quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Dia 4 | Passando Pelo Inferno

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 02, 2019 in , , , | No comments

Na meditação de hoje, iremos falar sobre passar pelo inferno e como sair dele.

Não é fácil. É difícil mudar e melhorar de vida. Existem pessoas que odeiam mudar, odeiam melhorar e odeiam se adaptar. Mais importante do que ter a vontade de mudar e melhorar, é saber o que mudar, o que melhorar e no que se adaptar.

Eu posso tomar a decisão de mudar agora, porém será que a decisão é a decisão correta? Muitas vezes não é preciso mudar. Muitas vezes basta corrigir uma pequena falha aqui e outra ali e pronto. Em outros casos é necessário mudar por completo. É necessário fazer grandes mudanças.

Só que para fazer mudanças não deve ser baseado no que você quer fazer, mas sim avaliar racionalmente qual é a melhor solução. Se a melhor solução for mudar completamente então terá que mudar completamente. Se a melhor solução for mudar pequenas coisas, então basta mudar pequenas coisas. Caso não saiba o que precisa ser feito, melhorado ou adaptado, a tendência é que tome a decisão errada.

Um de meus amigos tinha uma mulher que sempre dizia para ele mudar. Ele nunca perguntou pra ela o que a incomodava, então ele decidiu mudar completamente. Mudou seu estilo. Mudou de aparência. Mudou sua personalidade. Mudou as coisas que gostava de fazer. Começou a fazer tudo o que a mulher queria.

Depois de algumas semanas ele chegou em mim e disse que a namorada tinha terminado com ele. Ela disse pra ele que ele tinha mudado demais.

Ele começou a culpar a mulher, falando coisas horríveis sobre ela. O erro foi totalmente dele pois ele interpretou a palavra “mudar” da maneira como ele entendia ou achava melhor. E por causa disso, perdeu o que ele tinha de atraente e interessante que mantinha a mulher ao lado dele.

Perceba que não é porque você tomou uma decisão que é a melhor decisão.

Para tomar decisões de mudar, de melhorar e de adaptação, é preciso saber exatamente qual é o problema. Enquanto não souber exatamente qual é o problema, não tome nenhuma decisão. Procure ajuda. Na maioria das vezes não conseguirá entender o problema mas mesmo que entenda o problema terá dificuldades para tomar a melhor decisão.

Já dizia o sábio: conhecimento é poder.

Não sei qual é o seu problema, mas você não pode simplesmente ignorar como se ignorar fosse a melhor resposta. Por que? O problema não irá embora, não irá se resolver sozinho. Você não vai acordar um dia e o problema simplesmente terá desaparecido. Ele continuará com você e te perseguirá pelo resto de sua vida. Então lhe digo: lide com o problema. Não fuja do problema. Não fuja da dor.

Quanto mais cedo você lidar, quanto mais cedo você superar, mais cedo receberá a recompensa de tirar esse peso enorme de suas costas. Quanto mais cedo chegar do outro lado, quanto mais cedo você se sentir realizado, seus sonhos se tornarão realidade. Quanto mais cedo superar o problema, mais cedo encontrará o sucesso.

Qual é a razão de adiar o seu sucesso? Por que não quer abrir mão do seu jeito de fazer as cosias ou porque não consegue abrir mão?

Se você tiver ansiedade com testes, lide com isso. Não é o fim do mundo, lide com isso. Existirá dor, medo, vontade de fugir, vontade de desistir, e o que você irá fazer? Irá desistir toda vez que sentir ansiedade? Irá dar as costas pois não é tão fácil quanto imaginou? Ser pai não é fácil, então basta desistir? Ser um bom marido não é fácil, então basta desistir? Estudar é cansativo, então basta parar de estudar?

Não viva reclamando de ter problemas. Aprenda a ser mais grato pelos problemas porque são os problemas que irão ajudar você a ser melhor e a crescer. No decorrer da história foram as dificuldades que ajudaram muitas pessoas a encontrarem seu caminho. Muitas vezes é necessário passar pelo inferno para mudarmos de direção. O problema não é o problema. O problema na maioria das vezes é a solução.

Quando fugimos do problema, quando fugimos da dor, estamos resistindo justamente a aquilo que iria trazer a solução que tanto queremos. Estamos lutando contra a solução. Não queremos sair de nosso estado e em muitos casos não temos forças para sairmos sozinho. Em alguns casos estamos pensando em desistir de tudo. O problema não é o problema. O problema na maioria das vezes é a solução.

