Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in Meditações Diárias | No comments
A maioria das pessoas são péssimas em lidar com críticas e
julgamentos. Quer fazer um teste com as pessoas? Faça um julgamento, crítica ou
uma ofensa de nível leve. Caso prefira pode tentar o oposto ou seja, fazer
julgamentos positivos usando elogios para ver como a pessoa reage.
O objetivo aqui é analisar como a pessoa reage a crítica. Se
a pessoa reagir negativamente e de maneira muito rápido, essa pessoa tem muita
dificuldade com o seu emocional e o racional ainda não foi bem desenvolvido.
Os mais mal desenvolvidos adoram dizer:
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Quem critica é porque tem inveja
¨
Quem critica é porque não faz melhor
¨
Em relação as críticas basta ignorar
e não dar ouvidos
¨
Nenhuma opinião é melhor do que a
outra
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Quem crítica é porque é uma pessoa
ruim
¨
Somente aceito críticas construtivas
¨
Quando for critica simplesmente
ignore
Entre outras coisas que dizem em relação as críticas.
Quais as respostas mais comuns quando ouvem críticas e
julgamentos?
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Não querem saber se
elas estão certas ou erradas. A partir do momento em que você criticou ou
julgou, elas irão agir de forma emocional e não racional.
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Tendem a querer brigar
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Podem se fazer de
vítimas
¨
Irão tentar demonstrar
que você é uma pessoa ruim e prejudicial
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Irão te bloquear ou
excluir
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Podem tentar causar
problemas para sua vida como forma de se vingar por causa de sua crítica ou
julgamento
¨
De forma geral, irão
colocar pressão em você e irão tentar colocar outras pessoas contra você
Sendo assim, você precisa ter muito cuidado contra quem irá
fazer a crítica. Sendo assim, ao identificar pessoas que lidam mal com as
críticas, você terá que usar algumas estratégias de negociação para ser capaz
de critica-las ou julgá-las sem causar a terceira guerra mundial:
¨
Usar críticas construtivas: é a ideia de elogiar, falar bem e
depois fazer alguma cobrança ou dizer o que a pessoa fez de errado. A ideia é
fazer a pessoa se sentir bem para estar mais aberto a ouvir sua crítica
¨
Escolher melhor o momento para
criticar ou julgar. Se a pessoa está com raiva ou com intensificação emocional alta, qualquer
crítica que fizer a pessoa é o mesmo que cutucar um leão com vara curta. O
melhor é esperar um pouco, deixar a poeira abaixar e somente depois criticar ou
seja, criticar quando a pessoa irá ouvir sem causar a terceira guerra mundial.
¨
Entregar prazer ou momentos de
felicidade.
Depois poderá questionar e criticar. O ser humano quando tem prazer ou se sente
bem, abre a oportunidade para que seja criticado ou julgado.
¨
C&D ou seja, concordar para
discordar, por
exemplo, “Olha,
gostei de sua opinião, realmente faz sentido, mas pense por outro lado. Então
isso e aquilo outro”. Isso é Concordar com a pessoa para depois
discordar.
¨
Use histórias ou situações parecidas para que a pessoa consiga assimilar
mais facilmente que ela está lidando de forma equivocada com críticas e
julgamentos.
Isso você precisa usar em duas situações:
(A) Quando você sabe que as pessoas são
fracas emocionalmente e podem facilmente entender errado quando fizer uma
crítica direta ou julgamento direito (crítica direta ou julgamento direto
ocorre quando você não cria um contexto ou seja, você chega joga a crítica ou
julgamento e pronto)
(B) Em situações onde perceber que a
pessoa não está em seu estado emocional esperado ou bom, como por exemplo, uma
pessoa estressada ou irritada ao ouvir uma crítica ou julgamento pode descontar
toda a raiva e frustração dela em você
Entenda que julgar as pessoas por serem fracas emocionalmente
é o mesmo que querer que um elegante seja um leão. É perda de tempo. Eu cometi
esse erro muitas vezes. De forma geral seja mais cauteloso com pessoas que você
ainda não conhece.
É muito importante que você entenda que, o meu estado
emocional está evoluído que se você usar qualquer uma das estratégias acima
como o C&D ou a crítica construtiva, você será visto como uma pessoa muita
fraca. Isso porque pessoas inteligentes e bem desenvolvidas emocionalmente
preferem que as pessoas não afastem o tempo dela atoa. Isso porque pessoas bem
desenvolvidas não gostam de gastar o tempo delas com besteiras e futilidades. E
o C&D, críticas construtivas para elas é perda de tempo, assim como é pra mim.
Ao encontrar pessoas como eu seja o mais direto possível.
Como
lidar com críticas e julgamentos?
O segredo para se dar bem com críticas e julgamentos é
entendendo e se aprofundando na crítica ou julgamento. Existem basicamente dois
tipos de críticas e julgamentos:
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As
que servem para te testar e ver se você é capaz de lidar com a crítica e
julgamento sem perder valor
¨
As
críticas e julgamentos que são corretas ou seja, você está fazendo algo errado
Quando alguém chega e diz: “você
é muito fraco, não consegue fazer nada direito”.
