sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia 129 Problemas e conflitos 4 - Críticas e Julgamentos

Posted by Gabriel Orcioli on março 22, 2019 in | No comments

A maioria das pessoas são péssimas em lidar com críticas e julgamentos. Quer fazer um teste com as pessoas? Faça um julgamento, crítica ou uma ofensa de nível leve. Caso prefira pode tentar o oposto ou seja, fazer julgamentos positivos usando elogios para ver como a pessoa reage.

O objetivo aqui é analisar como a pessoa reage a crítica. Se a pessoa reagir negativamente e de maneira muito rápido, essa pessoa tem muita dificuldade com o seu emocional e o racional ainda não foi bem desenvolvido.

Os mais mal desenvolvidos adoram dizer:

     ¨     Quem critica é porque tem inveja
     ¨     Quem critica é porque não faz melhor
     ¨     Em relação as críticas basta ignorar e não dar ouvidos
     ¨     Nenhuma opinião é melhor do que a outra
     ¨     Quem crítica é porque é uma pessoa ruim
     ¨     Somente aceito críticas construtivas
     ¨     Quando for critica simplesmente ignore

Entre outras coisas que dizem em relação as críticas.

Quais as respostas mais comuns quando ouvem críticas e julgamentos?

     ¨     Não querem saber se elas estão certas ou erradas. A partir do momento em que você criticou ou julgou, elas irão agir de forma emocional e não racional.
      ¨     Tendem a querer brigar
      ¨     Podem se fazer de vítimas
      ¨     Irão tentar demonstrar que você é uma pessoa ruim e prejudicial
      ¨     Irão te bloquear ou excluir
     ¨     Podem tentar causar problemas para sua vida como forma de se vingar por causa de sua crítica ou julgamento
    ¨     De forma geral, irão colocar pressão em você e irão tentar colocar outras pessoas contra você

Sendo assim, você precisa ter muito cuidado contra quem irá fazer a crítica. Sendo assim, ao identificar pessoas que lidam mal com as críticas, você terá que usar algumas estratégias de negociação para ser capaz de critica-las ou julgá-las sem causar a terceira guerra mundial:

    ¨     Usar críticas construtivas: é a ideia de elogiar, falar bem e depois fazer alguma cobrança ou dizer o que a pessoa fez de errado. A ideia é fazer a pessoa se sentir bem para estar mais aberto a ouvir sua crítica

     ¨     Escolher melhor o momento para criticar ou julgar. Se a pessoa está com raiva ou com intensificação emocional alta, qualquer crítica que fizer a pessoa é o mesmo que cutucar um leão com vara curta. O melhor é esperar um pouco, deixar a poeira abaixar e somente depois criticar ou seja, criticar quando a pessoa irá ouvir sem causar a terceira guerra mundial.

     ¨     Entregar prazer ou momentos de felicidade. Depois poderá questionar e criticar. O ser humano quando tem prazer ou se sente bem, abre a oportunidade para que seja criticado ou julgado.

    ¨     C&D ou seja, concordar para discordar, por exemplo, “Olha, gostei de sua opinião, realmente faz sentido, mas pense por outro lado. Então isso e aquilo outro”. Isso é Concordar com a pessoa para depois discordar.

    ¨     Use histórias ou situações parecidas para que a pessoa consiga assimilar mais facilmente que ela está lidando de forma equivocada com críticas e julgamentos.

Isso você precisa usar em duas situações:

     (A) Quando você sabe que as pessoas são fracas emocionalmente e podem facilmente entender errado quando fizer uma crítica direta ou julgamento direito (crítica direta ou julgamento direto ocorre quando você não cria um contexto ou seja, você chega joga a crítica ou julgamento e pronto)

    (B) Em situações onde perceber que a pessoa não está em seu estado emocional esperado ou bom, como por exemplo, uma pessoa estressada ou irritada ao ouvir uma crítica ou julgamento pode descontar toda a raiva e frustração dela em você

Entenda que julgar as pessoas por serem fracas emocionalmente é o mesmo que querer que um elegante seja um leão. É perda de tempo. Eu cometi esse erro muitas vezes. De forma geral seja mais cauteloso com pessoas que você ainda não conhece.

É muito importante que você entenda que, o meu estado emocional está evoluído que se você usar qualquer uma das estratégias acima como o C&D ou a crítica construtiva, você será visto como uma pessoa muita fraca. Isso porque pessoas inteligentes e bem desenvolvidas emocionalmente preferem que as pessoas não afastem o tempo dela atoa. Isso porque pessoas bem desenvolvidas não gostam de gastar o tempo delas com besteiras e futilidades. E o C&D, críticas construtivas para elas é perda de tempo, assim como é pra mim.

Ao encontrar pessoas como eu seja o mais direto possível.

Como lidar com críticas e julgamentos?

O segredo para se dar bem com críticas e julgamentos é entendendo e se aprofundando na crítica ou julgamento. Existem basicamente dois tipos de críticas e julgamentos:

     ¨     As que servem para te testar e ver se você é capaz de lidar com a crítica e julgamento sem perder valor

        ¨     As críticas e julgamentos que são corretas ou seja, você está fazendo algo errado

Quando alguém chega e diz: “você é muito fraco, não consegue fazer nada direito”.

