quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Dia 28 Pequenas Tarefas, Grandes Mudanças

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 10, 2019 in | No comments

Quer ser uma pessoa melhor e fazer sua existência ter sentido?

Comece arrumando sua cama. Claro que pode pagar para alguém fazer ou ficar esperando que alguém faça por você. Talvez você tenha muito dinheiro e assim, não precisa ficar perdendo tempo arrumando sua cama, mas será que realmente está perdendo tempo arrumando sua própria cama?

Se você arrumar sua cama toda manhã, você terá feito a primeira tarefa do dia. Em muitos casos não sentirá motivação e muito menos vontade e em outros casos, arrumar a cama lhe dará um pequeno sentimento de vitória logo no começo de seu dia.

Se você parar para analisar irá descobrir que durante o seu dia para completar uma grande tarefa, na maioria dos casos, terá que finalizar várias tarefas pequenas.

Alguém que não tem rotinas matinais, que não tem rituais, pode não perceber mas está sabotando a própria confiança e motivação para fazer grandes coisas.

Nós, como seres humanos não somos programados para fazer aquilo que não traz prazer imediato, que não seja fácil, que não seja recompensador e que não ofereça muito prazer e conforto. Esse é seu inimigo. Esse é o inimigo que você precisa vencer todos os dias. Esse inimigo as vezes ataca forte, mas prefere atacar aos poucos de forma gradual e indireta.

Todas as pequenas tarefas são importantes. O que faz alguém ser vitorioso é o quanto consegue vencer cada uma das pequenas tarefas em seu dia.

Não pense que essas tarefas por serem pequenas são fáceis. É muito fácil fazer pequenas tarefas quando estamos motivados, nos sentindo bem, mas e nos dias onde não estará motivado e não estará se sentindo bem? Irá desistir? Irá deixar para amanhã ou depois de amanhã?

É muito fácil vencer quanto somos favorecidos, difícil é vencer quando o vento não está ao nosso favor.

Quer ser um vencedor? Quer ser uma pessoa melhor e vitoriosa? Comece vencendo as tarefas quando não se sentir bem para executá-las.

As tarefas são divididas em 6 níveis de dificuldade:

    1.     Muito fácil
    2.     Fácil
    3.     Mediana
    4.     Difícil
    5.     Muito difícil
    6.     Super difícil

Os seres humanos estão acostumados com as dificuldades de até nível 3. De vez em quando aparece uma tarefa de nível 4 e raramente aparece uma tarefa de nível 6.

Se você não for capaz de vencer as tarefas de nível 1, 2 e 3 com facilidade todos os dias, você terá muitos problemas para lidar com tarefas de nível 4 ou maior.

A maioria dos seres humanos vivem sempre procurando tarefas fáceis com garantia de muito sucesso. Nós sabemos que isso é perda de tempo. Estatisticamente falando, tarefas fáceis com recompensas enormes, é tolice.

Outra informação relevante é que o ser humano adora fugir daquilo que é difícil, e isso também é tolice. Essa é a razão da maioria dos seres humanos serem fracos. Se você sempre fugir porque é difícil, você nunca terá nada.

A partir de hoje, se você puder tentar, estarei te libertando do medo das tarefas difíceis. A partir de hoje, você precisa ficar muito bom em fazer as tarefas fáceis e de dificuldade mediana. De fato, você tem que ser capaz de fazer as tarefas de nível mediano como se fosse as tarefas mais fáceis do mundo. Caso contrário, ao enfrentar alguma tarefa de dificuldade de nível 4, você irá jogar a toalha facilmente porque irá achar muito difícil.

Outra informação relevante é que cada pessoa tem sua realidade. Uma tarefa de nível fácil para algumas pessoas podem ser uma tarefa de nível dificílimo para outras. Você não sabe quais são as limitações mentais, psicológicas, emocionais, físicas de alguém. Ao invés de dizer que alguém é fraco, verifique se ela tem limitações das quais as impede de fazer algo tão bem quanto você.

