sábado, 30 de março de 2019

Dia 151 Desenvolvimento Masculino Responsabilidades parte 2

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments
Todos nós temos responsabilidades. Muitas vezes não as entendemos porém elas existem e são muito importantes. Se você conseguir o mínimo necessário de responsabilidade, estará se adaptando corretamente.

Sendo assim, hoje irei falar sobre algumas responsabilidades extremamente importantes que muitos homens ignoram mas você não irá:


      ¨     Organização: sua capacidade de manter suas coisas guardadas e arrumadas corretamente.

      ¨     Iniciativa: ser capaz de fazer o mínimo como arrumar a cama, limpar a casa ou arrumar a casa, pagar suas contas em dia, cuidar e lavar suas roupas e etc.

      ¨     Higiene: os cuidados com seu corpo, pele e principalmente com as partes íntimas
      ¨     Alimentação: pode aprender a cozinhar ou pode depender de alguém.

Entre outros.

O que é ser um garoto?

Um garoto é incapaz de agir como homem e existem muitas pessoas com 35 anos que ainda age como se fosse um garoto de 15, 16, 20 anos.

Então, o que é ser um garoto?

Eis as principais características:

      ¨     Odeia responsabilidades e deveres
      ¨     Odeia fazer a cama
      ¨     Odeia se organizar ou deixar as coisas organizadas
      ¨     Se arruma do jeito que acha melhor
      ¨     Adora ficar dizendo “foda-se” pra tudo
      ¨     É rebelde
      ¨     O desenvolvimento emocional e intelectual é um fracasso
      ¨     Não cuida corretamente da saúde e da higiene
      ¨     Prefere ficar jogando vídeo game o dia inteiro ou ficar jogando futebol o dia inteiro com os amigos
      ¨     Somente quer fazer coisas que gosta de fazer
      ¨     Adora perder tempo com coisas inúteis que em nada irá servir para o próprio futuro
      ¨     Não tem planos. Não gosta de fazer planos.
      ¨     Odeia críticas. Odeia julgamentos.
      ¨     Fica reclamando por qualquer coisa
      ¨     Se envolve em vícios com maior facilidade
      ¨     Não se importa em se adaptar. As coisas tem que ser do jeito dele, quando ele quiser e como ele quiser.
      ¨     Não preocupa-se com a imagem que passa

Entre outros.

O que é ser um homem?

As principais características são as seguintes:

      ¨     Faz o que tem que ser feito independente se gosta ou não
      ¨     O foco está na adaptação
      ¨     Tem planos muito bem traçados e desenvolvidos
      ¨     Não tem problemas com críticas e julgamentos
      ¨     Dificilmente reclama porque sabe que não leva a lugar algum
      ¨     Cuida do corpo e da higiene
      ¨     Cuida da casa, mantem as coisas organizadas e limpas
      ¨     Se arruma de acordo com o local
      ¨     Toma muito cuidado com a imagem que passa
      ¨     Tem grande foco no desenvolvimento emocional, racional e intelectual
      ¨     Odeia perder tempo com coisas inúteis
      ¨     Evita vícios e se tem algum, o foco está em controlar o vício para não prejudicar a própria vida e a vida em família
      ¨     Dificilmente fica dizendo “foda-se” pra tudo
      ¨     Busca se desenvolver e se preparar para o futuro e para situações difíceis      
      ¨     Foco em guardar dinheiro e gastar dinheiro com mais sabedoria

Entre outros.

Com essa simples comparação espero que tenha entendido a diferença entre um homem e um garoto. Por exemplo, ajudei um casal a muito tempo atrás onde o homem agia como se fosse um garoto. Ele tinha vários problemas na relação e a solução era que ele se adapta-se caso contrário iria prejudicar os próprios filhos e a relação. O que ele fez foi dizer que “ele nunca iria mudar” e que sempre seria assim. Ele não entendia a mensagem que estava passando. A mensagem que ele estava passando era a seguinte:

      ¨     Que ele não se importava mais com a família, podendo larga-los na mão ou prejudica-los cada vez mais

      ¨     Ele demonstra muito apego a níveis de irresponsabilidade muito alto. Toda relação tem diferentes fases e ele simplesmente estava ignorando ou não conseguindo processar as novas responsabilidades. Ele estava agindo como um garoto incapaz de entender as responsabilidades de homem.

Muitos homens não crescem e ferram com suas famílias e com suas relações. Depois que tudo fica ruim muitos deles não entendem porquê. Mesmo que a resposta esteja debaixo do nariz deles.

 Pegar responsabilidade não é algo legal e muito menos fácil. Não é alto prazeroso porém é algo necessário. Entenda que nem sempre os homens que são responsáveis são sempre responsáveis.

Por exemplo, eu mesmo e muitos de meus amigos, temos muita responsabilidade, porém tem dias em que não queremos fazer nada. Tem dias que simplesmente pagamos para alguém fazer as coisas para nós. Nós sabemos que é uma tarefa chata mas fazemos mesmo assim.

