sábado, 30 de março de 2019

Dia 157 Desenvolvimento Masculino Perdedores e Vencedores

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments
 Vence ou perde, o que você escolheria?

O sistema atual nos obriga a olhar para a vitória ou a um padrão como desejado, melhor do que todos, como se os vitoriosos possuem algo que ninguém mais possuí. E os vencedores conseguem ter maior valor do que os perdedores.

“Um sistema que coloca a vitória acima do que é moralmente certo ou errado, é um sistema fadado ao fracasso”

Eu gosto de vencer. Sonho em vencer, mas não aprecio de forma alguma o que o sistema faz. Por muito tempo eu usei o mindset errado sobre vencer ou perder. Para que eu pudesse ter uma vida melhor, eu precisei refazer muita coisa em mim.

Uma das principais foi uma mudança onde o resultado não era mais importante pra mim. Pela primeira vez me coloquei para fora do que o sistema queria. Comecei a me desfazer do sentimentalismo e do imediatismo. Acima de tudo eliminei quase que por completo a perseguição aos resultados.

Não estou dizendo de forma alguma que resultados não são importantes. Estou dizendo que o valor que dou para os resultados é muito menor. Eu mudei minha mentalidade e irei contar o que eu fiz, para que talvez você siga pelo mesmo caminho e melhorar sua mentalidade também.

A principal mudança ocorreu quando eu percebi pela primeira que resultados são consequências de ações. Se eu entendesse as ações, os resultados iriam aparecer. Se colocássemos uma linha com números de 0 a 100, esse pensamento de que resultados são consequências, é apenas 50% do caminho.

No começo eu pensava que todos tinham as mesmas oportunidades e somente depois de muito tempo, descobri que os outros 50% eram determinados:

       ¨     Pelo sistema atual que estrutura a sociedade e o governo
      ¨     Pelo que é inato a nós ou seja, nossas tendências e facilidades
      ¨     Oportunidades ou seja, nem todos podem ter as mesmas oportunidades ou ter o mesmos recursos entre outras coisas que a fórmula do sucesso explica
      ¨     Pelo conhecimento ou seja, a qualidade das informações interferem no resultado final
      ¨     Programação humana
      ¨     Traumas
      ¨     Limitações
      ¨     Doenças
      ¨     Acontecimentos positivos e negativos da vida
      ¨     Ideologias e crenças
      ¨     Política

Entre vários outros.

Como você pode ver, eu esbarrei com um fio que era a ideia de que resultados são consequências e no final acabei me envolvendo em um emaranhado de fios, onde tudo ficou mais complexo e difícil de entender.

Uma coisa que parecia sem valor, levou a algo gigantesco, indo além da superficialidade do que a mídia e a sociedade diz sobre “ser um vencedor ou perdedor”.

“Ok, Gabriel, como tudo isso pode me ajudar a ter uma vida melhor?”

Demorei um bom tempo para responder essa pergunta e a resposta é sensacional. A resposta pode variar de pessoa para pessoa mas quando entendemos a nossa realidade, entendemos aquilo que somos limitados a fazer.

Quando você se livra da ideia de resultados, você se sente muito mais leve. Você entende que resultados são importantes e que irá chegar lá, mas sabe que para chegar lá é preciso algumas coisas:

      ¨     Adaptar-se a vida e a realidade
      ¨     Criar uma base sólida através das melhores informações
      ¨     Respeitar todo o processo de testes e experimentos, para alcançar a adaptação adequada ao que se espera

O que acontece depois?

Então começam a surgir os resultados porém outros fator entra em jogo:

¨     A Concorrência

Você não é o único tentando conquistar algo e somente um entre milhares poderá vencer ou conquistar determinado resultado que é o primeiro lugar. Posso me focar em ser o primeiro lugar, mas meu foco tem que estar na criação de uma base sólida e em um respeito a todo o processo.

Tenho que saber minhas limitações. Tenho que entender minhas tendências. Uma das frases que mais me motiva foi a frase de um lutador do MMA que disse o seguinte após vencer sua luta:

“Você tem que agarrar as oportunidades que a vida te dá”

Quando ouvi essa frase senti um estalo em minha cabeça de uma ideia que finalmente se completou. Não é sobre resultados. É sobre fazer o seu melhor e se adaptar. É sobre se preparar para as oportunidades e não esperar as oportunidades aparecerem para depois se adaptar. O que garante que conseguirá agarrar a oportunidade quando ela aparecer?

Quando você tira ou deixa de lado os resultados, você se foca muito mais em seu treino, em suas limitações, e principalmente em suas oportunidades. Como consequência você começa a viver melhor porque agora não tem mais aquele peso em suas costas de sempre ter os melhores resultados possíveis. Você sabe que resultados são consequências e que existem razões que explicam o porquê alguém consegue os melhores resultados e o porquê outras pessoas não conseguem.

O que você vê quando olha para Messi ou Neymar? O que faz Messi ser melhor que Neymar?

Treino?

Quando você encontra vários jogadores em um nível altíssimo de desempenho, existe algo a mais. E esse “algo a mais” é o que faz Messi ser melhor que todos os outros. E esse “algo a mais” não é algo que você pode simplesmente desenvolver ou treinar.

A partir do momento em que você percebe que alguém tem algo a mais, então percebe que o jogo não é justo tipo: “todo mundo tem as mesmas oportunidades”.

Uma vez no poker um cara disse assim pra mim: “No poker todo mundo recebe as mesmas cartas e tem as mesmas oportunidades”. Na verdade isso não é verdade. Alguém que tem por exemplo facilidade com números, estatísticas e principalmente que consegue armazenar facilmente dados em sua memória, é alguém que tem vantagem sobre aquele que não tem tanta facilidade com números, estatísticas e que principalmente não tem uma memória tão boa.