Dito isso, a partir de hoje procure se envolver em situações que não são tão fáceis. Se está na escola, se o professor perguntar alguma coisa, levante a mão e tente responder.
Nessa situação entenda que seus amigos irão rir de você e até zoar com você. Seu corpo, sua mente, seu psicológico e suas emoções irão colocar enorme pressão em você e irão motivá-lo a nunca mais fazer isso. Em meio a tudo isso você tem que ter como principal objetivo vencer esse desafio.

O que seus amigos acham, sentem, dizem, criticam, somente tem valor se te deixam melhor, caso contrário veja as críticas, os olhares tortos, como um grande teste. Isso sim faz parte dos teste de dificuldade 4, 5 e 6.

Sabe o que seria um teste fácil? Seria não fazer nada, continuar parado como um idiota e se entregar a pressão do momento por não se sentir bem. Não se sentir bem, é justamente o que te fará ser alguém incrível no futuro. Se conseguir levantar a mão e responder a pergunta do professor, mesmo que errado, no futuro você será capaz de tomar a iniciativa, ter atitude e coragem de fazer grandes coisas. Por exemplo, um homem tímido não tem apenas o problema com a timidez, ele tem problemas com a iniciativa, com atitude, com autoestima e com coragem. Isso porque ele nunca treinou para fazer as coisas que eram difíceis e em consequência, cresceu e se tornou um homem fraco, tímido e sem atitude.

Não os posso culpar porque eles nunca tiveram um guia ideal em suas vidas e nós sabemos que o sistema prefere destruir os seres humanos ao invés de torna-los melhor. Se você está se sentindo superior ao homem que não toma a iniciativa, você deveria sentir vergonha. Eles não tem a mesma oportunidade e muito menos o mesmo conhecimento.

Quer realmente ser um homem melhor?

Não tenha medo de aceitar ser líder de grupo ou de ajudar os líderes de grupos. Diz a regra que duas pessoas tiveram que escolher viver com as águias ou com as ovelhas. A pessoa que escolheu viver com as águias aprendeu a voar, observava o mundo com outros olhos, aprendeu a ver o mundo como o mundo é e conseguiu uma das maiores maravilhas do mundo que foi ver o pôr-do-sol nas nuvens.

A pessoa que decidiu viver com as ovelhas, em grupo viviam como escravas, fracas, quase que inúteis, e para piorar, eram vítimas com frequência de animais famintos como lobos e de vez em quando, uma ou outra, era sacrificada para o homem ter o que comer.

Quando falamos sobre lidar com dificuldades e com a vida é a mesma coisa. Você está andando com pessoas que são águias ou com ovelhas? Uma ovelha jamais tentará liderar. Uma ovelha jamais irá entrar em uma briga. Uma ovelha jamais irá defender outra ovelha de seus inimigos. Uma ovelha jamais irá conseguir tomar decisões difíceis. Uma ovelha jamais irá conseguir lidar com os níveis mais difíceis das tarefas.

Sendo assim, você é uma ovelha ou uma águia?

Vou contar pra vocês uma história que eu vivi por muitos anos. Eu não sei lutar. Na escola eu sofria muito bullying e com a violência de certos indivíduos. Passei pelo ensino fundamental e a maior parte do ensino médio sendo uma ovelha.

Um dia, eu cheguei na escola e disse pra mim mesmo: se eu ver alguém fazendo bullying com alguém ou se alguém tentar fazer bullying comigo, não quero saber se vou apanhar, eu iria descer a porrada. Pra minha sorte, no intervalo, eu vejo um dos maiores caras da escola prejudicando alguém bem mais fraco que ele.

