Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 06, 2019 in Organização | 1 comment
É muito importante entender a razão de estar entrando nessa
jornada de organização. Quer entrar nessa jornada porque quer ter uma vida
melhor? Quer organizar porque seu filho irá nascer em breve? Quer organizar
para causar boas impressões e se sentir melhor? Quer organizar para ter mais
poder e controle sobre sua vida? Quer organizar porque quer ser uma nova pessoa?
Não adianta querer organizar sem ter uma razão. Essa razão
será sua motivação. Dessa forma mesmo em momentos onde ficar pra baixo,
encontrará forças para deixar tudo organizado.
Entenda que você terá uma melhor organização e não uma
organização perfeita. Existem dois tipos de desorganização:
1.
A
desorganização prejudicial
2.
A
desorganização temporária
A desorganização prejudicial é aquela que vem em consequência
da acomodação. Por exemplo, a acomodação faz com que você pense que como amanhã
ficará desorganizado, então porque não deixar as coisas desorganizadas hoje?
A
acomodação é o pior inimigo da organização. Geralmente a acomodação que gera a
desorganização prejudicial começa de forma simples, deixando uma coisa
desorganizada. Esse é o ponto inicial. Depois começamos a ficar cada vez mais
acomodados e em consequência, começamos a deixar tudo para depois. Começamos a
deixar os problemas acumularem. Quando percebemos o problema é gigantesco e
além da frustração e ansiedade, não temos forças para começar e em muitos casos
não fazemos ideia de como começar.
Eu mesmo enfrentei a acomodação dizendo que de nada adianta
organizar porque depois ficará desorganizada e ninguém ajudará a manter
organizado.
A desorganização temporária é aquela que não dura muito
tempo. Por exemplo, os filhos brincando e espalhando os brinquedos pela casa.
Essa é uma desorganização temporária. O mesmo ocorre quando você chega cansado
do trabalho e deixa suas coisas jogadas. Seu primeiro objetivo é descansar um
pouco, tomar um banho e somente depois organizar o que desorganizou.
O primeiro passo
Antes de começarmos a arrumar a casa precisamos conversar com
todos para descobrir o que cada um pensa e o que cada um está disposto a fazer.
Dessa forma descobrimos onde estamos pisando. Muitas pessoas nessa hora
percebem que estão sozinhas, mas não devem desanimar. Por mais que seja
difícil, você não pode desanimar só porque alguém não quer fazer o que você
gostaria. A realidade é assim mesmo.
Caso toda a família ou apenas um ou dois queiram ajudar, isso
é excelente porque agora, juntos conseguem a motivação para organizar e quem
sabe com a influência de um ou dois, todos os outros sintam-se motivados a
cuidarem melhor de suas coisas e da casa.
Depois disso é hora de dar o primeiro passo. O primeiro passo é o que chamo de gratidão através da meditação. Você pode fazer isso durante a reunião em família ou sozinho(a).
Depois disso é hora de dar o primeiro passo. O primeiro passo é o que chamo de gratidão através da meditação. Você pode fazer isso durante a reunião em família ou sozinho(a).
O objetivo é que pense nos momentos bons que a casa
proporcionou pra vocês. Pense em tudo de bom que a casa ofereceu pra você e que
muitas vezes não deu o devido valor . Pense em
suas roupas, na geladeira, na cama, no teto que protege da chuva, entre outros.
A verdade é que você tem muita coisa para agradecer e eu
gostaria que tirasse alguns minutos para agradecer. Basta fechar seus olhos.
O método
O método consiste em 5 Etapas:
1.
Roupas
2.
Livros
3.
Papeis
4.
Itens
Variados
5.
Itens
sentimentais
Em cada uma dessas etapas você irá aprender tudo que precisa
para conseguir ter uma organização ideal. Para finalizar a aula de hoje, quero
falar rapidamente sobre a acomodação e como a acomodação afeta sua vida.
Como funciona a
acomodação?
A acomodação tem como base a programação humana. A
programação humana tem as seguintes prioridades:
Prioridade
1:
Gastar o mínimo de
energia
Prioridade
2:
Buscar o máximo de
prazer e conforto em um curto espaço de tempo
Prioridade
3:
é necessário motivação e
recompensas para manter hábitos e comportamentos positivos
Prioridade
4:
Sempre buscar aquilo que
é mais fácil e cômodo.
Sabe quando você tem que fazer alguma coisa mas fica pensando
no quanto de energia que terá gastar e no quão ruim será gastar tanta energia?
Sabe quando você não sente motivação para fazer alguma coisa
que deveria fazer?
Sabe quando você sabe que irá fazer alguma coisa mas não terá
nenhuma recompensa positiva?
Quem está falando não é essencial você, mas sim algo que faz
parte de você e que todo ser humano tem. Eu
chamo isso de voz da acomodação.
Perceba que em nenhum momento as prioridades focam-se no
que é certo ou errado. Por isso é muito difícil fazer as coisas, principalmente
quando não temos o conhecimento para fazer. Quando não temos o conhecimento, a
acomodação é ainda mais forte.
Nós seres humanos temos muita dificuldade para fazer alguma
coisa quando não estamos motivado. Temos muitas expectativas e queremos que as
pessoas atendam nossas expectativas. A primeira regra é:
“Não
dependa das pessoas para fazer o que precisa ser feito”
Existem muitas pessoas que podemos contar com a ajuda delas. E elas irão estar
de acordo com nossas expectativas. Mas nem sempre será assim. Por isso temos
que ter 100% de responsabilidade sobre o que podemos controlar e fazer.
