sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia 135 Problemas e conflitos 10 - Lidando com o seu estresse 2

Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in | No comments

Agora, iremos falar sobre lidar com o estresse no curto prazo. A principal dica, e eu quero que nunca mais se esqueça dela é a seguinte:

      ¨     As pessoas não são adivinhos para entender o seu estado de espirito

Eu não tenho um livro escrito “como lidar com você quando está estressado”. Isso significa que é sua obrigação ao ter que conversar com alguém ou estar próximo a alguém a dizer exatamente como está seu estado de espirito.

Isso significa que é sua obrigação dizer para as pessoas frases como:

   ¨     Hoje eu não estou nada bem. Estou muito estressado então por favor, evitem ficar com aquelas piadas ou provocações porque irei me estressar e acabar brigando com vocês e iremos acabar perdendo a amizade por besteira.

Ao explicar o seu estado de espirito, qual a reação das pessoas?

As pessoas irão ter empatia com você e irão trata-lo melhor. Agora, quando você não explica para as pessoas o seu estado de espirito, o que geralmente acontece?

As pessoas não são adivinhas e quando você dar patadas ou trata-las mal, elas não irão perguntar se você está bem. Elas simplesmente irão se defender:

      ¨     Irão jogar na mesma moeda
     ¨     Irão ficar chateadas com você e se afastar de você
     ¨     Irão falar mal de você pelas suas costas
     ¨     Irão evitar falar com você
     ¨     Irão evitar passar tempo com você

Quando você explica seu estado emocional, as pessoas em média usam a empatia e se adaptam a você em mais de 80% dos casos. Quando você não explica seu estado de espirito, ao invés de ter 80%, você tem apenas 10-15%. Ou seja, não falar nada é o mesmo que contar com a sorte.

Agora imagine a quantidade de problemas que poderiam nem mesmo existir se as pessoas simplesmente dissessem:

     ¨     Olha, eu não estou nada bem hoje, estou sentindo isso e aquilo e vou acabar brigando com você por pouca coisa. Tenha paciência comigo hoje porque não estou nada bem.

As pessoas raramente fazem isso. E não adianta culpa-las por isso, tanto porque elas nunca tiveram na vida delas um guia de comportamento e de inteligência emocional para ajudá-la com isso.

Agora que você sabe, use em sua vida e ensine seus amigos e familiares a fazerem o mesmo. As mulheres geralmente são piores nisso e acabam prejudicando demais relacionamentos. Agora que você sabe, então pode aplicar em sua vida.

O tema de hoje é sobre lidar com o estresse no curto prazo ou seja, no momento em que ele acontece. Se você está usando estratégias para lidar com o estresse no médio e longo prazo, significa que terá muito menos problemas de estresse no curto prazo.

O que é o estresse no curto prazo?

São momentos de estresse que somos obrigados a passar e/ou também podem ser momentos de estresse do qual nós mesmos criamos.

Nesse caso temos:

     ¨     Momentos de estresse que nós criamos: não saber lidar com as situações corretamente, oscilações emocionais, mudança de humor, pressão e etc.

     ¨     Momentos de estresse por força maior ou seja, por causa de terceiros, por causa de situações externas como transito, críticas, chefe ruim, fazer algo do qual não está acostumado e etc.

Todo momento de estresse tem algumas fases:

     Ø Fase 1: um pouco antes ou início do estresse ou situação estressante
     Ø Fase 2: quanto estamos envolvidos ou no meio do estresse
     Ø Fase 3: após o estresse ou momento estressante

Fase 1

A fase um ocorre por antecipação ou seja, sabemos que iremos entrar em uma situação estressante. E isso é bom porque permite existir a preparação antes de entrar na situação estressante. O que permite que lide melhor com a situação. Por exemplo, se você sabe o que terá que fazer, como se comportar e etc, você irá ficar estressado mas quais são as chances de você ferrar com tudo?

Muito baixas porque agora você sabe o que fazer. O que significa que quando você sabe o que fazer a pressão e o estresse diminuem. Agora quando você não sabe o que fazer, bem, a pressão e o estresse são muito maiores.

Isso é o que acontece quando você sabe que irá entrar em uma situação estressante.

Minha dica pra você é não oculte ou evite contar para alguém o que acontece com você. Por exemplo, durante 6 meses uma garota era estuprada na escola e ela nunca contou para os pais. Quando ela entrou na juventude, ela sofria muito espasmo, contorções em todo corpo, pesadelos terríveis, e depois se matou por causa da depressão. Um trauma na infância que ferrou por completo com a vida dela. No novo sistema, pessoas que causam traumas em outra serão punidas severamente e terão que pagar indenização pelo resto da vida e serão presos, perdendo diversos direitos como cidadão.