Não pensei duas vezes, cheguei chamando o cara de otário, e chamei ele pra briga. Eu apanhei feio. Não irei me esquecer desse dia. O que muitos não sabem é que eu ganhei várias coisas com a briga naquele dia:

     1.     Eu me livrei do medo de apanhar e de ser ferido. Quando você se livra do medo de ser ferido ou apanhar, você consegue tomar melhores decisões mesmo em frente a grandes inimigos.

    2.     As pessoas passaram a perceber que eu tinha coragem de enfrentar o mais forte deles. Logo aqueles que não eram tão fortes, pararam de colocar pressão em mim.

    3.     Por mais que eu tenha perdido a luta, o rapaz que era muito forte se feriu várias vezes e ao mostrar as marcas no corpo dele para os colegas, os colegas deles ficaram com medo de brigar comigo. Inclusive o cara que era grande e se achava o bonzão, parou de mexer comigo e com meus amigos porque ele percebeu que eu iria enfrenta-lo um milhão de vezes e que eu iria apanhar um milhão de vezes, mas que ele sairia muito ferido.

Quando as pessoas me perguntam quando me tornei um homem eu digo pra elas que foi no dia em que eu decidi enfrentar a pessoa mais forte em minha escola e eu perdi a luta. Hoje eu sou uma pessoa que muda vidas, e o fortão do colégio trabalha em uma firma carregando peso pra cima e pra baixo.

Você precisa aprender a se colocar em situações difíceis na vida para ser capaz de lutar e passar por grandes dificuldades e continuar em frente. Se você não é capaz de vencer as tarefas mais simples, as tarefas mais difíceis irão te engolir.

Quer aprender a ser um vencedor? Quer ser a melhor versão de si mesmo? Comece arrumando sua cama.

Para finalizar a meditação de hoje, tenha listas com coisas que são muito fáceis, fáceis e medianas, mas também tenha listas com as coisas difíceis, muito difíceis e super difíceis.

Uma dica muito valiosa é que grandes dificuldades podem ser divididas em dezenas de pequenas partes. Não vejo um grande problema como um grande problema. Veja um grande problema como se fosse centenas de partes pequenas. Se você sempre olhar para os problemas como sendo grandes, você nunca será capaz de ver as pequenas partes que o compõe.

Nessa lista de coisas difíceis verifique o que você poderia fazer para vencê-las. Quais são as estratégias que precisa usar? Qual o conhecimento que precisa adquirir? No que precisa melhorar?

Entenda que toda vez que tentar resolver um problema ou situação da qual não está preparado, você não irá conseguir e se conseguir dificilmente será a melhor resposta. Depois irá ficar chateado, com raiva, quem sabe descontar na comida e virar um obeso ou então, dizer que é difícil e se acomodar fazendo aquilo que é fácil. Você precisa parar de reagir emocionalmente e começar a avaliar as situações de forma racional e realista.

Não pense que sou especial ou de outro mundo. Eu sou um ser humano como você. Não sou perfeito. Tenho a minha realidade e sei que sua realidade é diferente da minha. Essa próxima regra é muito importante:

“Não me use como exemplo. Sua vida é diferente da minha e o que eu faço na minha vida, pode ser um veneno pra sua vida. Seja você o seu próprio exemplo mas observe os melhores para ver o que pode adicionar em sua vida”

Quer ser um homem melhor? Quer ser a melhor versão de você mesmo? Não tenha medo do desconforto porque é na zona de desconforto que mora a sua melhor versão.

Comece pelas pequenas tarefas e durante o dia anote e agarre as oportunidades para fazer coisas que são difíceis. Comece a fazer aquilo que não está acostumado a fazer. Somente assim irá descobrir seus verdadeiros limites.  




Para saber mais sobre o homem superior Clique Aqui e conheça nossa Loja. Caso queira aprender sobre Alta Prformance, Organização da casa e do escritório, Rotinas Matinais, Clique Aqui e se una a vários homens que fazem parte do Projeto Se tornando um Homem Superior. Se preferir vídeos, pode Clicar Aqui e conhecer nosso canal.



0 Comments:

Postar um comentário