Se você não tem um bom relacionamento com seus filhos, lide com isso. Lide com o fato de você ser um procrastinador. Lide com o fato de que é difícil executar certas coisas. Lide com o fato de que sempre que algo acontece você fica preocupado ou ansioso. Lide com o fato de não possuir conhecimento para ter as melhores respostas. Lide com o fato que tem ansiedade toda vez que tem uma chance de ser bem sucedido. Lide com o fato de estar sobrecarregado e com dificuldades em saber qual caminho a seguir. Lide com o fato de que sempre será pressionado e as vezes irá querer ter vontade de desistir.

Lide com o fato quando se fazer de vítima: “Por que eu? Por que não minha irmã? Por que não acontece com outra pessoa?”.

Eu comecei a trabalhar em cima de meus problemas pois eu sabia que não podia desperdiçar meus sonhos e perder oportunidades. Muitas pessoas não trabalham em cima dos seus problemas e em seus sonhos, por que?

Por muitos anos eu fui assim. Um motivo é o medo. O medo do fracasso. E se as coisas não derem certo? E o medo do sucesso. E se as coisas derem certo e eu não aguentar? Será que isso é realmente pra mim?

Outra coisa é que a maioria das pessoas vivem na acomodação. Param de crescer, de melhorar, param de se esforçar, param de se levar ao limite, então acabam se tornando cínicos em relação à vida. Quanto mais fugir da dor, pior será sua evolução como ser humano.

Outra coisa é que muitos não se sentem dignos. O que estou fazendo agora poderia estar fazendo à anos, mas porque não fiz uma faculdade, porque não acreditei em mim mesmo, porque aceitei a opinião de outras pessoas sobre mim para controlar o meu destino, porque fujo da dor, não acho que o sucesso é pra mim.

Saiba que não só é importante que você saiba que é possível escolher o seu futuro, como é necessário que você trabalhe em si mesmo respeitando as prioridades e fases em sua vida, para aumentar suas chances de sucesso.

É necessário que tire os sugadores de energia de sua vida. Sugadores que existem dentro de você e que você os alimenta frequentemente. Sugadores ao seu redor que fazem você sofrer, que causam traumas, que tomam decisões que prejudicam você e que ignoram completamente a responsabilidade que possuem.  Sugadores que estão dispostos a destruir seu estilo de vida, destruir seu país e sua família, para satisfazerem necessidades egoístas.

É necessário evitar pessoas que não querem nada, que não se esforçam, que não querem alcançar o melhor que podem ser, que não se desafiam, pessoas que pararam de sonhar. E caso conviva com essas pessoas entenda que seu corpo pode ser escravizado mas sua mente é livre. É possível conviver com essas pessoas porém é muito difícil não ser afetado por elas.

Caso decida não acordar, sempre viverá como um escravo. Sempre viverá uma ilusão. Nunca será tão feliz quanto poderia ser e nunca alcançará todo o seu potencial. A pior parte é que não conseguirá se adaptar a vida, a realidade e as mulheres.

É necessário que você se alinhe e atraia pessoas que estão famintas para serem melhores. É necessário que você se alinhe com pessoas que questionam e que criticam a si mesmas. Junte-se a pessoas que se recusam a deixar a vida do jeito que é e que querem algo mais.

Minha mãe costumava dizer: “Pássaros da mesma plumagem voam juntos. Se você se rodear de perdedores, não importa se é um falcão ou leão, vai acabar como um perdedor”. Eu sou uma pessoa que não tinha condições de me rodear de vencedores. O que eu fiz?

Caso não possa mudar o fato de pessoas normais estarem presentes em sua vida, a sua mente precisa ser protegida. Caso não blinde sua mente, sua mente será afetada de maneira negativa. Essas pessoas na maioria das vezes não são ruins, porém o desenvolvimento delas em várias áreas é muito ruim. O que significa que significa que cedo ou tarde irão prejudicar você. Em muitos casos não perceberá como elas prejudicam você. Irá ceder aqui e depois ali. Quando perceber que se afundou será tarde demais.

A verdade é que você não faz ideia de como pessoas normais podem prejudica-lo e muito menos sabe como elas o prejudicam. 