Uma pessoa fraca emocionalmente:
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Iriam
se sentir ofendidas, onde poderiam ofender ou jogar na mesma moeda ou poderia
tentar se afastar.
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Poderiam
dizer que não irão mudar de posição ou opinião e que o que elas fazem é bom,
independente se gostam ou não
De forma simples pessoas fracas emocionalmente iriam se
sentir ofendidas, iriam causar o caos, de forma geral, não espero que sejam
capazes de lidar com a crítica que foi feita. Eles são muito reativos e o
emocional toma conta deles rapidamente.
Como eu reagiria a essa crítica?
Primeiro analisaria se a crítica faz sentido. Se estou
fazendo algo de errado, serei humilde pra tentar fazer melhor. Afinal de contas
sou uma pessoa que quero melhor e se tem algo que estou fazendo errado, porque não corrigir?
Não faz sentido criar resistência quando estou errado. Eu
conheço pessoas com 1 milhão de seguidores que são péssimas em lidar com
críticas e julgamentos e que principalmente quando são corrigidas, tentam
validar a mentira com argumentos fracos como:
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Não
existe verdade absoluta
¨
Eu
não acredito nisso
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Nós
estregamos valor e ajudamos mais de 10 mil pessoas
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Todas
as opiniões são iguais. A sua não é melhor que a minha e a minha não é melhor
que sua.
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Você
crítica porque tem inveja
¨
Você
crítica porque não faz melhor
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Você
crítica porque é ninguém
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Partir
para a agressividade e violência
¨
Colocar
pressão
Podem simplesmente ignorar, bloquear, deletar, entre outras
coisas. No caso vemos uma forte resistência para corrigir falhas e erros.
Quando a situação envolve grandes empresas predadoras e muito
dinheiro, elas fazem coisas piores para tentar calar as pessoas que são vítimas
como:
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Extorsão
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Ameaças
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Pressão
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Corrupção
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Mentir
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Desviar atenção
¨
Eliminar o problema ou a pessoa
Entre várias outras coisas que grandes empresas fazem para
proteger seu dinheiro ou seu valor.
Sendo assim:
1.
Se
você descobrir que a crítica é justa, engula seu orgulho, engula o que está
sentindo e corrija sua falha por mais difícil que seja.
“Mas
Gabriel a crítica da pessoa foi pesada e feita em um momento inapropriado”
Não importa! Se a crítica é justa, aceite. Depois diga que a
pessoa exagerou e que não deveria ter agido como agiu mas que você entendeu o
recado.
Lembre-se que, as críticas justas e corretas ou certas são as
melhores que tem e elas são raras.
2.
Se
perceber que a crítica não é justa, não tem valor, é pessoal, é um ataque moral
ou a sua pessoa, ou simplesmente percebe que a pessoa não gosta de algo em você
ou percebe que a lógica na crítica não faz o menor sentido, então em situações
assim você pode simplesmente ignorar ou dar uma lição de moral.
Em situações assim você precisa lidar de forma efetiva, caso
contrário o problema pode continuar e ficar pior.
Por exemplo, imagine que você trabalha bem mas tem duas
pessoas no trabalho que ficam falando mal de você sem necessidade. Como você
pode destruir essas críticas?
Muita gente gosta de se entregar ao que sente, e assim partir
pra briga. Porém, se conseguir usar seu racional perceberá que esse tipo de
crítica é muito fácil de ser vencida. Considero esse tipo de crítica ou
julgamento como de nível baixo ou seja, muito fácil de vencer.
Tudo que você tem que fazer é trata-los bem profissionalmente
e mostrar pra eles ou elas que você é uma pessoa de alto valor. Você não diz
que a pessoa irá gostar de você. Você prova todos os dias fazendo um bom
trabalho, demonstrando boa inteligência profissional e principalmente
conhecendo essas pessoas porque na maioria das vezes em que a crítica é de
baixo nível, é fácil de resolver.
Se você conseguir ser o mais racional possível com as
críticas conseguirá ter uma vida muito melhor com as pessoas por duas razões
bem simples:
¨
Toda vez que demonstra que sabe lidar
com julgamentos e críticas corretamente, você aumenta seu valor e se torna um
porto seguro e principalmente um exemplo.
Quanto melhor for seu desenvolvimento emocional menos as
críticas irão afetá-lo. Lide com a crítica racionalmente e você terá menos
problemas do que se entregar para o emocional como a maioria das pessoas fazem.
Lembre-se que os seres humanos no nível 1 e 2 de
desenvolvimento são péssimos em lidar com críticas e julgamentos. Lembre-se
também que eles são a maioria e eles lideram o nosso país. Lembre-se que temos
uma liderança fraca, mas conforme mais e mais pessoas se desenvolverem, mais
bons líderes teremos e um dia, seremos nós liderando nosso país.
Guarde essas palavras porque um dia irá acontecer. E aí você
verá o país ser muito melhor. Haverá ordem e progresso e todos terão uma vida
melhor. São os inteligentes que fazem mudanças verdadeiras e não os mais fracos
intelectualmente e emocionalmente.
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