Na fase 1, você precisa se treinar para identificar seus estados emocionais. Quando sentimos raiva, conseguimos perceber quando a raiva está no começo. Nesse caso, ao invés de simplesmente reagir inconscientemente ao que sentimos, que tal começar a treinar para descobrir quando o estresse está no começo?

É possível:

     ¨     Ter uma noção do que gerou ou vai gerar estresse
     ¨     É possível analisar conscientemente o que está sentindo

Por que isso é importante?

Ao saber o que gerou o estresse ou que vai gerar o estresse, permite que você se prepare para enfrentar a situação. Cada pessoa tem o seu jeito, e as pessoas mais bem desenvolvidas, usam sempre as melhores ferramentas e técnicas. Elas fazem isso porque fizeram vários testes e descobriram o que dá certo pra elas.

No segundo ponto é possível estar consciente do que está sentindo e assim, determinar o que irá fazer para não piorar as coisas.

Por exemplo, se percebo que o estresse começou e está fraco, então eu posso ir tomar uma água, dar uma volta rápida, quem sabe tomar um suco, fazer uma meditação ou reflexão rápida, focar na minha respiração e pronto, as chances do estresse pior irá diminuir.

Não significa que sempre irá funcionar, significa que na maioria das vezes irá funcionar. Eu jogo sempre me baseando em ter um controle maior sobre a situação na maioria das vezes e não em todas as vezes, porque simplesmente não tem como.

Perceba que você pode se preparar para diminuir o estresse ou a pressão logo no começo. Posso fazer isso sabendo a situação estressante da qual irei entrar e posso fazer isso ao me concentrar no que estou sentindo logo quando está no começo.

Você se lembra da regra de resolver as coisas quando estão no começo? É aqui que você pode aplicar.

Além disso você sempre tem que estar ciente de como outras situações estressante afetam outras áreas, como por exemplo, como o termino de um relacionamento ou a morte de algum parente, pode prejudicar sua vida profissional, sua vida familiar, causando grande dano a você.

A fase 2

A fase 2 é basicamente o que você pode fazer no meio do estresse ou quando o estresse alcança o pico máximo.

Perceba que nessa situação não dá pra você simplesmente fugir da situação estressante. Você está no meio da situação.

Não importa o que você estiver sentindo, toda vez que você continuar a dar ouvidos ou moral para o que está sentindo, você nunca encontrará uma resposta que satisfaça o que sente. Todas as respostas não fazem o menor sentindo.

Pegue por exemplo, a raiva que vem de tentar fazer alguém concordar com você mesmo quando você está errado. Chegará um ponto que você usará o fato de querer mostrar que a outra pessoa está errada, como justificativa de sua raiva. Sua raiva irá escalar cada vez mais, até que comece as agressões verbais, depois agressões físicas e por fim matar a pessoa. No final você “desperta” ou “acorda” e percebe o grande erro que cometeu.

Algumas pessoas tem problemas em lidar com o que sentem e o que elas sentem tendem a cegar a pessoa, onde se sentirá obrigada a se entregar ao que sente porque é forte demais.

Outras pessoas conseguem percebem o momento estressante e conseguem entender o que sentem e por causa disso, sabem que o que elas sentem, nessa situação especifica, não levará a lugar algum. Satisfazer o que sente, apenas tende a piorar a situação.

Sendo assim, o que você pode fazer quando você está muito estressado e não pode fugir da situação?

     1.     Dê uma pausa. Não tem nada de errado em fazer uma pause de 10 minutos, esfriar a cabeça e depois continuar com a situação. Por exemplo, vamos supor que está em uma reunião estressante, sempre tenha pausas.

     2.     Use Desestressadores durante o momento estressante: muitas pessoas bebem água, enquanto outros usam suco, outras preferem ficar em silêncio, enquanto outras preferem ficar andando pra cima e pra baixo. Algumas usam uma bolinha na mão, enquanto outras colocam música, e assim por diante. Algumas gostam de pegar o momento estressante e o levar para um lugar onde ela se sinta mais calma e tranquila.

     3.     Respiração profunda: uma das formas mais comuns de ter mais paciência é respirando devagar e profundamente, como geralmente se faz na meditação. O que acontece é que ao melhorar sua respiração e postura está levando mais oxigênio para o cérebro e isso ajudará a aliviar naturalmente a pressão e ao mesmo tempo ao usar uma linguagem corporal aberta e confortável, está aumentando em até 20% a sensação de bem estar. O que naturalmente alivia ajuda a diminuir a pressão do estresse.