Outra coisa que quero que leve para o resto de sua vida é: Manter o que conquistou é muito mais difícil do que conquistar alguma coisa. De forma simples, se você conquistou uma namorada e simplesmente entrou na acomodação e pensou que está garantido, saiba que na vida, são poucas coisas que são garantidas. E se você não se adaptar à nova fase em sua vida, irá aumentar as chances de perder rapidamente a pessoa que ama.

A segunda coisa que precisa entender é que o responsável por alguma coisa acontecer em sua vida é você. Não é seu pai. Não é sua mãe. Não são seus amigos. Não é a pessoa que vive fazendo bullying em você. O responsável por dar o primeiro passo é você.

Sendo assim precisará fazer analises, criar planejamentos eficazes, estar aberto e principalmente ser capaz de criar uma base sólida. Saber quando insistir e quando desistir é uma das coisas mais difíceis que terá que fazer. Todos nunca desistem mesmo quando desistir é a melhor resposta.

A terceira coisa que precisa entender é que você não tem tanto controle quanto pensa que tem. Você pode querer ser bem sucedido porém o sucesso financeiro por exemplo, não é algo que você pode controlar do jeito que imagina. Você terá concorrentes e não existe espaço para todos. Se não existe espaço para todos, significa que muitos irão ficar de fora. E um deles pode ser você.

Existe muita coisa que está fora de seu controle. Sendo assim, foque-se naquilo que pode influenciar mas principalmente naquilo que você pode controlar.

A quarta coisa que precisa entender é que por mais que existam pessoas terríveis no mundo, existem diversas pessoas como as pessoas do projeto homem superior que querem ajudar você a alcançar o sucesso. Neste mundo cheio de tubarões, tentar subir sozinho na vida é muito difícil. Por isso escolha as pessoas certas para estarem ao seu lado.

A quinta coisa que precisa entender é que as pessoas que estão ao seu lado não são obrigadas a satisfazerem suas expectativas e necessidades. Você não deve esperar que uma formiga se transforme em um elefante. Se você busca algo desse jeito, entenda que o problema não é a formiga ou o elefante, mas sim a sua expectativa.

A sexta coisa que quero que entenda é que para alcançar o que deseja é necessário investimento. É necessário investir tempo, é necessário investir dinheiro, é necessário correr riscos, é necessário saber exatamente onde está pisando. Terá investimento emocional, físico, mental, familiar, e no processo pode enfrentar muita dor e sofrimento. Sacrifícios devem ser feitos para alcançar seu objetivo.

A sétima coisa que precisa entender é que uma vez que decidir trilhar esse novo caminho irá deixar grande parte do que você é para trás. Isso pode ser muito difícil. É como uma criança que ao chegar na adolescência cria resistência para mudar ou seja, quer continuar criança. Como o corpo não para de mudar e a mente não para de se expandir, inevitavelmente a criança não terá escolha a não ser crescer.

Esse é o mesmo processo que acontecerá com você. Irá criar resistência para crescer. Minha dica pra você é lute contra suas resistências.

A oitava coisa que quero que entenda é que, riqueza é um dos objetivos porém o principalmente objetivo é a mudança ou melhora na mentalidade.

A Nona coisa que precisa entender sobre o mundo e sobre os seres humanos é que, o que importa é se você é capaz ou não de satisfazer as necessidades das pessoas, empresas e etc. Se você não é capaz de satisfazer as necessidades das pessoas, não será bem visto ou aceito por elas. A vida não é sobre o que você quer, mas sim sobre como você se adapta e satisfaz as necessidades.

Se o técnico tem a necessidade de ter um jogador X, se você não for esse jogador X, você não é uma opção. Agora se você é capaz de satisfazer as necessidades que o time e o técnico precisam, então você será aceito como uma das melhores opções. Adaptação é o nome do jogo.

Insanidade é continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Para ter resultados diferentes é mudar algumas coisas, mas quais seriam essas coisas?

1.     Tente mudar de estratégia: lidar racionalmente com a situação ou problema, avaliando o que você fazia e compare com as melhores respostas e principalmente entenda suas limitações. Suas limitações determinam a melhor resposta.

2.     Tente mudar suas motivações: uma nova direção, um novo caminho. Quem sabe buscar novas motivações e descobrir novas ideias possam abrir sua mente e ajuda-lo a crescer.