É o mesmo que você pegar uma pessoa na cadeira de rodas e dizer pra ela competir de igual pra igual com um atleta profissional que não usa cadeira de rodas.

“Então, tenho que simplesmente desistir porque o mundo é injusto?”

Errado! Se você deduziu isso perdeu totalmente a mentalidade que quero te passar. Não se trata de ganhar ou perder. Se trata de ser melhor. Se trata de se preparar principalmente para a vida e para as oportunidades. Se trata de adaptação.

Alguém sempre irá ganhar e alguém sempre irá perder e isso não deveria ser tão importante. Se sempre alguém irá perder ou ganhar, então não vale a pena ficar se focando no resultado. Faz muito mais sentido se focar em seu jogo, em suas limitações e o que você pode fazer com elas.

Talvez você seja alguém que terá melhores resultados do que eu em determinada área e eu terei melhores resultados que você em outra.

Mas o que irei fazer?

      ¨     Irei criar uma base sólida
      ¨      Irei respeitar todo o processo
     ¨      Irei fazer da minha vida a melhor que eu possa. E se no caminho eu ganhar ou perder, irei aceitar isso como parte da vida. Não irei ficar sofrendo por perder ou ganhar. Claro que ganhar é muito melhor, mas o resultado não é o foco. Resultados são consequências.

Então, no que irei me focar?

     ¨     Irei focar em ser um homem melhor
     ¨     Irei focar em me preparar para agarrar a oportunidade quando ela aparecer
     ¨     Irei me focar em me tornar um competidor de alto nível para que meus adversários e concorrentes vejam que existe alguém muito bom que pode derrota-los
     ¨     Irei me focar no que eu posso fazer e mudar, ao invés de me focar naquilo que não posso fazer ou mudar

     ¨     Irei analisar a concorrência para entender as fraquezas e forças deles
     ¨     Irei analisar a mim mesmo descobrindo minhas fraquezas e forças
     ¨     Irei trabalhar em cima de minhas limitações e traumas
     ¨     Irei me adaptar à realidade como a realidade é e não como eu vejo ou como eu gostaria que a realidade fosse

     ¨     Irei melhorar o mundo, minha nação e minha sociedade.

E assim por diante. Esses são os valores que eu tenho. Eu acho engraçado quando alguém exibe suas vitórias e eu acho justo e bom que a pessoa faça isso. Ela tem que ter orgulho de suas vitórias. Eu dou risada mesmo assim porque existem vários fatores que faz uma determinada pessoa chegar mais longe do que outra e não vejo muito sentido em pisar em alguém por não ter conseguido chegar tão longe.

Quando entendemos essa realidade de vencer ou perder, começamos a entender o quanto o sistema atual é danoso para a humanidade. Começamos a perceber as falhas do sistema e como essas falhas criam esse mal estar na sociedade, levando a criminalidade cada vez mais alta e a falta de oportunidades, sem contar as crises e a incapacidade de nossos governantes de liderarem o país.

Perceba que esse fio começa lá embaixo, sem parecer que é muito importante. Quanto mais puxamos esse fio, acabamos descobrindo que o fio é muito maior do que imaginamos. E que essa mentalidade de vencer ou perder, cria o que é chamado de “Lei do predador mais forte”, que basicamente diz:

“O que importa é chegar no topo. Não importa se foi justo ou não a conquista, o que importa é chegar no topo”

Quando mudarmos a estruturação, chegar no topo será importante porém o que será mais importante do que chegar no topo é entender que resultados são consequências. Ao entender que resultados são consequências você entenderá que quem está no topo não tem nada de especial. Você perceberá que alguns conseguiram melhores oportunidades enquanto outros nunca tiveram a mesma oportunidade.

É isso que quero que você entenda: quem está no topo, não tem nada de especial. NADA. É a sua percepção e programação como ser humano que o faz pensar ou imaginar que essas pessoas que estão no topo tem algo de especial, como se eles pudessem mudar nossas vidas. Tudo isso é perda de tempo.

Em tudo que fazemos na vida existe o que é chamado de “Pirâmide”. A ideia é muito simples, para que uma pessoa fique no topo da pirâmide, é necessário que centenas, milhares, milhões ou bilhões de pessoas fiquem na extremidade mais baixa. E assim tratamos as pessoas nas extremidades mais baixas como de baixo valor ou de baixa importância e tratamos as pessoas no topo da pirâmide como pessoas de alto valor, especiais, com algo que poderia nos ajudar a chegar no topo. Será que é tão difícil entender que no topo da pirâmide tem apenas uma cadeira e que existem centenas, milhares ou milhões de pessoas lutando por uma cadeira?

Eu não irei correr atrás de uma cadeira. Se quero ser um empreendedor de sucesso, não vou me focar em sentar na cadeira no topo da pirâmide, irei me concentrar nas oportunidades que a vida me oferece. E se um dia, essas oportunidades me levarem a sentar nessa cadeira no topo da pirâmide, ótimo, e se não me levar até o topo da pirâmide, ótimo. Eu não perco nada em ambos os casos.

É isso que quero que entenda. Não é sobre resultados. É sobre adaptação e agarrar as oportunidades. Eu não quero saber se alguém transa com 50 mulheres em 1 mês. O que eu quero saber é o que é possível e o que não é possível para minha realidade. Não quero perseguir uma ilusão. Quero perseguir o que é possível.

Essa é minha mentalidade. Não significa que será a sua. Significa que é mais uma carta na mesa e você pode escolher pegá-la ou jogá-lo fora. A decisão no final é sempre sua.


0 Comments:

Postar um comentário