segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Organização #3 Roupas - Parte 1

Posted by Gabriel Orcioli on janeiro 07, 2019 in | No comments
Na aula de hoje irei falar sobre Roupas. Antes de entrarmos de vez no primeiro pilar de nossa metodologia quer que imagine o estilo de vida ideal pra você.

Pense no tipo de casa em que você quer morar e na maneira como deseja viver nela. Em outras palavras, descreva o seu estilo de vida ideal. Se gosta de desenhar, faça um esboço. Se prefere escrever, relate num bloco de anotações.

Recortar fotos de revistas também é uma opção, assim como baixar imagens ou vídeos na internet. Caso tenha a opção, procure na internet as imagens que melhor se encaixam com aquilo que você imaginou para sua casa. Use essas imagens como base para o resultado final que tanto deseja.

Você preferiria começar a arrumar logo, não é? É exatamente por isso que tantas pessoas passam por recaídas após a arrumação. Quando você imagina o seu estilo de vida ideal, está na realidade esclarecendo o motivo de querer arrumar as coisas, bem como identificando o ambiente que deseja para si assim que tiver terminado. O processo de arrumação representa uma gigantesca transformação em seu cotidiano. Portanto, considere seriamente o modo de vida dos seus sonhos.

É importante ter em mente exatamente o que você quer conquistar. É muito importante, e nós iremos ajudar nisso, que você tenha um plano para manter tudo organizado.

Hora de colocar a mão na massa. Eis a sua lição:

    1.     Pega todas as suas roupas e coloque em cima da cama.

Caso seja várias pessoas, cada um terá que separar suas roupas em lugares diferentes. No guardo uma pessoa, no outro quarto outra pessoa. Cada um tem que cuidar de suas roupas. Ninguém deve interferir, julgar ou criticar a maneira como a outra pessoa toma decisões em relação ao que irá manter e ao que não irá manter.

Respeito e não interferir é a chave para o sucesso. Caso tenha crianças, é importante dizer o que elas tem que fazer. Pode ajuda-las porém não pode decidir por elas.

É importante que veja a quantidade de roupas que você tem. Por isso é importante colocar suas roupas todas juntas em um único lugar.

     2.     Como escolher e separar suas roupas

Para decidir o que irá manter e o que irá doar pode escolher uma das opções abaixo:

     (a)  Pegue peça por peça. Segure-a. Pergunte-se se a peça de roupa lhe traz alegria.

Se “sim” irá querer manter. Então coloque na pilha de “vai ficar”. Caso tenha dúvidas falha uma pilha de roupas com “olhar depois” e aquelas que não sentir alegria você coloca na pilha de “vai embora”.

É muito importante durante o processo que ao decidir que alguma roupa será doada, é importante que agradeça a roupa pelo que ela fez por você. Isso ajuda a diminuir a culpa por estar doando muitas de suas roupas. Por mais que seja doloroso é um processo necessário.

Muitas pessoas não tomam decisões escolhendo somente pela “alegria” ou pela conexão. Por isso existem outras opções.

      (b)  Separar através de médias

Para separar usando essa regra, você precisa entender qual a quantidade de roupas que é suficiente pra você. Para decidir é necessário avaliar a sua realidade e avaliar a próxima fase que irá entrar. Vou dar um exemplo básico pra você entender:

   Ø Roupas para ficar em casa: 8 camisas, 2 ou 3 shorts, 1 ou 2 calças, 1 chinelo, 1 ou 2 Blusas e 1 tênis. 

  Ø Roupas para estudar / trabalhar / sair: 2 ou 3 tênis / sapatos, 5 ou 6 camisas (polo, social e etc), 2 ou 3 calças, 1 ou 2 Shorts (se puder) e 2 ou 3 cintos.

  Ø Roupas para eventos especiais:  1 item de cada.

Você não precisa ter muita coisa porque ter o que está na média está muito bom, porém esses números podem mudar de pessoa para pessoa, porque cada pessoa tem uma realidade diferente, assim como necessidades diferentes.

Você não precisa ter 50 camisas, porque não é necessário. Algo em torno de 8 a 14 é mais do que suficiente.

Plano de reposição

Ao invés de comprar todas as roupas que deseja, mantenha sempre suas roupas em uma média. Tenho alunos que compram novas roupas a cada 6 meses. Sendo assim, se eles compram 1 tênis, 3 camisas, 2 calças, 4 meias, 1 cinto, então eles irão doar 1 tênis mais antigo, 3 camisas mais antigas e menos usadas, 4 meias e 1 cinto.

O que estão fazendo é mantendo a média para não deixar roupas acumularem. O tempo é você quem decide. É importante também que trabalhe para vencer sua ansiedade e sua obsessão por roupas novas. Minha dica é para cancelar sua inscrição em lojas de roupa, evitar lugares que ative o gatilho que leva a compra compulsiva de roupas e principalmente ter uma data para comprar roupas.

Perceba que não irá ficar para sempre sem comprar roupas. Irá comprar em breve. O que permite que sua ansiedade seja menor.