A segunda regra para vencer a acomodação é:
“Não
adianta cobrar das pessoas algo que elas não podem oferecer ou fazer”
Essa regra ao mesmo tempo que diz que devemos aprender a
motivar as pessoas a fazerem o que nós queremos, também é necessário não cobrar
alguém além daquilo que ela pode oferecer.
A terceira regra para vencer a acomodação é:
“Cada um
tem seu espaço”
Para que a organização seja mantida é preciso respeitar o
espaço de cada pessoa. Por exemplo, a maneira como alguém organiza o
guarda-roupa é do jeito que ela acha melhor. Logo a minha opinião tem
que ser a de respeito mesmo que a maneira da pessoa organizar o guarda-roupa
seja diferente da que é melhor pra mim.
Cada pessoa precisa ser responsável pelo seu próprio espaço.
A Quarta regra para vencer a acomodação é:
“Não faça
o trabalho do outro”
Existem situações onde perceberá que terá que fazer o
trabalho por alguém por exemplo, caso a pessoa fique doente ou quando a pessoa
tem muitas responsabilidades. Nesse caso é necessário encontrar equilíbrio.
Por mais que tenha vontade de organizar as coisas de alguém,
é melhor não. Caso contrário, irá gerar o que chamo de “folga”:
Ø A pessoa sempre irá perguntar pra
você onde estão as coisas porque nunca sabe onde estão. O que causa estresse.
Ø A pessoa sempre irá jogar mais e mais
responsabilidades pra você e irá cobrar cada vez mais
Ø Você terá muito peso em seus ombros e
irá se frustrar cada vez mais por ter que fazer tudo sem que ninguém queira
ajudar. O que aumentará a frustração.
Ø Não será recompensada(o) por todo o
trabalho e sacrifício que tem feito para manter tudo organizado e funcionando.
Ø Além disso, irá se sentir mal porque
não consegue oferecer uma boa experiência para o seu lar, para seus filhos e para si mesmo.
Existem muitas outras consequências. Esse problema não
acontece porque os filhos ou o parceiro(a) é folgado. Ocorre pelo simples fato
de você fazer o trabalho de outra pessoa. Se você tem uma casa onde moram 5
pessoas e você faz o trabalho de todos, o que irá acontecer é que terá 4
pessoas desorganizando, enquanto tem 1 pessoa organizando.
Sei que terá muita vontade mas não faça o trabalho de outra
pessoa.
A quinta regra é a seguinte:
“Motivar
e Recompensar”
Para que bons hábitos e bons comportamentos sejam mantidos, é
necessário existir motivações e recompensas. Quanto a família inteira é
organizada, significa que temos uma recompensa positiva porque todos estão
fazendo sua parte. Como a maioria das pessoas deixam tudo organizado, o ser
humano funciona muito pelo exemplo ou seja, irá começar a se sentir incomodado
e irá querer fazer igual para não ficar pra trás ou perder valor.
Agora, quando temos uma grande quantidade de pessoas
desorganizadas, então ocorre o oposto. As pessoas irão ter pouca motivação para
organizar. Isso porque a maioria influencia a minoria.
Se você é um pai ou mãe desorganizado, seus filhos irão
crescer com hábitos e comportamentos de desorganização. É isso que seus filhos
irão aprender com você. Encontre maneiras de motivar e recompensar porém é importante
que os envolvidos entendam que a organização é para ser mantida com ou sem
recompensa. Isso porque é muito comum que algumas pessoas desistam de organizar por não ter recompensa. Isso porque a acomodação fala mais alto quando não
existe motivação ou recompensa.
Uma dica muito boa é aprender a fazer o que precisa ser feito
com ou sem motivação.
A sexta regra é a seguinte:
“Transformar
a organização em algo divertido”
Como a organização gasta energia, não gera prazer ou conforto
imediato e também não é fácil de fazer, nosso corpo e nossa mente irá se
esforçar para nos sabotar. Sendo assim, podemos transformar a organização em
algo divertido. Por exemplo, podemos colocar músicas que gostamos enquanto
limpamos e organizamos a casa.
Ao se focar nos benefícios que a organização irá oferecer no
médio e longo prazo, está se motivando e transformando a organização em algo
divertido.
Quando você demonstra que está gostando se seus filhos são
pequenos, eles também irão gostar.
A penúltima regra diz o seguinte:
“Faça o
que tem que fazer independente do que estiver sentindo”
Essa é a regra mais difícil mas também uma das mais
importantes. Você precisa aprender a fazer as coisas mesmo que não se sinta bem
fazendo. Eu sei que é difícil mas essa é a vida.
A roupa não irá se lavar sozinha e muitos acham que é difícil
lavar roupa. Todos nós temos responsabilidades e devemos cumprir essas
responsabilidades.
A última regra é a seguinte:
“Somente
tenha alguém para fazer a organização por você quando você não tiver condições
de fazer”
Somente devemos contratar alguém quando fazemos um levantamento de tudo que precisa ser feito e chegamos a conclusão de que não damos conta sozinhos.
Por exemplo, se todos em casa trabalham o dia inteiro, é muito difícil
organizar a casa. Nesse caso, faz sentido contratar alguém.
Em minha visão contratar alguém porque você não consegue fazer ou não sabe fazer, não é o melhor caminho. Com essa série espero que consiga a organização que tanto deseja.
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Quanto maior a organização, maior o controle e menos risco de errar. Mais chance de atingir o objetivo.
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