domingo, 3 de fevereiro de 2019

Dia 43 Plano B

Posted by Gabriel Orcioli on fevereiro 03, 2019 in , | No comments

Na meditação anterior falamos sobre o plano A. Na meditação de hoje iremos falar sobre o plano B.

O plano B é o plano que irá substituir o plano A ou ser usado quando o Plano A, falhar. Imagine que você colocou em seu plano A:

Ø Ter uma vida financeira saudável
Ø Ter várias empresas
Ø Ter uma empresa principal
Ø Ter várias casas para viver de aluguel
Ø Ser um excelente pai / mãe
Ø Ser um excelente esposo / esposa

Quando falamos sobre o Plano B, temos que imaginar que a vida pode não ser como queremos. Pode acontecer de não conseguirmos ter várias empresas, porém não ter várias empresas impedem de ser um bom pai / mãe?

Ser um bom pai / mãe transcende qualquer plano, exceto o plano C. Sendo assim, qual é seu plano B se suas empresas não darem certo, não ter várias casas de aluguel, e que não consiga ter uma empresa principal?

Se puder imagine a situação onde não consiga receber mais de 1000,00 R$ de aposentadoria. Imagine uma situação onde não tenha sua casa própria. Se você disse que queria ter uma boa vida, então disse que terá uma casa própria. Quem sabe até sítios, porém como sabemos tudo isso é consequência do plano A. O plano B é quando você não consegue ter tudo isso.

Imagine que você não consiga nada profissionalmente, qual é o seu plano B?

O plano B geralmente é uma coisa só, e geralmente é algo mais simples. Algo que pague por mês entre 999,00 e 3000,00 Reais. Pode envolver ou não, você pagando aluguel.

Como colocar o plano B pra funcionar enquanto o plano A está sendo colocado em prática?

O plano B irá ajudar quando as coisas não saírem como planejado. Ao invés de começar do zero, irá continuar sua vida com o plano B. Caso seu plano A dê certo, perceberá que poderá largar o plano B ou muda-lo.

Vamos supor que você decida ser lutador e quem sabe no futuro estar no topo do MMA. Vamos supor que seu plano B, seja ser professor. No caso poderia praticar MMA de dia e de noite fazer alguma faculdade de educação física, matemática, português e etc.

No caso não precisa concluir o curso com as melhores notas. Pode concluir na média. Mas por que concluir na média?

A resposta é muito simples! Por que é no plano A que tem que estar 80% de seu esforço – no mínimo. O que significa que seu foco não é o plano B. O plano B significa que se o plano A falhar, você não terá que começar do zero.

O que faz muitas pessoas tirarem a própria vida ou até mesmo terem muita dificuldade é o fato de começarem do zero. Quando não precisam começar do zero, e principalmente possuem algo garantido, a decepção pode ser forte porém terá conforto em saber que não precisará começar do zero.

É muito importante entender que somente deve colocar o plano B em prática quando não prejudicar ou atrapalhar o plano A. Se você perceber que o plano A será afetado negativamente como por exemplo, através do cansaço por fazer duas coisas, então é melhor parar com o plano B e se focar apenas no plano A.

Dependendo de qual seja seu plano A, cedo ou tarde perceberá que poderá mudar seu plano B. Isso acontece porque as circunstâncias mudam e novas oportunidades aparecem.

Seu plano B precisa ser flexível para mudanças. É importante que seu plano A também permita a flexibilidade para mudanças. Na maioria das vezes, não existirá apenas um caminho para conquistar seus objetivos. Algumas vezes será o caminho curto e em outras o caminho longo. Tem que ter paciência.

Qual é o seu plano B?

Depois de escolher seu plano B está na hora de criar a linha do tempo. É muito provável que tenha a linha do tempo do plano A, como pedimos na lição anterior, e agora está na hora de criar a linha do tempo do plano B, sem que prejudique a linha de tempo do plano A. Claro que o plano B pode interferir um pouco na linha do tempo do plano A, mas não muito.

Mas Gabriel, eu tenho filhos, minha vida profissional e financeira é muito boa, eu preciso ter um plano A e um plano B?

Se chegou nesse nível, significa que seu plano A é óbvio e é justamente o que você tem. Nesse caso é necessário trabalhar para manter o que conquistou e isso é muito difícil.

Lembre-se que manter o que conquistou será, ao menos na maioria dos casos, muito mais difícil do que foi para conquistar. Não pense que irá conquistar e nunca mais precisar se preocupar. Nada disso. Se você não possuir uma mentalidade focada em manter o que conquistou poderá perder tudo. Terá que ter um foco em várias coisas como por exemplo:

  Ø Educação dos filhos
  Ø Como se adaptar as diferentes fases de desenvolvimento dos filhos?
  Ø Como melhorar o seu relacionamento com sua esposa(o)?
  Ø Como se adaptar a fase da vida da qual se encontra?

Entre várias outras coisas relevantes ao seu plano A. Assim como é importante ter um plano B, caso alguma coisa dê errado. O plano B é uma garantia.

O plano B também pode ser pensado como algo que você gostaria de fazer quando se aposentasse.

Como você poderia ter uma velhice valiosa?

Um dos exemplos é fazendo algo que te faça se sentir bem como por exemplo, dar aulas (aulas de inglês, francês, italiano), instrumento (aulas de piano, guitarra e etc), ou qualquer outra coisa que não force demais.

Vou falar sobre velhice no plano C.

O plano B não é algo difícil, na verdade é algo bem simples porém muito poderoso. Por que se você parar para pensar é muito melhor ter algo garantido do que ser obrigado a começar do zero.


0 Comments:

Postar um comentário