sábado, 30 de março de 2019

Dia 154 Desenvolvimento Masculino Viver a Vida

Posted by Gabriel Orcioli on março 30, 2019 in | No comments

Como podemos aproveitar melhor a nossa existência?

O sábio dizia que a vida é para ser vivida porém poucos que sabem como realmente viver a vida.

Não significa viver a vida fazendo loucuras, entrando em vícios terríveis e prejudicando não apenas a si mesmo, mas também a sua família. Viver a vida de forma inteligente fará com que chegue no final dela e não se arrependa e até tenha orgulho de como viveu.

Para ter uma vida mais feliz, é preciso entender o que é o equilíbrio ideal na vida. O equilíbrio ideal na vida não é ignorar problemas ou deficiências, mas sim, como nos adaptamos a isso. Se eu sei o que fazer em diferentes situações, significa que eu serei muito mais feliz e conseguirei ter menos dor de cabeça. Sendo assim eu sei que:

·        Preciso ter o conhecimento para fazer certo ou melhor, de uma forma que eu me adapte dentro do mínimo esperado

Eu também preciso fazer coisas que eu me sinto bem fazendo, sem que eu ignore minhas responsabilidades. De forma simples, tenho que viver a minha vida de trabalho, família, e também tenho que encontrar um jeito de viver.

Para isso existem hobbys, boas amizades, bons rituais e rotinas, e principalmente aproveitar mais o momento quando estiver sozinho ou quando estiver com alguém. Eliminando o lixo e as informações ruins de sua vida, você está dando uma nova chance pra você.

A vida é feita de momentos. Existem muitos momentos ruins e neutros. O que significa que quando estamos passando por esses momentos nosso foco está em minimizar os danos. E quando minimizamos os danos, temos menos dores de cabeça.

Se somos capazes de diminuir os danos em momentos ruins ou neutros, significa que estamos com mais tempo para os momentos bons e felizes. Por isso que seu desenvolvimento é muito importante porque grande parte dos momentos bons e felizes que temos em nossa vida, está ligado diretamente com o nosso desenvolvimento e adaptação a vida, a realidade e as pessoas.

Não pense que os melhores momentos da sua vida não podem ser criados porque muitos deles são criados e existem porque são consequência de seu desenvolvimento e de sua adaptação correta a vida e a realidade.

Perceba que você e seu desenvolvimento, juntos aumentam seus momentos de prazer, felicidade e satisfação.

Perceba que viver não significa deixar as coisas de lado. Viver de forma inteligente significa saber como aprender a lidar corretamente com as coisas e situações, para que tenha uma frequência maior de momentos felizes.

Outro aspecto importante é saber aproveitar esses momentos felizes e bons. Estar presente significa ignorar ou deixar de lado tudo aquilo que não seja relevante para o momento, a não ser que seja impossível.

Por exemplo, se estou sozinho em uma cachoeira, irei me focar no momento presente, aproveitando a cachoeira, aproveitando o momento e somente vou esquentar minha cabeça com as outras coisas quando eu estiver envolvido com elas.

Se estou em um romance com alguém que eu gosto, irei esquecer de todo o resto e irei me focar no momento com a pessoa. Irei tentar melhor e aproveitar mais o momento.

Irei viver a experiência completa ao invés de viver somente pela metade.

Ao invés do copo de água estar pela metade, ou o copo estará cheio ou vazio. O meio termo não será mais aceito como antes.

Aproveitar mais sua vida significa:

       ¨     Conhecer novos lugares
      ¨     Conhecer novas pessoas
      ¨     Lidar com seus medos e inseguranças
      ¨     Entender e se adaptar as suas limitações, traumas e problemas
      ¨     Focar-se no que pode mudar ou fazer ao invés de perder tempo no que não pode mudar ou no que não pode fazer

      ¨     Irá evitar se focar na grama do vizinho e começará a cuidar do seu jardim
      ¨     Irá aproveitar mais os momentos e estará muito mais presente nos momentos. Uma dica para fazer isso é a meditação ou reflexões sobre si mesmo, sobre a vida e sobre as situações.

      ¨     Irá aprender a sentir mais gratidão e prazer pelas coisas que tem e caso perca algo ou tenha que se desapegar de algo, irá agradecer, irá se sentir grato por ter tido aquilo em sua vida, ao invés de se focar no que está perdendo ou no que não terá mais

      ¨     Irá se importar mais com o seu desenvolvimento, com as melhores informações e com a adaptação que faz diferença em sua vida

      ¨     Irá aprender a lidar melhor com as situações difíceis e complicadas
      ¨     Irá viajar com maior frequência ou seja, não irá ficar preso a um só lugar ou a uma situação que é ruim pra você.

      ¨     Irá começar a dar mais oportunidades a si mesmo e irá se adaptar melhor as pessoas

      ¨     Irá buscar o melhor desempenho para a vida, como malhar, fazer exercícios, hobbys, coisas que gosta e etc.

      ¨     Irá cuidar de sua saúde e irá principalmente cuidar de sua mentalidade, racionalidade e etc.

Entre várias outras coisas.

Viver a vida de forma inteligente é o que fará sua vida ter um maior significado. Terá uma maior compreensão sobre depressão, sentido de vida, e principalmente sobre a sua própria realidade.

Essas reflexões podem ajudá-lo a encontrar o seu caminho.

Perceba que não é possível ser feliz toda hora. O que podemos fazer é trabalhar em vários aspectos para aumentar a frequência de dias felizes e prazerosos. A vida e feita de lutas e desafios. Se não os aceitarmos, nossas vidas serão mais miseráveis. Se aceitarmos os desafios, teremos uma vida mais prazerosa. Não iremos fugir da dor. Iremos aceitar que é preciso passar por momentos de dor para depois ter momentos de prazer e felicidade.


É aceitar que irá acontecer coisas ruins, e que também acontecerá coisas boas. Como lidamos com ambas é o que realmente importa. 

0 Comments:

Postar um comentário