3.     Tente mudar suas crenças / mindset: muitas vezes o problema está justamente nas informações que acreditamos serem as melhores quando na verdade não são. O problema é que depois que nos apegamos a essas informações, a conexão com essas informações ruins deixa tudo mais difícil. Mudar o que acreditamos é uma das coisas mais difíceis que temos que fazer pois nossa programação irá lutar com todas as forças para proteger e manter crenças antigas e ruins. Se você adquirir as melhores informações desde quando era pequeno não teria esse problema.

4.     Tente mudar o seu estado: seja na vida, seja emocional, financeiro, seja se afastando daquilo que lhe causa mal ou caso não possa se afastar, então terá que aprender a lidar com a situação. Seu corpo pode estar preso na situação mas sua mente é livre.

5.     Mudar hábitos: Descubra quais são os hábitos que você acha normal e bom, que na verdade não são tão bons e muito menos normais. Descubra o que o obriga a ficar na acomodação. Se resolver o problema da acomodação conseguirá lidar melhor com qualquer problema. É o efeito domino.

6.     Pare de fugir da dor: ao fugir da dor, terá dificuldades em encontrar seu caminho e principalmente terá dificuldades em ser melhor. Comece a encarar sua dor. Comece a analisar o que a dor o obriga a fazer e a querer. Você perceberá que muitas de suas decisões são idiotas pois são decisões para fugir da dor e não para lidar com ela.

7.     Vença seu maior problema: pessoas tendem a não conseguirem vencer pequenos problemas em consequência de um grande problema. Se você conseguir vencer o grande problema, os problemas pequenos serão irrelevantes.

8.     É preciso passar pelo inferno para encontrar seu caminho: Por mais que seja triste, muitos seres humanos precisam passar pelo inferno para encontrarem seu caminho. Algumas pessoas para encontrarem seu caminho fazem coisas terríveis. Não pense que você nunca faria nada de errado ou prejudicial. A verdade é que você não tem tanto controle sobre você quanto pensa. Eu já vi homens fortes fisicamente sendo destruídos e até tirando a própria vida.

9.     Cerque-se de pessoas que estão alinhados com o que deseja e principalmente cerque-se de pessoas que irão questionar e criticar o que querem, o que fazem e como fazem. É a pergunta que importa e não a certeza.

Entenda que cada pessoa passa por infernos diferentes. Alguns são terríveis como abusos sexuais principalmente na infância, assim como outros tipos de abusos como por exemplo um pai presente fisicamente mas ausente emocionalmente. Cada ser humano passa por infernos diferentes. Alguns seres humanos conseguem superar ou são obrigados a aprender a conviver. Não é porque você teve sucesso em conseguir superar alguma coisa que significa que outras pessoas também podem conseguir. Entenda que suas soluções podem ser um veneno pra mim. Não é porque somos da mesma espécie que significa que ao passarmos pelos mesmos problemas iremos conseguir resolver da mesma maneira. 

Eu digo isso porque nem sempre é possível alcançar os mesmos resultados que outras pessoas. Muitas pessoas sentem-se culpadas por não conseguirem os mesmos resultados. Todos nós temos limitações, tendências, capacidades, habilidades diferentes. O que significa que em muitos casos será possível alcançar os mesmos resultados que outras pessoas porém em muitos casos não será assim. Entender o que acabei de explicar permitirá que se adapte melhor as situações e também se adapte melhor as pessoas.

Muitas pessoas próximas a você irão fazer você sofrer: diretamente ou indiretamente. No caso podem ser aqueles que machucam você ou podem ser aqueles que deveriam proteger você mas que optaram por não protegerem. Também é importante entender que existem muitas coisas que achamos injustas por não nos sentimos bem. Muitas das nossas dores são justificáveis e são importantes para nosso crescimento.

Se realmente quer ficar bom em resolver problemas e conflitos, em primeiro lugar procure ajuda de especialistas e profissionais. Esqueça amigos e familiares e principalmente esqueça vários sites e pessoas que você considera “autoridades”. Procure no lugar certo ou seja, entre em contato com o homem superior ou com profissionais certificados. Sendo assim:

O que tem feito para ser melhor?

O que tem feito para proteger e manter aquilo que conquistou?

Você tem o conhecimento necessário para conquistar o que deseja?


0 Comments:

Postar um comentário