segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Dia 25 A verdade que poucos irão te contar

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 07, 2019 in | No comments

Muitas pessoas falam sobre amar aquilo que você faz. Em relação a paixão, todos nós temos os botões que estão relacionados diretamente com a programação humana. Toda vez que um desses botões são “apertados” algo acontece. Se você está andando na rua e você olha para uma pessoa e ela tem uma beleza que mexe com você, é o mesmo que alguém apertar o botão da atração e dizer “é por ela que você irá sentir atração”.

Sabe quando você entra em seu quarto e aperta o interruptor para acender a luz? Mesma coisa em relação aos “botões” que temos. Nosso cérebro a todo momento está reagindo ao ambiente. Essas reações tem como principais objetivos ajuda-lo a sobreviver, reproduzir, ter o máximo de prazer e melhorar a qualidade de vida.

A paixão é bem diferente do que muitos seres humanos dizem. E “encontrar sua paixão” não é tão difícil quanto muitos dizem. Além da palavra “paixão” outras palavras que também usam é “dom” ou “facilidades”.

O que irei apresentar pra vocês chamasse “Teoria das Inteligências Múltiplas”. Cada ser humano nasce com tendências. Essas tendências podem ser direcionadas para facilidades na inteligência social, facilidade com números, entre várias outras. 

Messi é um excelente jogador de futebol. Ele nasceu com uma certa tendência, facilidade ou se você preferir “dom”. Claro que um dom que não é trabalhado ou aperfeiçoado é um desperdício, porém por causa dessa tendência, Messi com a oportunidade de colocar em prática seu dom, conseguiu descobrir sua paixão. Porém, não pense que a paixão de Messi era o Futebol. Futebol era uma das áreas das quais Messi teria facilidade. O que geraria a paixão pelo que faz. 

Por exemplo, se você nasceu com uma tendência para com números, existe uma variedade de áreas das quais você seria muito bom. Se o sistema e o governo oferecer as oportunidades certas pra você desenvolver essa sua tendência, existe uma real chance de você se tornar um gênio no que faz. Isso poderia mudar completamente a sua vida.

Se eu fosse o presidente do Brasil, iria mudar por completo a educação para ter um maior foco nas tendências de cada ser humano. E isso faria o Brasil se tornar a melhor nação que o mundo já conheceu.

Como o Brasil tem um sistema que impede que o governo crie cada vez mais gênios, naturalmente temos um país que está sabotando seu potencial e o seu futuro. Investir em nossas crianças é criar cenários onde elas possam desenvolverem suas tendências.

A parte interessante é que, toda vez que colocar uma criança que tem uma facilidade em algo contra uma criança que não tem essa facilidade, a criança com facilidade irá vencer facilmente o duelo. E mesmo que duas pessoas tenham a mesma tendência ou facilidade, não significa que a tendência está no mesmo nível para duas pessoas.

Fazer o que você ama é ter as oportunidades de fazer algo que está de acordo com suas tendências. É daí que vem a paixão, porém a paixão por algo não surge apenas das coisas que temos tendências. A paixão pode aparecer por falta de oportunidades, através das dificuldades na vida, como por exemplo, uma pessoa que passou por uma dor terrível na infância sofrendo abandono, abusos, violência, entre outras coisas, pode crescer e se tornar muito boa em ajudar outras pessoas. O objetivo dessa pessoa seria ajudar acabar ou diminuir com os abusos.

A paixão também pode surgir do trabalho duro. Existem certos trabalhos onde você fica muito bom no que faz, consegue recompensas pelo que faz, e isso pode fazê-lo ficar apaixonado.

A verdade é que a paixão pode aparecer por várias vias porém a melhor e a que é a mais influente no ser humano, é justamente através tendências, ou facilidades ou dons, dos quais nascemos.

Paixão x versus o que tem que fazer

A paixão é muito boa porque é um excelente motivador porém um excelente motivador sem uma base sólida, não significa muita coisa. No caso você tem motivação e intensidade, mas não sabe fazer as coisas da melhor forma possível e em muitos casos não quer fazer porque não se sente motivado.

