terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Dia 56 Você tem que trabalhar com o que ama?

Posted by Gabriel Orcioli on fevereiro 12, 2019 in | No comments
Trabalhar das 8 às 17 tem algo errado?
Quantas vezes você deve ter ouvido que tem que trabalhar com o que gosta ou ama? Quantas vezes você não se sentiu tão bem no trabalho e decidiu pedir a conta?

Você deve ter entendido que a programação humana é muito importante e que a programação humana nos obrigada a dar muita importância ao que sentimos – principalmente tudo aquilo que envolve prazer. Sendo assim iremos dizer que um trabalho prazeroso é aquele gostamos de fazer. Quanto mais intenso for nosso sentimento de satisfação, mais conectados e “apaixonados” pelo trabalho estaremos.

Qual o problema em querer trabalhar com o que ama?

     1.     São poucas pessoas no mundo que trabalham com o que amam e ganham bem. A maioria das pessoas trabalham com o que amam e ganham mal e algumas não ganham nada. Essas pessoas não são valorizadas porque o sistema atual é baseado na meritocracia e não na paixão pelo que faz e muito menos pelo bem do ser humano. Tudo é baseado em quanto dinheiro você é capaz de ganhar. Quanto menos dinheiro ganhar, esse sistema classifica você como uma pessoa de pouco valor ou até mesmo “ruim”.

     2.     Não existe nada de errado trabalhar com o que ama.

Então qual é o problema?

Os jovens são os que mais enfrentam o problema. O problema é que trabalho não é feito pra você gostar ou não gostar. Trabalho é feito para aumentar suas chances de:

  Ø Sobreviver;
  Ø Reproduzir;

Em consequência um trabalho também pode:

  Ø Aumentar suas chances de ter o máximo de prazer
  Ø Aumentar suas chances de melhorar sua qualidade de vida

Quanto mais dinheiro conseguir ganhar, mais será capaz de satisfazer os 4 pilares da programação humana.

É importante entender que a realidade é muito diferente de nossas vontades. O que significa que terá que aprender a trabalhar em lugares que não gosta, com pessoas que não imagina acontecer e até com chefes ruins ou amadores.

Os mais fracos sempre dão a desculpa de que é difícil, que o chefe é ruim, que não gostam do trabalho e etc. e inclusive mais de 53% das pessoas que saem da empresa saem porque não se sentem bem ou porque não gostam. A maioria dessas pessoas por causa do sistema atual são extremamente fracas e você não pode ser uma delas.

Tente reverter a situação:

  Ø Se não trabalha com o que gosta, faça um plano, guarde um dinheiro ou faça um investimento, e depois saia do trabalho e quem sabe comece a trabalhar com o que gosta. Seu erro será sair de um trabalho sem ter um plano. Lembre-se, você não irá agir mais como um fracassado. Um fracassado sai do trabalho por besteira e em muitos casos por se sentir cansado ou simplesmente por não gostar.

  Ø Se o chefe é ruim ou amador, significa que você tem a oportunidade de aprender com ele, principalmente a lidar corretamente com o chefe. O que significa que na maioria das vezes o problema em si não é só o fato do chefe ser ruim, mas principalmente o fato de você também ser um funcionário ruim que não sabe lidar com chefes ruins. Você realmente acredita que todo trabalho é um mar de rosas ou um conto de fadas? Claro que não. E se você não fizer sua parte será um fracassado como muitos seres humanos são. Trabalho não existe para te agradar. Trabalho existe para te ajudar a conquistar o que você precisa.

  Ø É uma excelente oportunidade para entender suas limitações profissionais e o quanto é capaz de lidar com elas.

Vaja o trabalho como um teste. Você é capaz de passar nesse teste? A maioria das pessoas não conseguem e em muitos casos acham que os testes são injustos ou até mesmo ruins.  Como o sistema atual não as treinou corretamente e principalmente, não ofereceu um guia ideal é esperado que sejam incapazes de entender que não se trata do que gosta ou não. Trata-se de ter ou não oportunidade.

Em primeiro lugar não pense em um trabalho como se você tivesse que gostar ou não gostar. Pense no trabalho em primeiro lugar como algo para melhorar sua vida financeiramente e profissionalmente. Por isso escolha os trabalhos que pagam muito bem. Não importa se esse trabalho é ruim ou pede muito de você. O que importa é que ganhe o dinheiro para ser capaz de perseguir seus sonhos e trabalhar com o que ama. Essa tem que ser a sua mentalidade sobre trabalho.

Não importa se é ser contador em um banco ou se irá trabalhar no MacDonald’s. O que importa é que o dinheiro entre em sua conta e o ajude a:

     1.     Melhorar sua vida
     2.     Perseguir seus sonhos
     3.     Ajudar a criar sua família
     4.     Se divertir

Quando estiver bem de vida ou perceber que está na hora de dar um passo a mais, então dê o passo a mais. Entenda que você precisa ter planos muito bem elaborados como explicamos no plano A, B e C.

Veja o trabalho como uma oportunidade e se torne um excelente profissional. Eu sei que no começo é difícil se adaptar mas tenha paciência.

Além disso sua mentalidade profissional também será baseada em outras fatores como:

  Ø Sua capacidade de administração de problemas e conflitos

  Ø Suas habilidades e competências paralelas que permitem uma adaptação ao trabalho atual.

Lembre-se: não é sobre o que você sente. É sobre as oportunidades que você consegue agarrar e manter. A parte de “manter” é a mais difícil porém se você não tem a mentalidade adequada não conseguirá agarrar oportunidades e mesmo que agarre irá deixar escapar facilmente. Sem uma base sólida, sem respeitar todo o processo, não espere por resultados positivos.

Lembre-se: seja paciente e sempre tente analisar a situação como um teste ou como uma oportunidade.


0 Comments:

Postar um comentário