem sabe, impedir que tenha uma vida normal.

Não é fácil vencer a acomodação mas é possível. É muito melhor vencer a acomodação com alguém que você confia do que tentar vencer a acomodação sozinho. Vencer a acomodação sozinho é muito difícil mas é possível. Eu sou das pessoas que gostam do desafio e que principalmente gosta de enfrentar muita dor e desconforto. No meu caso vencer a acomodação sozinho é o que prefiro pois a dor e o desconforto são motivações pra mim. Agora, pra você a dor e o desconforto pode ser desmotivador. O que significa que ter alguém guinado você e ajudando-o em todo o processo será muito melhor pra você.

Escolha com sabedoria. Sua vida depende disso.


0 Comments:

Postar um comentário