Por outro lado é possível fazer algo muito bem feito mesmo quando não gosta do que faz ou não tem motivação. O problema é que é muito difícil manter a frequência porque a motivação através da paixão não está lá. O que o ser humano faz em situações assim é tentar compensar a falta de motivação através de outras motivações como recompensas. Também é possível mudar a polaridade ou seja, se algo é ruim e chato de fazer, o que você pode fazer para tornar o trabalho chato em interessante ou desafiante?
Por exemplo, colocar uma música que gosta enquanto limpa a casa, faz o trabalho ser mais prazeroso.

De forma geral você precisa seguir dois caminhos:

     1.     Encontrar algo que você tem paixão porém é muito importante criar uma base sólida caso contrário você terá motivação, intensidade e vontade, porém não será capaz de entregar o que é necessário

      2.     Fazer algo que não tem paixão porém ou é possível compensar com outra coisa ou e possível fazer um sacrifício de ficar um bom tempo nessa área e depois mudar para uma área da qual goste

Perceba que não importa se você é ou não apaixonado. O que importa é saber fazer muito bem aquilo que está fazendo. Quando você tem o dom, sua facilidade é maior porém a pessoa que trabalha duro também pode alcançar o mesmo nível.

Uma vez que entender as tendências humanas, será capaz de entender que essas tendências definem em grande parte de quem terá sucesso e de quem não terá. Por exemplo, para cada gênio em algum esporte, mesmo que exista 100 mil pessoas se esforçando todos os dias, não serão capazes serem melhores que aquela pessoa que é um gênio.

Quando alguém diz pra mim que todos temos as mesmas oportunidades ou as mesmas condições, acabo rindo da cara dessa pessoa porque eu sei que ela tem uma visão bem distorcida da realidade. Por exemplo, por mais que exista a oportunidade de jogar poker, as pessoas que tem maior facilidade com números, são aquelas que vão mais longe. Um ótimo exemplo é o Daniel Negreanu.

Essa é uma regra para qualquer área. Essa história de que todos tem as mesmas oportunidades é conversa fiada.

Isso porque as oportunidades não são como nós imaginamos. Quando olhamos para uma oportunidade a vemos de forma generalizada. Toda oportunidade tem o que nós chamamos de “diferentes porcentagens”. Se você tem um dom, essa porcentagem aumenta significativamente em seu favor. A pessoa que não tem o dom, tem essa porcentagem diminuída.

Olha só que interessante. Toda vez que a oportunidade for igual para ambas as pessoas, a que tem o dom, será aquela que irá ir mais longe com a oportunidade.

Outros fatores nas oportunidades são os seguintes:

  Ø Sistema
  Ø Governo
  Ø Liberdade
  Ø Network
  Ø Competências paralelas
  Ø Ser muito bom no que faz
  Ø Informações de alta qualidade
  Ø Desempenho ideal ou de alta performance
  Ø Mentalidade
  Ø Traumas
  Ø Dificuldades
  Ø Classe social
  Ø Crenças
  Ø Tendências do mercado
  Ø Condições Financeiras
  Ø Inovação
  Ø Criatividade
  Ø Experiências de vida
  Ø Conhecimento sobre a área
  Ø Concorrência
  Ø Inteligência competitiva
  Ø Deficiências, Doenças, problemas na saúde e etc
  Ø Educação, ambiente, pai, religião, sociedade, mídia e etc
  Ø Falta de um guia ideal, falta de uma base solida
  Ø Programação Humana
  Ø Inteligência artificial / Tecnologia

E assim por diante. Perceba que Quando olho para uma oportunidade ou para alguma área, eu não vejo como algo generalizado como se fosse uma oportunidade. Eu vejo estatísticas e números.

Essas estatísticas e números são explicados na Fórmula do Sucesso. Na Fórmula do sucesso irá encontrar 18 Passos que precisa seguir para ser bem sucedido.

Quando alguém diz que todas as pessoas tem as mesmas oportunidades, eu fico com muito ódio porque eu sei que essa pessoa ou é ignorante ou é um trapaceiro, afinal de contas fazer as pessoas acreditarem que possuem as mesmas oportunidades é uma das melhores maneiras de tirar dinheiro delas.



Para saber mais sobre o homem superior Clique Aqui e conheça nossa Loja. Caso queira aprender sobre Alta Prformance, Organização da casa e do escritório, Rotinas Matinais, Clique Aqui e se una a vários homens que fazem parte do Projeto Se tornando um Homem Superior. Se preferir vídeos, pode Clicar Aqui e conhecer nosso canal. 

0 Comments:

Postar um comentário