Pegar responsabilidade significa dizer que você não é mais dependente de ninguém e que não está mais apegado a ideias antigas que fazem você não ser tão responsável.

“Gabriel, eu vivo na casa de meus pais e não consigo ter minhas coisas”

Não é porque você vive na casa de seus pais que você não é um homem. A vida muitas vezes é muito dura. Por exemplo, eu conheço diversos homens que não tem casa, não tem terreno, tem filhos, é casado e mora com a esposa no terreno e/ou na casa dos pais.
Entenda que o lugar não importa, o que importa é sua responsabilidade. Se você entende sua responsabilidade e luta para fazer o seu papel, significa que mesmo morando com seus pais você é um homem. Você realmente acha que todo mundo tem condições de comprar um terreno e ter uma casa?

Claro que não. Ser responsável vai além dessas coisas.

Qual é o problema?

Todos nós temos nossas limitações. As limitações de alguns é muito maior do que as nossas, e por isso, essas pessoas tem maiores dificuldades. Muitas vezes você tem tantos hábitos ruins que eles criam uma forte acomodação. O que significa que você irá tentar ser responsável, mas como hábitos, comportamentos, mentalidade, entre outros são ruins, então irá te puxar para não ser responsável.

Você verá que seus amigos e muitos de seus familiares não são tão responsáveis assim e você pode achar normal e aceitável não ser tão responsável.

Quem sabe, passou por vários traumas e por causa da dor e do sofrimento, preferiu se isolar porque ao se isolar não iria sofrer mais e por causa disso, você tem medo de dar passos importantes em ser cada vez mais responsável. Isso porque você aprendeu desde pequeno que quanto mais resistia pior era. Sendo assim ao crescer, o monstro que prejudicou você foi transferido para suas responsabilidades. Fazer as responsabilidades é o mesmo que sofrer.

Existem muitas coisas que podem impedir de você ser responsável.

“Como posso fazer para ser mais responsável?”

A primeira alternativa é vencendo um grande medo ou um grande desafio. Essa estratégia é boa porque ao vencer um grande desafio, irá olhar para os pequenos desafios e ter coragem para enfrentar todos eles. Algumas pessoas preferem começar eliminando logo o grande problema ou o grande elefante no meio da sala. Muitos não conseguem eliminar o elefante no meio da sala, mas conseguem diminuir o dano que o problema causa. Você não é fraco por não conseguir vencer algo. Você precisa entender que as vezes, alguns problemas não podem ser derrotados. As vezes temos que aceitar que tudo que podemos fazer é diminuir o dano que o problema ou trauma causam.

A segunda alternativa é vencer os pequenos medos e problemas. Conforme vai vencendo certos medos, inseguranças, problemas, vai ganhando motivação para resolver cada vez mais problemas maiores. Para quem joga vídeo game fica muito fácil entender o que acabei de explicar porque a cada fase que passa, o jogo fica cada vez mais difícil. Na vida é a mesma coisa.

Muitas vezes resolver problemas emocionais é o suficiente para fazer com que a pessoa seja muito mais responsável e finalmente tenha controle sobre a própria vida.

Ter responsabilidade não é tocar o foda-se sempre que achar melhor. Nada disso. Ter responsabilidade é saber quando tocar o foda-se e saber quando não tocar o foda-se.

Por mais que seja difícil, a partir de hoje comece a ser mais responsável. Não é porque seu chefe e os outros funcionários se vestem de qualquer jeito no trabalho, que você também irá se vestir de qualquer jeito. Não se baseie nos outros para se adaptar corretamente e passar uma boa imagem. Importe-se com sua inteligência profissional. Entenda que você não é eles e quando você se acomoda, você se torna um deles, principalmente se eles são pessoas de baixo valor ou que por causa do sistema atual não conseguiram as melhores informações.

Por que estou explicando tudo isso?

Muitas vezes você não compreende que se você não é responsável agora, significa que no futuro você também não será. Isso porque você irá querer manter a irresponsabilidade de agora, no futuro.

Se você não começar a se organizar agora, significa que no futuro também não irá se organizar. Meu pai mesmo é incapaz de deixar as coisas organizadas. Ele sempre faz do jeito dele, que é do jeito mal feito. Imagine você com 70 anos, sendo incapaz de se organizar corretamente.

Lembre-se que se você não faz uma coisa agora, é provável que no futuro mantenha esse mesmo comportamento. Só que no futuro você não estará na mesma fase que está agora. O que significa que no futuro será muito pior. Imagine você sendo desorganizado porém agora, você tem uma família. O quanto você acha que iria prejudicar a sua família?

Entenda que as coisas que você faz agora, irá afetar seu futuro porque você irá manter muitas coisas ruins das quais agora não importa muito, porém no futuro irá importar demais.

O que você pode fazer para ser mais responsável?


Lembre-se que a vida é sua, e você decide o que bem quiser pra ela. 



0 Comments:

Postar um comentário