     3.     Dobrar e Guardar suas roupas

Os quatro princípios: dobrar, colocar em pé, armazenar num único local e dividir o espaço de armazenamento em quatro compartimentos quadrados. Clique nas imagens abaixo para ver em tamanho grande. Irei também deixar links de como dobrar suas roupas. Na última parte dessa série iremos colocar vários exemplos de como dobrar roupas assim como links para aprender a dobrar roupas. 

Essa é a maneira correta de guardar as roupas, na última parte terá todas as informações muito fáceis para dobrar suas roupas. 

A maneira mais fácil de guardar camisas, calças, cintos, gravatas, é colocando em cabides. Isso facilita muito o trabalho.

     (a)  Categorias

Existem diferentes categorias e você pode guardar suas roupas por:

  Ø Conjunto. No caso, colocar o conjunto mesmo que em cabides diferentes mas que fiquem juntas.
  Ø Peças. Significa colocar calça com calça, camiseta com camiseta, blusa com blusa, gravata com gravata. É importante separar por cor ou do maior para o menor.
  Ø Tamanho. Basta separar e guardar as roupas por tamanho como por exemplo do menor para o maior.
  Ø Facilidade e frequência: pode optar por guardar suas roupas ou conjunto pela frequência de uso ou seja, se usamos algo com frequência, esse algo precisa ser fácil de encontrar. Não importa se é tênis, camisas, e etc. O que usa com maior frequência tem que ser fácil de encontrar e pegar.

Também é possível separar por cor ou por data de compra. Fica a seu critério como prefere organizar as categorias.

     (b) Usando gavetas

Colocar as roupas em gavetas requer maior cuidado. Terá que escolher entre dobrar suas roupas de forma que elas fiquem em pé ou deitadas. Eu sinceramente aconselho que aprenda a guarda-las em pé, porque além de sobrar mais espaço, garante que conseguirá manter organizado por muito mais tempo. Colocar uma roupa em cima da outra, aumenta suas chances de manter desorganizado.

·        Ordem

Para organizar as gavetas, pode optar pelo que usa com maior frequência ou pode optar por organizar dos tamanhos menores para os maiores. Por exemplo, na primeira gaveta pode guardar relógios, cuecas, gravatas, cintos, meias, entre outros objetos pequenos como bijuterias como correntes, utensílios e etc.

Caso sobre espaço na primeira gaveta, então pode começar a colocar as camisas e camisetas. Caso não tenha espaço, então use a segunda gaveta para camisas ou roupas mais leves, e na última gaveta deixe para as calças e blusas.

·        Caixas, separadores, organizadores e companhia


Uma Colmeia organizadora é muito parecida com várias sacolas uma grudada na outra. 

Essa é uma excelente maneira de organizar suas roupas sem fazer muito esforço. 

Clique na imagem para ficar maior ou pesquise na internet por colmeia organizadora. 

É assim que a colmeia organizadora fica em sua gaveta. Honestamente gostei muito porque não é visualmente tão interessante. 

Eu prefiro usar outras opções. O preço varia. Irá encontrar nos valores de 15,00 reais ou até menos. Caso não queira comprar pode fazer separados com papelão mesmo ou passar em alguma madeireira e pedir para fazerem separados de adeira pra você. Depois basta pintar os separados da cor de seu guarda-roupa.

Caso queira algo que irá deixar sua organização ainda melhor pode comprar os separadores de gaveta.

Os separadores são eficientes para manter suas roupas sempre organizadas e separadas por qualquer categoria que achar melhor. 

Por muito tempo não sabia da existências dos separadores de gavetas e depois que comecei a usá-los para organizar minhas roupas em minhas gavetas, a organização ficou muito mais fácil pra mim. 

Você pode pesquisar para descobrir mais sobre os separadores de gavetas. 

Os valores dos separadores de gaveta variam de 20,00 R$ até 110,00 R$ ou mais. A diferença entre os separadores baratos dos casos é que, os mais caros se "adaptam" a sua gaveta. Permitindo assim uma organização muito melhor e garantindo que poderá ter os espaços do tamanho que você precisa. 


Caso não queira gastar dinheiro pode usar caixas ou se preferir pode usar papelão para usar como separadores ou como organizadores. 

     4.     Lençóis, cobertores, travesseiros, capas, e outros itens.

Geralmente todo guarda-roupa tem um compartilhamento de cima e nele é onde colocamos cobertores, toalhas, entre outros. Caso queira pode comprar aquelas caixas transparentes e colocar esses cobertores, lençóis, entre outros. Isso porque quando ficam soltos ocupam muito mais espaço do que deveriam e usar uma caixa transparente faz com que os cobertores, toalhas, lençóis e etc, ocupem menos espaço.

É muito importante que não tenha roupas em exagero. Sempre tenha o suficiente. 


Fim da parte 1





Para saber mais sobre o homem superior Clique Aqui e conheça nossa Loja. Caso queira aprender sobre Alta Prformance, Organização da casa e do escritório, Rotinas Matinais, Clique Aqui e se una a vários homens que fazem parte do Projeto Se tornando um Homem Superior. Se preferir vídeos, pode Clicar Aqui e conhecer nosso canal.

0 Comments:

Postar um comentário