Uma pessoa fraca emocionalmente:

      ¨     Iriam se sentir ofendidas, onde poderiam ofender ou jogar na mesma moeda ou poderia tentar se afastar.

       ¨     Poderiam dizer que não irão mudar de posição ou opinião e que o que elas fazem é bom, independente se gostam ou não

De forma simples pessoas fracas emocionalmente iriam se sentir ofendidas, iriam causar o caos, de forma geral, não espero que sejam capazes de lidar com a crítica que foi feita. Eles são muito reativos e o emocional toma conta deles rapidamente.

Como eu reagiria a essa crítica?

Primeiro analisaria se a crítica faz sentido. Se estou fazendo algo de errado, serei humilde pra tentar fazer melhor. Afinal de contas sou uma pessoa que quero melhor e se tem algo que estou fazendo errado, porque não corrigir?

Não faz sentido criar resistência quando estou errado. Eu conheço pessoas com 1 milhão de seguidores que são péssimas em lidar com críticas e julgamentos e que principalmente quando são corrigidas, tentam validar a mentira com argumentos fracos como:

      ¨     Não existe verdade absoluta
      ¨     Eu não acredito nisso
      ¨     Nós estregamos valor e ajudamos mais de 10 mil pessoas
    ¨     Todas as opiniões são iguais. A sua não é melhor que a minha e a minha não é melhor que sua.

     ¨     Você crítica porque tem inveja
     ¨     Você crítica porque não faz melhor
     ¨     Você crítica porque é ninguém
     ¨     Partir para a agressividade e violência
     ¨     Colocar pressão

Podem simplesmente ignorar, bloquear, deletar, entre outras coisas. No caso vemos uma forte resistência para corrigir falhas e erros.

Quando a situação envolve grandes empresas predadoras e muito dinheiro, elas fazem coisas piores para tentar calar as pessoas que são vítimas como:

      ¨     Extorsão
      ¨     Ameaças
      ¨     Pressão
      ¨     Corrupção
      ¨     Mentir
      ¨     Desviar atenção
      ¨     Eliminar o problema ou a pessoa

Entre várias outras coisas que grandes empresas fazem para proteger seu dinheiro ou seu valor.

Sendo assim:

    1.     Se você descobrir que a crítica é justa, engula seu orgulho, engula o que está sentindo e corrija sua falha por mais difícil que seja.

“Mas Gabriel a crítica da pessoa foi pesada e feita em um momento inapropriado”

Não importa! Se a crítica é justa, aceite. Depois diga que a pessoa exagerou e que não deveria ter agido como agiu mas que você entendeu o recado.

Lembre-se que, as críticas justas e corretas ou certas são as melhores que tem e elas são raras.

      2.     Se perceber que a crítica não é justa, não tem valor, é pessoal, é um ataque moral ou a sua pessoa, ou simplesmente percebe que a pessoa não gosta de algo em você ou percebe que a lógica na crítica não faz o menor sentido, então em situações assim você pode simplesmente ignorar ou dar uma lição de moral.

Em situações assim você precisa lidar de forma efetiva, caso contrário o problema pode continuar e ficar pior.

Por exemplo, imagine que você trabalha bem mas tem duas pessoas no trabalho que ficam falando mal de você sem necessidade. Como você pode destruir essas críticas?

Muita gente gosta de se entregar ao que sente, e assim partir pra briga. Porém, se conseguir usar seu racional perceberá que esse tipo de crítica é muito fácil de ser vencida. Considero esse tipo de crítica ou julgamento como de nível baixo ou seja, muito fácil de vencer.

Tudo que você tem que fazer é trata-los bem profissionalmente e mostrar pra eles ou elas que você é uma pessoa de alto valor. Você não diz que a pessoa irá gostar de você. Você prova todos os dias fazendo um bom trabalho, demonstrando boa inteligência profissional e principalmente conhecendo essas pessoas porque na maioria das vezes em que a crítica é de baixo nível, é fácil de resolver.

Se você conseguir ser o mais racional possível com as críticas conseguirá ter uma vida muito melhor com as pessoas por duas razões bem simples:

    ¨     Toda vez que demonstra que sabe lidar com julgamentos e críticas corretamente, você aumenta seu valor e se torna um porto seguro e principalmente um exemplo.
Quanto melhor for seu desenvolvimento emocional menos as críticas irão afetá-lo. Lide com a crítica racionalmente e você terá menos problemas do que se entregar para o emocional como a maioria das pessoas fazem.

Lembre-se que os seres humanos no nível 1 e 2 de desenvolvimento são péssimos em lidar com críticas e julgamentos. Lembre-se também que eles são a maioria e eles lideram o nosso país. Lembre-se que temos uma liderança fraca, mas conforme mais e mais pessoas se desenvolverem, mais bons líderes teremos e um dia, seremos nós liderando nosso país.

Guarde essas palavras porque um dia irá acontecer. E aí você verá o país ser muito melhor. Haverá ordem e progresso e todos terão uma vida melhor. São os inteligentes que fazem mudanças verdadeiras e não os mais fracos intelectualmente e emocionalmente.



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