     4.     Tente ver o problema com outros olhos: ao invés de pensar que a reunião irá demorar para acabar, pode pensar assim: “a reunião acabará rapidamente, então é tranquilo tentar lidar com o estresse”.

     5.     Vídeos de motivação e vídeos desestressantes: um vídeo pode fazer muito por nós e sim, pode nos ajudar a diminuir a pressão.

     6.     Aceite o que não pode mudar: não adianta perguntar porque algumas coisas estão acontecendo. Algumas coisas acontecem de qualquer forma, mas quando você aceita que algumas coisas não podem ser mudadas, significa que você está aceitando a situação como é ao invés de lutar contra a situação ficando em negação. A aceitação gera conforto, alivio e permite que seja mais paciente. A negação faz com que você lute, e coloque ainda mais pressão na situação fazendo seu estresse aumentar ainda mais.

     7.     Ocupe sua mente com coisas que ajudam a aliviar a pressão: tente lembrar de algum vídeo ou situação que o faça rir ou se sentir bem. Pense no quanto será bom receber o salário no final do mês por aguentar o chefe ruim ou o quanto será bom ir para sua cama e deitar confortavelmente. Você também pode elogiar as pessoas com as quais está conversando e depois continuar com seu argumento. Isso fará as pessoas próximas a você se sentirem melhor e você irá se sentir melhor.

     8.     Procurar fazer algo relaxante e prazeroso

     9.     Construa bons relacionamentos com pessoas que tem a mesma mentalidade que você de melhorar e lidar melhor com essas situações de estresse. Se você tem alguém que te conhece e sabe lidar com você quando você está estressado, significa que seu estresse será menor ou ao menos, você irá lidar melhor com ele.

     10.                        Se não estiver conseguindo sozinho, peça ajuda. Não tem nada de errado em pedir ajuda e nós sabemos que as pessoas que não pedem ajuda tem 90% de chances ou mais de piorar a situação, causando um grande dano a si mesma ou ao próximo, podendo se tornar um problema de médio e longo prazo.

Fase 3: O que fazer depois de passar pela situação de estresse?

Depois de passar pelo momento estressante você precisa fazer o diário emocional. Você precisa documentar a situação porque no futuro irá passar por ela novamente. Ao documentar você se prepara, faz testes, descobre o que ajuda e o que não ajuda, descobre o que fazer, como fazer e porque fazer e principalmente descobre como poderia ajudar as pessoas a te ajudarem que estiver estressado.

Entenda tudo isso como um ciclo:



Se você conseguir lidar melhor com cada uma das 3 etapas, irá perceber alguns benefícios imediatamente como:

    ¨     Lidar melhor com o estresse de forma geral
    ¨     Ser capaz de ter controle muito maior sobre as 3 etapas
    ¨     Diminuir os danos em cada uma das etapas
    ¨     Tomar melhores decisões
    ¨     Evitar situações estressantes e quando não conseguir evitar, saberá o que fazer para ficar menos estressado
    ¨     Irá se preparar melhor para o próximo ciclo de estresse
O objetivo de lidar com o estresse é diminuir os danos que causamos a nós mesmos e a terceiros.


Por exemplo, alguém que fica estressado e desconta na comida, acaba piorando a situação ao invés de lidar melhor com ela. Por exemplo:



Por isso você precisa usar as opções de forma equilibrada, caso contrário pode tomar decisões prejudiciais e acabar piorando ainda mais a situação.


Exemplo de coisas terríveis que você pode fazer para aliviar o estresse, dor, e etc:

    ¨     Drogas
    ¨     Álcool
    ¨     Sexo
    ¨     Cigarro
    ¨     Hobby’s prejudiciais
    ¨     Não procurar ajuda profissional ou seja, tentar fazer tudo sozinho acreditando inconscientemente que você não precisa de um profissional ou de ajuda
    ¨     Comida: comer em demasia e entrar no ciclo vicioso da compulsão
    ¨     Comida: escolher comer besteiras, comidas gordurosas e etc
    ¨     Não se exercitar e não cuidar de sua saúde
    ¨     Ignorar o seu desenvolvimento ou simplesmente se manter no estado atual
    ¨     Descobrir seus limites, problemas e principalmente se tem alguma doença ou algo que o prejudique em lidar com o que sente, com o estresse e etc.
    ¨     Não avisar as pessoas que você não está bem
    ¨     Fazer várias coisas de uma vez sem existir um gerenciamento correto do tempo e do desempenho
    ¨     Descontar em outras pessoas que não tem nada a ver com a situação.

Entre várias outras coisas.

Agora você tem uma boa ideia do que fazer em situações estressantes.
 

0 Comments:

Postar um comentário